Como cuidar de gatos recem nascidos sem a mãe presente!

Não é fácil, vai implicar muita dedicação e disponibilidade, mas quem já o fez, sabe o quanto é gratificante e enriquecedor quando se consegue que alguns destes pequeninos animais se desenvolvem e transformem em lindos e saudáveis bichanos, prova viva de que é possível contrariar a crueldade e perversidade de alguns humanos (é verdade que por vezes acontece algum acidente com a gata mãe, mas infelizmente a experiência mostra-nos que a maior parte dos casos tem origem no abandono de ninhadas indesejáveis).



Se encontrou gatinhos órfãos com poucos dias de vida, a primeira coisa que deve fazer é tentar mantê-los quentes enquanto tenta contactar com um veterinário. Enrole os gatinhos em cobertores e coloque-os dentro de uma caixa ou cesto, onde possam estar bem acondicionados. Tenho cuidado para que eles não sufoquem: é necessário que a caixa não fique fechada e que o ar circule.Se o tempo estiver frio, pode ter que colocar uma botija de água quente por baixo dos cobertores, mas de forma a que o calor não queime os gatinhos.



Tudo o que possa ler não subsistitui a deslocação ao veterinário, que observando os gatinhos lhe dirá exactamente como proceder.A ida ao veterinário é urgente e não pode deixar para o dia seguinte: um gatinho pode morrer em menos de 24 horas.Naturalmente que o ideal é tentar encontrar uma gata mãe que tenha tido filhotes e que aceite o(s) gatinho que encontrou.



Nestes casos, se aninhada for muito grande, o mais certo é que seja necessário compensar com alguns biberões, porque o leite da mãe pode não ser suficiente, sobretudo para os mais frágeis da ninhada.Mas encontrar uma gata mãe adoptiva não é a situação mais frequente, por isso, prepare-se para ser mãe substituta durante os 2 primeiros meses de vida dos bichanos (caso fique com algum, esse será o papel de uma vida).

É impossível salvar um bebé que não lhe der a alimentação adequada com a periodicidade também adequada, normalmente de 3 em 3 horas. Não pode pensar que basta dar-lhe qualquer comida que encontra no supermercado,tem que se dirigir a um veterinário para aconselhamento e para aquisição da alimentação correcta.Ao contrário do que muita gente pensa, o leite que os humanos ingerem é prejudicial à saúde do gatinho e pode matá-lo.Tem que dar-lhe leite próprio, que na fase inicial da vida do gatinho, não pode ser o leite que existe nos supermercados, mas sim um verdadeiro substituto do leite da mãe, que existe à venda em casas especializadas de produtos para animais ou veterinários.

Assim, será necessário dar biberão aos pequenos gatinhos mais ou menos de 3 em 3 horas, nas quantidades que lhe serão indicadas pelo veterinário e que constam das instruções que acompanham as embalagens de leite.Caso o veterinário aconselhe, também pode dar alguns complementos alimentícios para um crescimento saudável, por exemplo vitaminas e cálcio.

A partir da quarta semana, os gatinhos começam a ganhar os primeiros dentes é nesta altura que é possível começar a introduzir ração para iniciar o processo de transição entre o leite e outro tipo de alimentação.A fase de mudança do tipo de alimentação deve ser feita gradualmente, com muito cuidado e atenção. Nunca pode ser feita de forma brusca, porque o organismo do gatinho pode não aceitar bem e provocar por exemplo diarreias, que podem ser mortais nesta fase da vida.



Os gatinhos possuem estômagos pequenos, portanto é essencial que sejam pouco alimentados mas com muita frequência. À medida que eles crescem, as refeições aumentam em quantidade e podem tornar-se menos frequentes.Com 6/8 semanas o gatinho come com autonomia. Se for saudável, não tem que ter nenhuma preocupação especial, deve proporcionar-lhe comida de gato adequada, ter sempre disponível água fresca e estar disponível para lhe dar atenção nas brincadeiras e na troca de mimos.Nesta altura pode sentir-se descansado: a fase critica foi ultrapassada e conseguiu salvar um gatinho da morte.



A alimentação é determinante, mas não é o único factor a ter em conta neste processo. Outros cuidados e atenções se impõem:
• Minimize o stress do(s) gatinho(s): naturalmente que eles sofrem com a separação da mãe (e se tiver ficado apenas um gatinho, ele vai sentir-se muito só); tente colocar o gatinho num sitio tranquilo, e evite mudanças;
• Prepare uma caminha confortável, num lugar que tenha temperaturas amenas.• Se os gatinhos tiverem cerca de 2 semanas, pode colocar logo um tabuleiro baixinho, com areia própria, para que ele possa tentar fazer as suas necessidades; pode acontecer que nos primeiros dias ainda exista alguma dificuldade em acertar no sítio certo, mas verá que sem esforço nenhum o gatinho começa a utilizar a areia.
• Deve ter o cuidado de observar se o gatinho está a fazer as necessidades fisiológicas com regularidade e normalidade, caso verifique alguma anomalia deve ir de imediato ao veterinário.
• Relativamente às necessidades fisiológicas do jovem gatinho, há algo da maior importância e que em regra não é do conhecimento das pessoas, mesmo de muitas que possuem gatos: os gatinhos pequenos só fazem as necessidades quando são estimulados pelas lambidelas da mãe. Por isso vai ter que substituir a gata mãe nessa função: com um pequeno algodão embebido em água morna, massaje a barriguinha do gatinho (o veterinário poderá explicar-lhe correctamente como o fazer). Desta forma, até aproveita para limpar alguns resíduos de leite (e mesmo fezes e urina) que se tenham agarrado ao pelo do seu protegido. Os gatinhos gostam destas massagens e geralmente ronronam. Este é também um momento em que deve falar carinhosamente com o pequenino, que se vai socializando e aprendendo a amar os humanos.
• Não se esqueça de limpar com regularidade os cobertores e panos em que os gatinhos estão, porque eles vão sujá-los enquanto não souberem utilizar o caixote (em regra, o caixote funciona às 3 semanas de vida).
• Não junte os gatinhos a outros gatos que tenha em sua casa: em primeiro lugar porque não sabe se o novo habitante é ou não portador de alguma doença e em segundo lugar, tem que perceber que os gatos residentes irão reagir mal ao novo habitante, pois este está a evadir o espaço já devidamente conquistado e delimitado. Portanto terá que os manter separados pelos menos durante 3 a 4 semanas. Depois deste período fará a integração dos gatos de forma gradual, deixando que se aproximem, que se cheirem e que dividam o espaço entre eles.
• Não se esqueça que os gatinhos adoram brincar e quando começarem a abrir os olhinhos e deixarem de dormir 23 horas por dia, vão ocupar o tempo que estiverem acordados brincando com tudo o que tiverem à frente. Ver um gatinho brincar é algo delicioso. Não se esqueça de lhe proporcionar 2 ou 3 brinquedos.
• Se o gatinho que levou para casa já for um pouco maiorzinho, pode acontecer que ele se esconda no início, pois está assustado e procura desesperadamente segurança. Mas normalmente passados 2 ou 3 dias a aproximação acontece e verá que tudo se resolve com muitas festinhas e uns ronrons. Parece claro que a sobrevivência de um gatinho recém-nascido não é fácil, exige muita dedicação e carinho e um bom aconselhamento médico. Se o seu 6º sentido lhe disser que alguma coisa não está normal com o gatinho, não hesite em contactar o veterinário: poderá estar a salvar-lhe a vida.Amor e atenção permanentes são a chave para a sobrevivência de gatinhos órfãos.Mas quando os gatinhos forem adoptados por novas famílias, vai ficar para sempre com a recordação dos dias/semanas em que assistiu ao esforço que aquele ser tão frágil desenvolveu para contrariar a lei da natureza, dos seus primeiros passos cambaleantes, das gracinhas e brincadeiras e acredite que todo o seu esforço valeu a pena.


Autor: Ana Paula Fernandes e Adélia Costa

Comentários

  1. ola boa tarde estou exausta minha gata teve tres filhotes e embora tenha todo carinho e atenção ela teve depressão pos parto e abandonou os filhotes o que me fez ter que cuidar deles estou dando um leite especial que se chama pet milk so qe eles miam demais e ja não sei o que fazer por favor me ajudem o veterinario disse que é assim mesmo mas estou exausta me ajudem não vou doa-los so quero que fiquem bem.

    ResponderExcluir
  2. Ollá Bom Dia minha gata teve 5 filhotinhos 2 morreram e agora tem três um deles estão morrendo elle anda torto faz 19 dias que nasceram e elle é o unico que está magrinho os outros sao gordinho alguem pode me passar uma receita para me ajudar?? porfavor quem puder ! E muito obrigado

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho 1 gata chamada Melod ela é da raça Perssa ela teve 5 filhotinhos e 2 morreram e agora ella tem 3 2 de raça e um viralata , o viralata esta quase "morrendo" alguem me ajuda??
    Quem puder me passa 1 receita por favor?? e muito obrigado *-*

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho 1 gata chamada Melod ela é da raça Perssa ela teve 5 filhotinhos e 2 morreram e agora ella tem 3 2 de raça e um viralata , o viralata esta quase "morrendo" alguem me ajuda??
    Quem puder me passa 1 receita por favor?? e muito obrigado *-*

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Fiquei sabendo de 2 gatinhos abandonados dentro de uma sacola plástica,num dia de sol escaldante.N consegui ignorar,e fui buscá-los. Estou como casa de passagem, pois já tenho 3 adultos,e n tenho condições de sustentar mais. Um deles,já foi doado,e fiquei com um q grita bastante,pede mto colo,me olha fixamente e põe as patinhas no meu rosto.Ele está completando 1 mês agora em janeiro segundo uma veterinária, n quis mais o leite(comprei na PET,indicado pela veterinária),mas ainda pede a mamadeirinha,tem problema eu suprir essa necessidade colocando água dentro?Estou com o coração apertado de doar ele,pq sei q é difícil ter se separado da mãe,do mano e agora vai p/outra casa.Como posso facilitar essa adaptação dele com a nova mamãe?(ela n tem outros gatos).Procurando dicas encontrei teu blog,e fiquei contente pelas dicas e mto triste por tdas histórias d abandono...Fico imensamente revoltada com essa raça q n tem nada de humana!!!Obrigada por qq ajuda!Elaine

    ResponderExcluir
  6. Olá também adotei um gatinho bandonado ele tem aproximadamente1 ou 2 meses desnutrido, com muita diarréia o anus está dilatado de tanto evacuar, não tenho condições de levar em veterinárioe nem comprar leites especiais, tenho dado uma mistura de guizado e arroz, compramos uma ração pra filhotes tenho dado umidecida, a diarréia pssou mas o anus continua dilatado e ele tem muitos gases o que faço

    ResponderExcluir
  7. Oii, li seu post e gostei muito.. Estou com novos amiguinhos em casa, eles perdeu a mãe ( achamos q alguem sem coração a matou ) tinham 5, mais dois infelizmente não aguentaram.. Estamos dando leite em uma mamadeirinha mais eles engasgão muito, isso causa algum risco ? Queria saber tbm quando geralmente eles conseguem tomar o leite sozinhos ? Obrigada desde jáah !
    Beijos, Bárbara

    ResponderExcluir
  8. o meu irmao toco no filhote da gata
    potque ele teve q tirar do meiodos cachorro o filhote nao foi mordido mais
    a mae(gata) nao que amamentar mais
    eu q acha q esta com o cheiro do meu irmao no filhote
    mais e possivel fazer a gata amamentar de volta
    sla
    tirand o cheiro da pessoa e voltando com o cheiro da mae dele
    poruqe a gata ta evitando ele

    ResponderExcluir
  9. Oii meu nome É christian. Achei 1gato ciames e dou um leite(daqueles em po) enxarcado no pão. Ele suga o leite todo como se estivesse mamando mas ainda esta meio tristinho. Pode ser por causa de eu nao estar massageando a barriguinha dele e o leite que é industrializado?

    ResponderExcluir
  10. Eu encontrei um gato recem nascido com 1 dia de vida mais infelizmente eu tive que dar leite de vaca pois ele estava com muita fome por sua mãe ter o abandonado ele nao para de miar quando alguém chega perto , eu enrolei ele com um pano e coloquei em uma caixa pequena mais ele não para de miar eu estou com medo que ele morra pois só teve 1 dia de vida oque eu faço ?

    ResponderExcluir
  11. Eu encontrei um gato com 1 dia de vida infelizmente eu tive que dar leite de vaca para ele pois estava com muita fome após sua mãe o abandonar eu o enrolei em um pano macio e coloquei em uma pequena caixa mais ele nao para de miar eu e minhas primas estamos querendo cria-lo mais estamos com medo de o enche-lo dmais o leite da vaca e muito forte eu sei mais oque eu faço para ele parar de sentir fome que leite eu devo dar a ele pois sua mãe o abandonou ?

    ResponderExcluir
  12. Me chamo Mariana, domingo achei um gatinho de no máximo uma semana de vida, comprei um leite de recém nascido chamado "Total Max alimentos premium" estou dando na chuquinha, ela pegou bem, mais engasga bastante, e percebi que o coco esta meio pastoso quase uma diarreia, isso é normal?? ela mama em 2 em 2 horas em media 10ml por vez, esta bom?? me ajuda não sei mais o que fazerr...

    ResponderExcluir
  13. Minha gatinha morreu hoje e ela deixou 4 filhotinhos recem nacidos e eles so tem 8 dias nao sei o que fazer,eles nao querem tomar o leite,nao sabia que o leite de vaca poderia ser prejudicial a saude deles,entao dei o leite morno ,na seringa mas nao deu certo , e nao sei se eles vao sobreviver,to muito preocupada,e queria saber oque dou para eles comerem ,fiz tudo como estava coloquei eles num local quente e passei o algodao morno na bariguinha .

    O que eu fasso Me ajude.
    Yohanna karol 14/02/13

    ResponderExcluir
  14. Minha gata morreu hoje e deixou 4 gatinho recem nacidos com 8 dias hoje ,no sei o que fazer ,nao estou conseguindo cuidar deles.Ma sem querer ,nao sabia que poderia ser prejudicil a saude deles entao dei leite de vaca para eles mas o leite estava morno, na seringa mas eles no tomaram e deficil ja temtei de tudo nao quero que eles tenham o mesmo destino da mae por favor me ajude .oque posso fzer pr que eles vivam.

    ResponderExcluir
  15. Olá meu nome é Rayssa,
    eu tinha dois gatos sendo que um deles eu tenho até hoje e o outro fugiu, achei ele e tudo mas não consegui recuperá-lo.Fiquei sabendo que ele teve filhotes e a mãe dos filhotes abandonou e pegamos dois desses filhotes, só que são bem pequeninos, não sei como alimentar, nem limpar, como eu falo pra mante-los sempre limpinho, alimentados e aquecidos ?

    ResponderExcluir
  16. Rayssa, dê uma lida no post!! é só segui direitinho as orientações que dará tudo certo! Não tenha medo de errar...eles vão entender que você quer o melhor e vão cooperar!!!Boa sorte e parabéns pela atitude.

    ResponderExcluir
  17. Oii , sou a yasmin , minha amiga encontrou uma gatinha numa enchente com mais ou menos 1 mês e 2 semanas , ela esta adotando , eu quero adota-la mas não sei como cuidar , me ajuda?

    ResponderExcluir
  18. Ola , meu nome é Carlos Matheus tenho 3 filhotes de gatos que nasceram dia 5 de fevereiro de 2013 , e a mãe deles sumiu por algum motivo desconhecido , estou dando leite para eles na seringa , o que acha ? eles tem chance de sobreviver? agradeço desde jaá ....

    ResponderExcluir
  19. EU to com um filhote que a mãe abandonou mais é só um esse negoço de amamentar com leite de humano(ou é de outra gata),pode comprar em clinicas veterinarias ?qual é o preço mais ou menos ameii o blog =]

    ResponderExcluir
  20. ola o meu nome e cristina rolis, encontrei uma ninhada de 5 bebes recem nascidos dentro de um saco de plastico dentro de um vidrao ,foi horrivel,tive que atirar o contentor do vidrao no chao para poder salvar os bebes,levei eles no veterinario,ainda tinham os cordoes umbilicais .
    2 deles estavam a morrer pedi para o veterinario dar uma injeçao de vitamina e acuçar e consegui que eles sobrevivessem,no fim acabei por pedir que dessem essa injeçao a todos eles porque estavam muito fracos e hipotermicos,fiquei horrorizada com tal situaçao,mas agora estou preocupada porque nao consigo que eles façam coco,ja dei umas gotas no leite para os bebes nao terem colicas ,mas continuam sem fazer ,o que posso mais fazer para os pequeninos que eu adotei possam fazer coco?,tem sido uma luta para os manter vivos,e nao quero que sofram mais do que ja sofreram,ajudem me a ver o que posso fazer.

    ResponderExcluir
  21. pelo amor de deus me ajuda! encontrei um gatinho aqui perto de casa e nao tenho condiçoes de levar a um veterinário até entao estava dando leite de vaca pra ele ele estava reagindo bem mais hoje quando acordei vi ele molinho nem andando direto ele ta nao sei o que fazer :(

    ResponderExcluir
  22. pelo amor de deus me ajuda! encontrei um gatinho aqui perto de casa e nao tenho condiçoes de levar a um veterinário até entao estava dando leite de vaca pra ele ele estava reagindo bem mais hoje quando acordei vi ele molinho nem andando direto ele ta nao sei o que fazer :(

    ResponderExcluir
  23. Olá Maryanna,
    Não fique nervosa...as vezes acontece deles ficarem fraquinhos mesmo! Mas o leite de vaca causa muita dor de barriga dependendo da idade deles. pelo menos dissolva em água ou faça a misturinha que tem aqui nesse post! Só passe calma pra ele e faça massagem. QQuer coisa me peça por email que tento te ajudar!

    ResponderExcluir
  24. ola eu ainda sou criança e achei um gatinha na rua
    ela esta mt b esta aqui comigo ela e filhote queria saber se tem como indentificar a idade dela vc sabe como ?

    ResponderExcluir
  25. olá. Vivo em Angola e hoje é domingo e o veterinário está fechado, th neste momento 5 gatinhos q nasceram de madrugada, suponho, e o meu vizinho despejou água quente para os afugentar, diz ele, então a mãe fugiu, deixei-os numa caixa c um pano no quintal pra q a mãe os visse facilmente mas ele n voltou e qdo tentou o meu cão afugentou-a. Diz q n lhes posso dar leite de vaca, mas neste momento é só o q th e queria saber se qdo diz leite integral(leite gordo) não é o de vaca? Em casa th o meio gordo, n sei cm vcs chamamm mas th de os alimentar n quero q morram e meus filhos estão todos preocupados c eles(têm 5 e 3 anos). Por favor é urgente.

    ResponderExcluir
  26. Olá...vc de Angola. O leite gordo é o de vaca sim. Mas caso não tenha outro tipo de leite pode diluir em um pouco de água ou fazer a receita de leite caseiro para gatos que tem qui nesse post mesmo!é simples e eficiente! A mãe provavelmente não voltará. Mas siga as instruções do post e eles ficarão bem!
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  27. Uma gata gravida começou a andar pela minha casa,entao comecei a dar comida.Ela teve 7 filhotes, porem ela começou a comer cada um que nascia,consegui salvar 3,porem dois morreram,e não quero que o último morra.Socooooooro.Descobri a dona da gata,ela disse que ela comeu a ninhada anterior tambem,é normal???????

    ResponderExcluir
  28. As vezes é normal sim Gaby! Mas vc vai ter que ficar de olho e se ela continuar tentando comer vai ter que afastar ela dos filhotes e cuidar deles sozinha!!! Se precisar de mais alguma coisa pode me escrever!

    ResponderExcluir
  29. boa noite! minha gata rejeitou os filhotes eles tem 3 dias e estou alimentando os com pet milk, mas um deles faz 12h que não defeca mesmo com as massagem com aldodao umido em agua morna, oque posso fazer para salva lo? obrigada

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde hj qndo estava voltando do medico encontrei um filhotinho de gato na rua,trouxe pra minha casa sendo q a gatinha ainda nao abriu os olhos,estou dando leite em pó diluido na agua na mamadeira pra ela,so q ela ta dormindo só um pouco e fica gritando(miando mto alto)acho q esta sentindo falta da mãe,aki em ksa tem 2 gatos sendo q os dois vieram da rua e são machos,gostaria de saber como faço pra cuidar da gatinha(o),lembrando q não posso deixar dntro d casa pois tenho filhas 3 anos e uma de 1 ano e 7 meses q vão ficar qrendo pegar ela no colo,mas vou deixar ela em outra parte da casa,mas qro q ela fique bem e cresça bem forte,to mto feliz por te trago ela pra casa...me ajude por favor meu email:cintia_nikit@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  31. Sera q da pra saber qnto tempo + ou- tem meu(a) gatinho (a) te mandando a fto? bjs

    ResponderExcluir
  32. Oi Cintia, deixa ela em algum lugar aquecido. quanto ao leite, se vc não puder comprar o leite especial o de cabra ainda é melhor do que o de vaca! Pq os gatinhos estranham e pode dar diarréia.
    Fora isso, nesse post tem umas dicas boas, até de leite caseiro!! Mas cuidando com amor ela vai sobreviver! Parabéns pela nova gatinha! O restante te respondo por email!
    Bjs

    ResponderExcluir
  33. MINHA GATINHA ANDAE BEBE ELA NAO CONSEGUE FAZER COCO ELA ES QUE EU FAÇO PRA ELA FAZER COCO ME AJUDE

    ResponderExcluir
  34. como que eu fasso pra minha gatinha fezer coco

    ResponderExcluir
  35. Ola, me chamo yanka e tenho 15 anos, minha amiga encontrou 4 filhotes de gatinhos no trabalho dela, eu fiquei com 2 deles, eles tem por volta de 1 mês, a veterinária mandou dar pra eles leite ainda, disse para bater no liquidificador 1 litro de leite, com 1 gema de ovo e 1 colher de sopa de mel, assim rende mais, posso guardar, e quando eu for usar é só esquentar um pouquinho. Já posso começar a dar ração para eles? eles ja estão com dentinhos. Ainda preciso estimular eles a fazer xixi e coco ou eles já fazem sozinhos?

    ResponderExcluir
  36. boa tarde !! gostaria de saber se é normal sair uma coisinha verde dos olhinhos do gatinho? ..minha preocupação é que ele já tem dentinhos bem pequeninos, não sei a idade dele pois acabei de acha-lo,

    ResponderExcluir
  37. Gente tenho um filhote que peguei na rua ele e recem nasido e n tenho o alimento dele
    oke eu faço

    ResponderExcluir
  38. ola,boa noite antes de tudo ,adorei esse site tirou todas as minhas duvidas mais ainda ficou uma e eu preciso saber.minha mae estava indo caminhar e la achou dois gatinhos que eu acho que nao tem nem 3 semanas de vida e ai eu queria saber como faço pra saber se eles estao com alguma dor???? e tambem queria saber se dar leite de humano faz algum mal ?????????????????

    ResponderExcluir
  39. Olá, há duas semanas adotamos uma gata, albina. Além de ter sido afastada da mãe muito cedo nitidamente ela esteve abrigada em um local sem condições. Ela ainda é um filhotinho e o veterinário identificou um fungo nas costas, a questão é que para as pulgas estamos usando spray, pois ela não pode usar coleira antipulgas e ainda não conseguimos nada que minimize a ferida causada por fungos que ela está nas costas. Tem alguma sugestão de algo que possa ajudar a gatinha?

    ResponderExcluir
  40. tem. 4 gatinhos aqui na minha casa, ainda não tem presas, não ficam em pé, a mãe está presente mas quase não está presente, quando ela não estiver oque eu faço??
    Julie

    ResponderExcluir
  41. Bom dia , Minha gata teve filhotes prematuros e não quer mais amamentar eles , eles estão magrinhos , desnutridos, sem pelo , gelados ..
    Foram 6 : 1 morreu , 2 ela escondeu ontem a noite , passei a madrugada toda procurando e nada ..
    o tempo está muito chuvoso e frio , eu coloquei eles em uma caixa com cobertores , e coloquei um abajur de garrafa pet , perto pra aquecer eles, dei leite normal , mais ele não quis beber , ME DIZ O QUE EU FAÇO , PFV ? OBG

    ResponderExcluir
  42. minha gatinha teve 6 filhotes mais só um nasceu vivo é eele está muito fraco :/ ele acabou de nascer e ainda não vi ele mamando '-' quanto tempo depois de nascer ele tem que mamar?

    ResponderExcluir
  43. Ola , meu nome e Gabriel tenho 12 anos e tenho uma ninhada de 6 gatinhos recem nascidos , tem 1 semana que eles nasceu e quero saber :
    1. Qual e o melhor leite que eu posso da para eles comercial ?
    2. Como eu dou banho a eles sem eles adoecer ?

    ResponderExcluir
  44. Ola , meu nome e Gabriel , tenho 6 gatinhos recem nascidos eu quero saber :
    1.Qual e o melhor leite comercial que eu posso da a eles ?
    2.Como eu dou banho a eles sem adoecer eles ?
    3.Se eu posso prender eles em uma gaiola de ramister ?

    ResponderExcluir
  45. Gabriel...
    A mãe está com eles ou a ninhada está só com vc? caso a mãe deles esteja presente pode deixar que ela cuidará muito bem dos pequeninos...pode dar amor e carinho mas o resto ela faz. Caso eles não tenham uma mãe é aconselhável dar um leite próprio pra eles sim, mas banho não! Eles são muito novinhos ainda! Se tiver mais alguma dúvida pode me enviar um e-mail que te responderei mais rápido!

    ResponderExcluir
  46. Bom dia !! Meu nome é Jamille
    Acontece que acabei de encontrar dois gatinhos muito pequenos aqui na porta de minha casa,coloquei em uma cestinha de palha com panos para aquece-los mas as vezes eles ficam muito tempo miando,percebi que a barriguinha deles esta cheia e meio durinha então minha mãe disse que eles estavam sem fome,porem eu não sei como alimenta-los ,devo comprar uma mamadeira? Em uma seringa?Estou preocupada pois tenho medo de eles não resistir e morrer de fome! Pois se alguém ver esse comentário minha mãe não quer ficar com eles já implorei a minha mãe só que ela não deixa!Vou tentar implorar para ela deixar , quais são os cuidados que devo tomar ?

    ResponderExcluir
  47. Olá,minha gata teve 3 filhotes hj e morreu.
    Eles ainda não abrem o olho e já chamei o vet. e ele falo que tenque dar leite na seringa.
    Mas não vai machucar o boca deles?

    ResponderExcluir
  48. Oi meu gatinho tem 3 semanas , levei ao veterinário ela deu leite p ele de gatinhos eu faço 1 colher de medida com 2 medidas de agua filtrada ou fervida da mamadeira de gatinho mesmo ..ele mama de 3 em 3 horas e sinto q a barriguinha está dilatada estou passando algodão com agua morna na bundinha é normal coco ser pouquinho assim ? xixi ele faz pq sinto suas mantinhas molhadas mas coco só ujm risquinho amarelo ...gostaria de ajuda ele não tem mãe eu que cuido dele é esfomiado e se deixar por ele mama toda hora kkkk oque eu faço? meu nome é ROSANGELA..Obrigada :)

    ResponderExcluir
  49. Oi minha gata comeu os dois gatinho, e so sobrou um quais sao os cuidados recomendados para esse gatinhi

    ResponderExcluir
  50. Estou com problemas. uma gata apareceu no meu condomíniomuito magra e eu fui alimentando. Logo em seguida apareceu uma outra só que essa segunda é muito selvage, mas come a comida que eu deixo. Ambas engravidaram,só que a selvage abandonou os gatinhos e a primeira que eu comecei a cuidar os adotou. Só que são 14 gatinhos e eu estou fazendo a alimentação caseira para complementar. Qdo eles estiverem com um mês eu estarei viajando e não tenho quem cuide pela parte da manhã, só a tarde e a noite. A minha pergunta é a seguinte, Existe problema se não complementar a alimentação deles na parte da manhã, lembrando que eles estarão com 1 mês qdo eu for viajar (ficarei uma semana fora) Estou muito preocupada e peço sua ajuda urgente. Obrigada por seu blog, foi aqui que aprendi fazer o complement de alimento. Ela não estava dando conta de alimentar 14 filhotes. Me responda por favor! desde já grata! Nádia

    ResponderExcluir
  51. minha gata teve 6 filhote e fugiu e deixou eles como eu cuido deles por favor me ajude . bjs

    ResponderExcluir
  52. Eu dei duas leves palmadas na bundinha dele, confesso que fiquei de coração partido, mas não tinha outra solução, já tinha água, comida, a caixinha de areia limpa e longe das tigelinhas de alimento e ele não parava de miar por atenção e para querer sair do quarto. Eu tenho outro gato adulto e ele está incomodado com a presença do gatinho. Quero que ele aprenda a viver no seu espaço até o macho adulto se acostumar com a presença dele, está sendo difícil eu e meu marido não sabemos mais o que fazer para o adulto aceita-lo, ele não entra mais em casa e não consegue comer sem que fique agitado. Tenho medo que ele vá embora por se sentir ameaçado.

    ResponderExcluir
  53. Gnt to cm dois gatinhos tem no maximo dois dias d vida...dei leite dcaixinha...estao bem..estao normal...mais to cm medo...d faser mal

    ResponderExcluir
  54. oi eu tenho 9 anos e um eu encontrei 4 gatinhos recém nascidos e eu fui no veterinário e ele mim recomentou um leite so que e responsabilidade minha os meus gatos tomam o leite que o veterinário recomentou e um deles não quer mais comer e ele esta todo molengo e eu cuidei direitinho deles so que eu não sei o que aconteceu.

    ResponderExcluir
  55. uma gata comeu um gatinho mas por que

    ResponderExcluir
  56. Achei 3 Gatinhos em uma Csa De praia e estou tentando ficar com 1

    ResponderExcluir
  57. O leite d peito humano pod ser dado ao gatinho recem nascido?

    ResponderExcluir
  58. Olá, peguei dois gatinhos de aproximadamente um mês e a mãe não quer mais amamentá-los, eu gostaria de saber qual o melhor jeito de cuidar deles pra que não sintam tanta falta da mãe.
    Eu coloquei eles dentro do banheiro com um pouco de ração umida e um pouco de água, tudo isso num pano limpo só deles, isso está correto?

    ResponderExcluir
  59. Oi Michele, meu nome é Nardson, eu criava uma gatinha que peguei na rua, só que ela ja era acostumada a comer comida normal, e eu não consegui fazer com que ela se adaptasse a ração, e isso só deu em um caso, ela teve a primeira cria de 3 filhotes, ocorreu tudo bem, consegui lares ótimos para eles e então ela teve a segunda cria de 5 filhotes, só que por ela comer comida normal ela andava futucando lixo e ai deram chumbinho a ela, ela morreu na minha frente tentei de tudo, clara de ovo, carvão dissolvido, tudo que mandavam eu fazer mas não adiantou e ela morreu, fiquei com os 5 filhotes que hoje completa 2 semanas de vida, eu preparei a receita que você indicou, e estou dando a eles de 3 em 3 horas, estimulando eles a fazer xixi e fazendo massagem, só que não estou vendo eles fazerem coco, oque isso pode ser ? onde eu moro não tem vet. me ajuda por favor

    ResponderExcluir
  60. olá, a mais ou menos 2 meses 2 gatas minha derão cria cada uma deu 3 gatinhos cada. Mais os olhos deles começou a grudar e sair puis e eles ficaram super fracos com isso morreram 5 gatinhos, ficou somente um. sabe ele estava até mais bomzinho mais para amanhece hoje ele ja acordou com os olhos com pus e super amoado.
    POR FAVOOOR !!!!
    o que é isso??
    Mee ajudem o mais rapido possivel, pois é a vida dele que está em risco !!
    Aguardo sua resposta o mais rápido...)
    Maria Eduarda

    ResponderExcluir
  61. Olá Maria Eduarda, vc precisa levar ele até um veterinário, pra que ele possa ser examinado e receba as medicações necessárias, podem ser muitas coisas!! Mas como ele é muito bebê a minha recomendação é não deixar de levá-lo a uma consulta. Veja se na sua região existe algum grupo de proteção aos animais que possa te ajudar caso não tenha condições financeiras, mas não deixe a vidinha dele em risco!!!

    Até lá vá removendo o pus dos olhinhos dele com uma e gaze de algodão embebida de solução oftálmica estéril para passar no olho e mantê-lo limpo. Procure não esfregar o local pois você pode acabar empurrando pus de volta para dentro do olho. Provavelmente seu gatinho vai precisar de antibióticos que só o veterinário poderá receitar!!! Não dê nada por conta própria!!

    Boa sorte e depois me avise como ficou!! Pode me enviar um e-mail: michelemota22@hotmail.com

    ResponderExcluir
  62. Oi me chamo emanuele achei um gatinho RN faz 5dias... ele nao enxerga aimda pois.os olhos.nao.abriram... mas ele ta se acostumando. Oq m preocupa.eh q nao tenho dinheiro pra comprar o leite especial e eu tava dando o de vaca fervido e diluido. aparentemente nao ta fazendo mal... oq faço?

    ResponderExcluir
  63. POR FVOR ME AJUDEM
    Minha gata acabou de ter filhotes são os primeiros dela sao 4 mas ela esta longe deles e eles estão parados quietos sera q estão mortos... me ajudem so um se mexe e ela n consegue se levantar o q eu faç tá com uma hora mas ou menos

    ResponderExcluir
  64. POR FVOR ME AJUDEM
    Minha gata acabou de ter filhotes são os primeiros dela sao 4 mas ela esta longe deles e eles estão parados quietos sera q estão mortos... me ajudem so um se mexe e ela n consegue se levantar o q eu faç tá com uma hora mas ou menos

    ResponderExcluir
  65. Fique tranquila Katrina, a primeira ninhada é difícil mesmo! Ela ainda vai se acostumar com eles. Tente colocar eles pertinho dela para que se mantenham aquecidos, e vá monitorando a reação dela. Mas sempre com tranquilidade, pois eles sentem quando ficamos muito nervosos!!! Boa sorte e se precisar me mande um e-mail!

    ResponderExcluir
  66. Olá


    Bom, eu encontrei uma caixinha na rua, quando fui ver tinha 5 gatinhos recém-nascidos. A dona da gata, que infelizmente morreu no parto, praticamente os jogou na rua. e eu os peguei para criá-los, estou com medo, eles já abriram os olhinhos mas eu não fico em casa de 3 em 3 horas, e acho que não tenho o tempo necessário para cuidar deles como devem ser cuidados. E eu dava leite de vaca :p mas já vou mudar. Eles fazem suas nessecidades normalmente

    ResponderExcluir
  67. Ola meu nome e lilian minha gata nina pariu tem 2 dias mais ela moreu como posso alimenta os filhotes posso dar leite d mercado eles na siringa mim ajuda por favor

    ResponderExcluir
  68. Oi. Meu nome e tairine.
    A 12 dias minha gatinha mamae de primeira viagem deu a luz a dois filhotes prematuros um ela comecou a comer ele e o outro nao resistiu e morreu depois de 3 horas do parto.
    Mas percebi que sua barriga ainda estava bem grandinha entao levei ao veterinario e ela ainda tinha dois filhotes para nascer. Apos 2 dias ela deu cria. Um ela comeu e o outro estava agarrado a ela pelo cordao e eu puxei e peguei para eu cuidar pois ela ainda nao sabia como cuidar do filhote. Hoje ele ta com 12 dias e estou cuidando dele e dando leite. Mas quando acabo de dar mamadeira ele chora muito por uns 20 minutos e as vezes coloco ele junto da mae p ver se acalma mas nao adianta muito. Sabe m dizer quais podem ser os motivos desse choro?? Desde ja agradeco e peco desculpas pelo tamanho da pergunta.

    ResponderExcluir
  69. Squeci de dizer que a mae do meu gatinho a Marie, quando coloco ele com ela e ele continua chorando ela fica lambend ele bem rapido e comeca a murrinha e dar mordidinhas de leve nele. O que pode ser? Pois como ela comeu dois filhotes tenho medo dela matar ele tambem. Me ajude por favorrr

    ResponderExcluir
  70. Tou cuidando de dois gatinhos , só q nn estao bem tou precisando de ajuda

    ResponderExcluir
  71. Boa Noite, Tudo bem?
    Me chamo Andreza, sempre criei gatinhos e cachorros, mas desta vez tô com dois gatinhos eles já tem quase 3 meses, 1 deles ao acordar seus olhos estão fechados e com bastante remela, ai eu limpo com cotonete molhADO, tem algum problema? e porque remela asssim? Desde já AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
  72. Olá Andreza, não há problema em limpar com cotonete molhado!!! Essa remelinha pode ser algum tipo de infecção nos olhinhos dele. É bom prestar atenção e se esse problema continuar é bom levar ele ao vet! Já tive alguns filhotes com o mesmo problema, mas que com o passar do tempo melhoraram!

    ResponderExcluir
  73. Oi,meu nome e hillary ontem eu achei um gatinho na minha escola abandonado levei pra casa estou cuidando mais soque nao sei como alimentalo dreito estou amamentando -o com leite morno (oleite e de mercardo) estou preucupada porque quando dou na seringa ele nao se sente confortavel me ajudem por favor !!! Estou desesperada!

    ResponderExcluir
  74. Boa noite. eu preciso de ajuda, estou com uma gatinha recem nascida, porem, eu achei ela na rua com dois irmaozinhos,e eu passei para uma pessoa que quiz ficar com os dois, mas a que ficou comigo estava muito fragil e pequena,miava muito, levei para casa, estou cuidando, mas estou preocupada com sua respiração ofegante...muito cansada, no momento veterinario para mim nao da, preciso de ajuda, ela ta comendo ração e bebe agua, para onde posso mandar fotos dela? eu sinto os ossinhos dela...ta muito magrinha é femea, ela fez ja coco, e xixi, mas a minha preocurpação é que ela esta sem mamae, o que fazer? me ajudem...

    ResponderExcluir
  75. Gente, socorro, me ajudem!! Eu acabei de achar um gatinho que deve ter nascido ontem, e ele está miando muito!! Descobri que a mãe dele está no telhado, bem em cima de onde ele está!!! Ela deve ter feito o parto ali e ele deve ter caído! Me ajudem, o que eu faço? ela não quer descer para ajuda-lo! Eu espero que a mãe venha buscar ou eu pego ele? O que eu faço??

    ResponderExcluir
  76. Compre leite de pet shop ou o NAN 1....tbm adotei um essa semana....mantenha ele aquecido...pegue garrafa pet coloque água quente e cubra com a manta, mas cuidado pra não ser quente demais ... Se não queima o BB.... Dê mamadeira....eles mamam melhor nelas tem no pet tbm, sr não der use seringa mesmo....tem videos que mostra direitinho como fazer....

    ResponderExcluir
  77. Veja se ele está aquecido....se não eles estressam....pegue garrafa pep de água pequena, encha de agua quente....umas duas....cubra com uma manta, lençol....franela....algo assim....certifique que ele não se queime.....pode ser frio....

    ResponderExcluir
  78. estar com +ou-2 semana que encontrei jogado na rua6filhotinho de gato,e trouxe tds pra casa,tds estava de umbigo e olhos fexado,só qe agora já estão abrindo os olhos e o umbigo já caiu,+agora estou com mt pena de um deles pq ele ñ q mais come nada,pf si vc sabe oq eu possa fazer mim ajuda,os outros estão comendo de3em3horas

    ResponderExcluir
  79. Minha gata teve 3filhotinhos eles estao com 2semanas mais hj um deles morreu acho que minha gata esta sem leite o que eu faço ?

    ResponderExcluir
  80. Graciane, mesmo que el não queira comer, vc tem que insistir um pouquinho!!! Siga as instruções do post que dá certo!!!

    Woolley, se ela estiver sem leite, o melhor é arrumar outra alternativa...pois eles são muito novinhos ainda!!!

    ResponderExcluir
  81. Encontramos um gatinho abandonado, acho que desprenderam ele da mãe, ele tem os olhos fechados ainda, mas, muito esperto, come bem, faz xixi bem, o problema é que desde q encontramos ele não fez coco ainda, fazem 6 dias isso. Fazemos massagem e nada, quais procedimentos devemos fazer?

    ResponderExcluir
  82. Olá! Uma gatinha que dávamos comida estava grávida e teve 6 filhotinhos aqui em casa. Nos comovemos e resolvemos cuidar dos gatinhos até encontrar algúem que quisesse adotar.

    Todos estão se coçando e tem manchas brancas na pele, parecem estar com micose ou sarna. Estamos dando pomadas e também um vermífugo.
    Uma deles está com a barriguinha muito grande, redondinha e mia muito e não sabemos se é só carência ou se é alguma dor. Não temos condições financeiras de levar nem ela nem os outros ao veterinário. Vc tem alguma sugestão?

    ResponderExcluir
  83. tinha 5gatinhos como eu falei , só qe esse qe lhe pedi ajuda ele morreu :/
    sim , pois é . Hoje tive qe passa o dia fora de casa, como eu não ia deixa os meus bixinhos só levei todos eles , na volta eles ficaram miando dentro caixa com frio , minha mãe pegou uma toalha qe estava dentro do carro e botou na caixa , só qe um deles ficou enganchado na toalha e não foi mais pra cima , e os outros ficaram todos em cima dele pq ele estava de baixo da toalha , e agora ele estar como si force com falta de ar . POR FAVOR ALGUÉM MIM AJUDA . ESTOU AQI DESESPERADA NÃO SEI OQ FAZER

    ResponderExcluir
  84. Oi o meu nome é Chloe e eu hoje encontrei um gato e eu queria saber quantas semanas tinha o gato. Mas eu vivo numa aldeia e ali não há veterinário. E agora como vou saber quantas semanas tem o gato?
    Ajudem -me por favor
    Bjs

    ResponderExcluir
  85. oi meu nome é Jeane Carla, encontrei um gatinho recém nascido e acabei dando muita comida pra ele e agora acho que ele está meio fraco, cambaleando, triste ... O que devo fazer ?

    ResponderExcluir
  86. Ola, tenho uma gatinha com dentes, eu (e minha familia) esyaos dando leite de vaca, e ela ja sobreviveu por 3 dias (na casa) e nós achamos que já é hora de dar ração, gostaria de saber seja pode.

    ResponderExcluir
  87. Olá, tenhonuma gatinha ela tem 3 semanas, e faz 2 dias que não faz coco já coloquei água quente e fiz massagem mais ate agora nada, não sei mas o que fazer.

    ResponderExcluir
  88. Olá...
    No dia de ontem, encontrei 4 gatinhas abandonadas. Elas foram deixadas num terreno de muito barro, e tenho uma das gatinhas que esta cheia de barro seco nas narinas,eu vou levá-la até o veterinário. As outras são super saudáveis e espertas. Na região de Santa Bárbara D'oeste - SP, voc~e conhece algum local que possa acolher essas gatinhas?
    Desde já agradeço a força!
    Att, Giovana.

    ResponderExcluir
  89. Olá. O meu nome e Inês, tenho 15 anos e um pequenino com 3 dias em casa. Foi abandonado num lixo e recolhi-o. Já fui ao veterinário, mas o pobrezinho está sempre a miar, e mesmo com o leitinho que lhe dou, ele não se cala. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  90. O vet daqui me mandou comprar leite de vaca desnatado? Esta certo? Posso dar?

    ResponderExcluir
  91. O vet daqui me mandou comprar leite de vaca desnatado? Esta certo? Posso dar?

    ResponderExcluir
  92. Ola, acabei de adotar um gatinho filhote ,e estou preocupada pois eu ainda estudo,no periodo a tarde e nao fico o dia todo em casa,gostaria de saber o que fasso para cuidar dele.minhas ferias do final do ano já estao chegando e acho que esse seria o melhor tempo para cuidar dele.


    Kimi

    ResponderExcluir
  93. Oii meu nome é jackeline e eu tenho 2 gatas e 1 gato e tbm um filhotinho recenascido, minha gata teve uns 3 filhos mas minha outra gata matou e sobrou um . Olha ele e mto pequeninho e nao para de mia a mae dle qe e a gata gsnde nao qer amamenda - lo oq eu devo fazer ??
    Por favor me ajudem
    Grata ^^

    ResponderExcluir
  94. Oi, ontem 17/10/2014 eu estava passando na rua e achei uma gatinha dentro de um saco, trouxe ela para casa, ela é bem pequena, mas ela ja abriu os olhos, ja caminha e ja tem dentinhos, mas ela é muito pequena ela méde um palmo de comprimento, eu estou cuidando dela bem direitinho, mas hoje pela manha quando acordei um dos olhos dela estava colado e com PUS, eu peguei um pano húmido e limpei o olho dela, mas logo pela tarde o olho dela estava com PUS novamente, limpei de novo e depois de algumas horas o PUS retornou, eu sei que eu deveria levar ela ao veterinário, mas não tenho condições, o que eu faço sobre isso? Por favor me ajudem!?

    ResponderExcluir
  95. Queria saber se é normal o xixi do gato recém nascido cheirar mal :/ , minha gata abandonou 3 filhotes e um deles faz MT xixi e cheora mal :/ oque eu faço ?

    ResponderExcluir
  96. ALGUÉM ME AJUDE POR FAVOR, MEU GATINHO TEM MENOS DE 15 DIAS DE NASCIDO, FOI ABANDONADO PELA MÃE QUE NEM SEI QUE É ELA, EU ESTAVA DANDO LEITE EM LIQUIDO MAS ELE FICOU RESSECADO AI EU COMECEI A DAR LEITE NAN 1, ELE FICOU COM DIARREIA E ESTA FAZENDO XIXI A TODO MOMENTO SEM ESTÍMULOS É NORMAL? AGUARDO RESPOSTA.

    ResponderExcluir
  97. Vou comentar sobre 4 filhotes de cachorro

    ResponderExcluir
  98. Minha cachorra é mistura deu 4 filhotes dia 11/10 e hj ja é dia 01 de Novembro e ela mãe não quer mais da leite o que eu faço? Por favor. Ração? Qual?

    ResponderExcluir
  99. Olha, to com um gato... muuuito novo, não sei quantos meses/dias ao certo ..
    Mas creio que tem semanas de vida .. olhos abertos já * mas parece cego *
    To dando leite diluído na água com ovo uma pitada de sal e açucar ..
    Gostei da dica pra ajudar ele a fazer as necessidades
    Meu primeiro dia com um gato, nunca tive um gato antes, tenho 19 anos.. não se ajuda ...
    Mas se tiver mais algumas dicas pro meu caso , agradecido desde já
    Namaste!

    ResponderExcluir
  100. Após ler muito sobre gatinhos, por experiencia própria cheguei esta conclusão.
    Assim que resgatei os gatinhos eu não tinha leite próprio de gato e dei leite de caixinha mesmo, é melhor dar do que deixar o gatinho morrer de fome. Deu certo, eles mamaram e fizeram suas necessidades. Depois comprei o leite MAX gatinhos que vende em PET SHOP/ ou clinica veterinaria e também comprei mamadeira pra filhote q vende no pet shop, paguei 10,00 e vem com 3 bicos e um limpador. Eu fazia a mamadeira e dava morna pra eles, porém, como o estomago deles é pequeno, então eles mamam bem pouquinho. Aí eu percebia que tipo de hora em hora eles queriam dar outra goladinha na mamadeira e assim eu ficava com a mamadeira o dia todo perto deles, amornando e fazendo uma nova e com guardanapo pra limpar. A higiene deles eu limpava com algodão embebido em agua morna e passava nos olhinhos pra tirar a remela que fica muito nessa região e também passava algodão nas partes genitais e na barriga em movimento circular pra estimular eles fazerem necessidades. Com o tempo, troquei algodão por toalha umedecida e dava banho de gato neles simulando a lambida da mae e depois enrolava eles em outra toalha seca esquentada com ferro de passar roupa. O gatinho gostava de ficar no meio de ursinhos de pelucia e também enrolado na toalha quente dentro de uma caixa de sapatos forrada com jornal. Assim eles não passaram frio. Estão super bem agora....Cuidar deles é igual cuidar de criança, eles choram a noite com fome...Espero ter contribuído...

    ResponderExcluir
  101. Ola gostaria de uma ajuda a gata estava na rua peguei pq vi q ia ter filhotes ontem ele teve 6 na madrugada o ultimo a nascer não esta conseguindo mamar hoje pela manha ele estaca bem gelado achei q estava morto mas aqueci e no desespero dei o leite ninho do meu filho no algodão mas não sei se pode se vai adiantar agora ele esta quentinho e acho q um pouco maus forte pelo menos esta miando bastante e se mexendo coisa q nai fazia mais ..não sei o q faco ele não consegue manar nela me ajude por favor ....obrigada

    ResponderExcluir
  102. Minha gata deve filhotes ontem de madrugada e o ultimo nai esta conseguindo mamar hoje pela manha estava gelado consegui aquecelo e dei o leite do meu filho com auxilio do algodão mas não sei se esta certo o q devo fazer

    ResponderExcluir
  103. Ola gostaria de uma ajuda a gata estava na rua peguei pq vi q ia ter filhotes ontem ele teve 6 na madrugada o ultimo a nascer não esta conseguindo mamar hoje pela manha ele estaca bem gelado achei q estava morto mas aqueci e no desespero dei o leite ninho do meu filho no algodão mas não sei se pode se vai adiantar agora ele esta quentinho e acho q um pouco maus forte pelo menos esta miando bastante e se mexendo coisa q nai fazia mais ..não sei o q faco ele não consegue manar nela me ajude por favor ....obrigada

    ResponderExcluir
  104. Oi Michele é que eu tenho um Gatinho e ele tem 4 dias de Nascido e ainda tem Umbigo umbilical queria saber se cai sozinho ou tem que cortar' :/

    ResponderExcluir
  105. Oi michele tenho um Gatinho com 4 dias de Nascido e ele ainda tem umbigo umbilical, queria saber se cai sozinho ou tem que cortar' :/

    ResponderExcluir
  106. Olá Manuelly,
    O umbigo cai sozinho!!! Não precisa se preocupar!!!!!

    ResponderExcluir
  107. Ola meu nome é Bruna tenho uma gastinha com Menos de dois meses {Belinha}, estou dando leite c de saquinho fervido pra ela porem ela ficou 2 semanas sem fazer coco a 3 dias ela voltou a fazer porem esta saindo com um pouco de sangue estou desusperada o que eu faço??!

    ResponderExcluir
  108. oi por favor me ajude. Minha gata morreu atropelada ontem e deixou três gatinhos com três semanas de vida. eles ja estavam espertinhos e brincando juntos, mas agora não sei o q fazer p alimentá-los. dei leite de vaca duas vezes e agora será q eles vão adoecer?? vou comprar o leite especial, mas estou com medo q eles adoeçam com o leite de vaca q dei. Não quero q eles morram. Eu os amo muito.

    ResponderExcluir
  109. à dois dias encontrei 3 gatos recem nascidos no mato ainda nao abrem os olhos como e que eu cuido dele ,nao tenho leite de cabra nem perto e nem veterinario o que faço ? Diga- me eles iram morrer ? Eu nao queria sao tao giro quer que mande foto?

    ResponderExcluir
  110. Agradesço pelo blog ensinando a cuidar dos animais. Hoje os dois gatinhos que meses atras estava ne um situaçao que ate duvidei que sobreviveriao.. Perdeu a mae, mas toda familia cuidou deles. Lir seu blog e ajudou muito na sobrevivencia. Hoje os filhotes estao em uma energia pra viver.. Nao tive tudo doque recomendou. Mas graças a Deus foi o suficiente para sobrevivencia dos filhotes. Deus abencoe voce!

    ResponderExcluir
  111. olhem encontrei 3 gatinhos em minha casa , a sua mae está presente . gostaria de saber algumas coisas para o bem estar deles .
    1-que outro tipo de comidas ei de lhes dar , tirando a ração e restos de comida.
    2-como pegar neles se a mae não deixa.

    ResponderExcluir
  112. Bom dia ! Meu nome é Clarissa. Eu e minha irmã achamos 3 gatinhois com menos de 1 dia de vida numa caixa no muro do meu vizinho. Pegamos eles e logo vim pesquisar os cuidados que devemos ter. Seguimos as recomendações do seu blog e... muito obrigada! Infelizmente 3 dias depois 2 deles faleceram, a gente sabia que seria difícil... 1 ainda está bem, graças a Deus! E decidimos ficar com ele, amanhã ele faz 2 semanas e já abriu os olhos, é bem espertinho! Temos uma gata de 2 anos e meio e não sabemos se ela pode ter filhotes (encontramos ela atropelada e o osso dela colou um pouquinho torto) e ela adotou o pequeno, não está produzindo leite, mas está ajudando bastante! É incrível como Deus prepara as coisas, sempre quisemos ter um gatinho preto...

    Quero agradecer pela ajuda e parabenizar pela iniciativa!
    Ah! O nome do pequeno é Banguela ! rs e o da gata mais velha é Chérie!

    ResponderExcluir
  113. Ola..uma gata apareceu aqui em minha casa...ela teve 3 gatinhos. ..eu acolhi. ..mas 2 ja morreram...nao sei porque. ..sobrou so um......o que devo fazer. ....

    ResponderExcluir
  114. Oi boa noite gostaria de saber e que você me respondesse com urgência porque tem uma gata onde eu moro que deu cria de 4 gatinhos na primeira cria todos os quatro gatinhos morreram daí ela engravidou de novo e depois ela ficou cuidando dos gatinhos durante uma semana depois ela sumiu e eu fiquei com 4 dou ate hoje leite normal do que meu filho toma ele Eles nasceram dia 28 do mês de agosto hoje de manhã amanheceu um dos gatinho Morton ele já estão com os olhos aberto anda um pouquinho mais os outros estão quase ficando do mesmo jeito eu acho que possa seu leite tem como você me ajudar com alguma coisa por favor urgente que não quero perder os outros três gatinhos se preferir entre em contato comigo por e-mail ou responda por favor

    ResponderExcluir
  115. Estou com 7 gatinhos que nem abriiu o olho ainda... comprei o leite nan que uma ong mandou... e faço massagem... oque mais posso ajudar eles?

    ResponderExcluir
  116. Estou em um cado parecido... me ajuda?

    ResponderExcluir
  117. Olá Michele. Gostaria de parabenizá-la pelo post e pelo tempo despendido em suas respostas. Vendo posts assim notamos que ainda existem muitas pessoas com boa idole nesse mundo e que só precisam de um certo direcionamento para fazer nosso mundo melhor, direcionamento este como o de seu blog. Novamente parabens por nos ajudar. Muitas novas vidas e filhotes agaradecem.

    ResponderExcluir
  118. Olá Rogério, obrigada! Nos últimos tempos nem consegui muito responder a todos, pois minhas adoráveis companhias resolveram adoecer quase que em fila! Todos já estão bem, mas em breve terei conteúdo novo por aqui, porque a maioria dos posts são relacionados com situações que eu vivo com eles!
    Eu sou apaixonada pelos animais e sei que tem muitas pessoas que as vezes podem passar por situações parecidas e que nem sempre é necessário gastar muito para ajudar!!!

    ResponderExcluir
  119. eu queria saber onde seria o lugar ideal para levar uma filhote de gato que encontrei na rua,eu moro em Indaiatuba se vc encontrar um lugar o mais rapido possivel eu agradeceria muito

    ResponderExcluir
  120. Olá gente eu sou a Jane e faz 1 semana que deixaram um gatinho filhote na porta da minha casa e no primeiro momento fiquei com raiva por saber que existem pessoas tao ruim no mundo por abandonar um bixo indefeso ele ainda n tinha aberto os olho e nem andava muito bem. Agora ele ja abriu os olhos ta ate um pouco fortinho so que tem um porém ele so fez as necessecidades dele umas 3 vezes e no momento estou sem condiçoes de levar ele ao medico veterinario. Gostaria de saber oque deve fazer pois ja me apeguei muito a ele. Por favor me ajudem agradeço desde ja.

    ResponderExcluir
  121. Perdi a minha de 15 dias porque nao cagava e nem fazia xixi, segui conselhos da veterinaria em dar o leite magnésio e foi fatal!

    ResponderExcluir
  122. Oie meus gatos nasceram e a mãe deles pegou 3 e levou embora E não voltou mais Oque Dou Para Ele Comer ?

    ResponderExcluir
  123. Oie meus gatos nasceram e a mãe deles pegou 3 e levou embora E não voltou mais Oque Dou Para Ele Comer ?

    ResponderExcluir
  124. Oi, Rogério. Achamos um gatinho que não tem nem dentinhos ainda jogado numa praça. Estamos dando leite sem lactose. Não podemos ficar com ele dia inteiro e o bichinho está muito atordoado. Como posso fazer para amenizar o estresse e deixar ele mais calmo?

    ResponderExcluir
  125. Boa tarde, a gata deu cria no quintal do meu namorado e depois de 2 semanas abandou 1 dos filhotes, de imediato estou dando leite de caixinha mesmo, porem o que esta me preocupando é os olhinhos que esta saindo um pus.....o que pode ser? de hora em hora preciso passar um algodão úmido para que ele consiga abrir os olhinhos. Moro em Campinas -SP será que tem algum lugar que acolha para depois ser doado? no aguardo de uma luz.

    ResponderExcluir
  126. Amigo mim ajude pois uma gata teve 4 filhotes mas colocaram veneno pra ela e eles ficaram sem ela mas ainda estao com cordao umbilical o que.faço pois 1 ja morreu mim ajude por favor. Meu nome e Edacy obrigado

    ResponderExcluir
  127. boa tarde..gostaria de umas sugestões,encontrei um filhote de gato dentro de uma sacola de lixo amarrada,toda desnutrida e muito pequenininha,isso tem um mês,mais ou menos...estou tendo muita dificuldade pra dar de mama pra ela,e tempo que ela ja esta comigo,não teve quase nenhum desenvolvimento..preciso de ajudar pra cuidar dela..pois nao quero perde-la...

    ResponderExcluir
  128. Ola meu nome é Joice uma gatinha de rua teve três filhotinhos na minha casa na caixa de brinquedos da minha filha só que dois deles acabou ficando longe da mãe deles meu marido pegou eles para colocar perto da mãe só que ela acabou rejeitando eles e foi embora levando só um dos filhotes e os dois ficou na minha casa eles nasceram no dia 01/11/2015 hoje é o segundo dia deles e ate agora eles não se alimentaram corretamente não sei o que fazer coloquei eles dentro de uma caixa bem quentinha mais eles não para de chora eles deve esta com fome vcs pode me ajudar e me falar o que eu devo fazer com eles não tenho condições de ficar com eles tbm queria ver um lugar que possam cuidar deles fico no aguardo da resposta de vcs.

    ResponderExcluir
  129. Ola meu nome é Joice uma gatinha de rua teve três filhotinhos na minha casa na caixa de brinquedos da minha filha só que dois deles acabou ficando longe da mãe deles meu marido pegou eles para colocar perto da mãe só que ela acabou rejeitando eles e foi embora levando só um dos filhotes e os dois ficou na minha casa eles nasceram no dia 01/11/2015 hoje é o segundo dia deles e ate agora eles não se alimentaram corretamente não sei o que fazer coloquei eles dentro de uma caixa bem quentinha mais eles não para de chora eles deve esta com fome vcs pode me ajudar e me falar o que eu devo fazer com eles não tenho condições de ficar com eles tbm queria ver um lugar que possam cuidar deles fico no aguardo da resposta de vcs.

    ResponderExcluir
  130. Olá meu nome é Joice ontem dia 01/11/2015, uma gatinha de rua teve seus bebês na minha casa, ela teve três filhotes só que dois deles caíram na caixa de brinquedos da minha filha , meu marido tirou os dois de lá para que a mãe deles o alimenta-se , mais ela acabou pegando só um deles e sumiu e os 2 gatinhos ficou e esta chorando muito , e eu não sei o que fazer con eles , acabei de ver que não pode da leite que agente bebi , o que eu devo fazer vcs pode me ajudar? Tbm não tenho condições de ficar com eles queria ver um lugar que possa cuidar deles fico no aguardo da resposta de vcs Obrigada.

    ResponderExcluir
  131. Ola meu nome é Joice uma gatinha de rua teve três filhotinhos na minha casa na caixa de brinquedos da minha filha só que dois deles acabou ficando longe da mãe deles meu marido pegou eles para colocar perto da mãe só que ela acabou rejeitando eles e foi embora levando só um dos filhotes e os dois ficou na minha casa eles nasceram no dia 01/11/2015 hoje é o segundo dia deles e ate agora eles não se alimentaram corretamente não sei o que fazer coloquei eles dentro de uma caixa bem quentinha mais eles não para de chora eles deve esta com fome vcs pode me ajudar e me falar o que eu devo fazer com eles não tenho condições de ficar com eles tbm queria ver um lugar que possam cuidar deles fico no aguardo da resposta de vcs.

    ResponderExcluir
  132. Eu preciso de ajuda achei um gatinho de 10 dias Estou com ele a 8 A 5 dias ele não faz cocô a barriga dele está muito cheia faço o exercício de limpeza com algodão mas não obtenho Resultado tô preocupada Preciso de uma ajuda o que posso fazerTem algum perigo ou é normal

    ResponderExcluir
  133. Eu preciso de ajuda achei um gatinho de 10 dias Estou com ele a 8 A 5 dias ele não faz cocô a barriga dele está muito cheia faço o exercício de limpeza com algodão mas não obtenho resultado to preocupada preciso de uma ajuda o que posso fazerTem algum perigo ou é normal

    ResponderExcluir
  134. A gata da vizinha teve 5 gatinhos no telhado da minha casa, os vizinhos se mudaram 3 dias depois, hj de manhã 1 morreu, com dor no coração eu enterrei ele, minha mãe deu leite com água prós outros 4, mas eles parecem tão abatidos... Amanhã minha mãe vai leva-los até uma senhora q tem uma gata que teve filhotes a pouco tempo, pra ver se ela adota eles, e a minha última esperança, só 1 abriu o olho e tal, eu tô torcendo pra gata aceitar eles, pq se não acho q eu vou ver eles morrendo um de cada vez, e eu vou ter que enterrar ao lado dos irmãos deles....

    ResponderExcluir
  135. Oi..preciso de ajuda.....peguei um gatinho ....e ele esta espirrando...e estou sem grana para levar no veterinário. ...não queria perder ele...oque faço....por favor alguem me ajude....

    ResponderExcluir
  136. Ola meu nome é Camila e a minja amiga ta doando quatro filhotes de gato eu peguei uma e eu gostaria de sabee como cuidar dela para ela nao morrer sem a mae . Por favor me ajuda

    ResponderExcluir
  137. Olá meu nome é camila e eu gostaria de saber como cuidar de um gatinho de um mês passo a passo minha amiga esta doando porque a gata dela deu cria de quatro gatos(as) e ela me deu uma eu vou pegar quando ela completar um mes na proxima semana dai eu queria saber como xuidar ven direitinho.

    Porfavor me ajudem ja quero preparar uma semana antes entao enquanto mais cedo voces me ajudarem mais cedo voi conseguir que ele se acoatume comigo.

    E tambem porque ela vai ficar sem a mae dai ru queria saber por favor.

    ResponderExcluir
  138. Olá, preciso de ajuda. Estou de férias em uma praia no litoral de São Paulo e encontrei no lixo 3 filhotes de gato, rodei toda a cidade atrás de um local que os aceitasse e não encontrei. Porém me informei com um rapaz que trabalha em um per shop(ele não é veterinário ) e me disse que eu poderia dar leite integral na seringa pra eles, desde que fosse misturado com água. E é o que eu estou fazendo já que não encontrei o leite próprio pra gatos na cidade. mas depois que li a matéria estou preocupada. Como devo proceder, já que não encontrei o leite ideal????

    ResponderExcluir
  139. Oi me chamo manu,to cuidando de um gatinho muuuuito novinho, nasceu pela manha, a mae dele não quer ficar com ele, não quer amamentar nem nada, fui olhar ele ta com larvinhas no umbigo no bumbum e na parte intima, fiquei desesperada, minha mae lavou ele e passou um pouquinho de álcool pra desinfetar, fiz mal? agora estou dando leite de mercado de hora em hora, o que devo fazer não tem como nem levar no veterinário,ele ate sangra pelas partes intimas dele.

    ResponderExcluir
  140. Ns casa da minha irmã uma gata criou 6 gatinhos mas 4 um gato macho matou e os outros 2 ela abandonou,e 1 estava quase morrendo e o q sobrou trusse para minha casa e coloquei ele em uma caixa com panos quentes e dei leite(aquele do governo q é para crianças)em uma seringa,ele tomou um pouco e dormiu,oq eu faço para ele não morrer??

    ResponderExcluir
  141. Ns casa da minha irmã uma gata criou 6 gatinhos mas 4 um gato macho matou e os outros 2 ela abandonou,e 1 estava quase morrendo e o q sobrou trusse para minha casa e coloquei ele em uma caixa com panos quentes e dei leite(aquele do governo q é para crianças)em uma seringa,ele tomou um pouco e dormiu,oq eu faço para ele não morrer??

    ResponderExcluir
  142. Queria saber ok eu devo fazer pra dar a um pequeno filhote bb ele mama de 3em 3 horas mas esta com a barriga cheia ..bem redondinha ele ja fez alguns dias as feses dele mas depois parou so que agora ele so mija ok eu fasso pra ver se ele ta ou nao com dor de barriga ..que remedio devo dar a ele ou sei la .ok..pk ja tenho dois gatos grandes mas eles eram diferente desse que agora tenho que ele ainda bb e ele so mama nao come ainda..ok devo fazer .me ajudem..

    ResponderExcluir
  143. Tenho um gatinho com uma semana de vida,que foi abandonado pela mãe, vamos seguir todas suas dicas, espero que a gente consiga salvá-lo. Obrigada!

    ResponderExcluir
  144. ola minha gata deu cria a 4 gatinhos so que ela nao quer cuidar de nei um oq eu faço pra eles nao morre ? ele tem so uma semana de vida

    ResponderExcluir
  145. Oi ! Achei 3 gatos na rua hoje, não sei quanto tempo eles tem, são bem pequenos, olhinhos fechados ainda... Eu não posso ficar, estou dando leite de vaca com água morna pra eles, limpando a urina, mas vejo que eles sempre estão molhados na área dos genitais, isso é normal ? Um deles fica mais sequinho, mas os outros não. Estou desesperada, não quero que morram, estou fazendo o possível mas nunca cuidei de gatos recwm nascidos

    ResponderExcluir
  146. Olá minha gata deu cria e observei que os filhotes estão com pulgas o deve fazer pra combate las sé agredir os bichinhos eles tem quatro dias

    ResponderExcluir
  147. Não esqueça o banho de sol para evitar raquitismo. Antes das 10h ou depois das 16h

    ResponderExcluir
  148. obg ajudou muito so que no dia que eu estou escrevendo aq,ni mesmo dia minha gata morreu.Tenho certesa que foi chumbinho porque quando minha mae pegou ela ,minha gata estava babando agua e grossa,tirando que o povo daqui coloca veneno pros ratos. eu pego outro gato ou nao? por favor me ajuda?

    ResponderExcluir
  149. Olá meu nome é Izabel tenho um o Sr.Dingous enfim ele tem menos de um ano, tipo uns 2mese.Ganhei ele de uma amiga, mas notei que toda vida quando ele vai fazer xixi ele fica miando, fiquei preocupada, sera que ele ta sentindo dor? E também desde que chegou aqui em casa ele não defeca, só faz xixi mas aí da é desse jeito miando, só para de miar quando termina de fazer!
    Me ajudem, to preocupada.

    ResponderExcluir
  150. Olá, meu nome é Izabel e tenho um felino o Sr.Dingous, enfim ele tem 2meses e desde que ele chegou aqui em casa notei que ele ao fazer xixi fica miando, só para de miar quando acaba de fazer o xixi, será que ele pode ta sentindo dor? To muito preocupada.
    Outra situação é que ele não defecou nenhuma vez isso é normal?
    Me ajudem, to com o coração na mão.

    ResponderExcluir
  151. Olá meu nome é Izabel tenho um o Sr.Dingous enfim ele tem menos de um ano, tipo uns 2mese.Ganhei ele de uma amiga, mas notei que toda vida quando ele vai fazer xixi ele fica miando, fiquei preocupada, sera que ele ta sentindo dor? E também desde que chegou aqui em casa ele não defeca, só faz xixi mas aí da é desse jeito miando, só para de miar quando termina de fazer!
    Me ajudem, to preocupada.

    ResponderExcluir
  152. oi meu nome é melissa
    minha mae encontrou ontem um gatinho abandonado, eleé bem pequeno , deve ter uns 5 dias, como esta frio eu deixei ele no sol, mas o sol parece machucar os olhinhos dele,oque eu devo fazer para ele ficar aquecido sem macucar ou sufocalo.

    ResponderExcluir
  153. oi meu nome é melissa
    minha mae encontrou ontem um gatinho abandonado, eleé bem pequeno , deve ter uns 5 dias, como esta frio eu deixei ele no sol, mas o sol parece machucar os olhinhos dele,oque eu devo fazer para ele ficar aquecido sem macucar ou sufocalo.

    ResponderExcluir
  154. socorro minha gata sumiu e deixou seu gatinho numa caixa mas ele esta aconchegado mas o problema e que ele esta sem mama e nao da pra sair de casa

    ResponderExcluir
  155. meus gatinhos nao estao fazendo nescessidade e ja morreram 2 so tem mais um... oque eu faco

    ResponderExcluir
  156. Aonde minha mãe trabalha uma gata pariu um gatinho e foi embora, hoje mesmo, ele tá até com cordão umbilical e os olhinhos fechados. Vim até aqui e dei leite com farinha láctea em uma seringa(fazia isso com meu gatinhos q peguei filhote) e mantendo ele aquecido e ajudando a fazer xixi depois de amamentar. Porém ele é muito pequeno e não sei se vai conseguir sobreviver, dou o leite aos poucos mas mesmo assim ele dá uma engasgada, e falaram que o cordão cai depois mas tem q limpar com alguma coisa? Dá ultima vez q ele fez xixi, saio meio avermelhado, pode ser algum problema? Pode dar um pouquinho de água na seringa também?
    Já cuidei de quatro gatinhos que foram abandonado e sobreviveram, só que eles tinham mais ou menos 1 semana quando os achei, esse tem só um dia.

    ResponderExcluir
  157. olá sou a luciene ganhei um gatinho com aproximadamente 20 dias e ele esta fazendo só xixi passei um pano umido na barriguinha dele queria saber quanto tempo mais o menos demora pra ele começa a fazer coco?

    ResponderExcluir
  158. Olá, sou Dellys Amanda, moro em Alagoas e há 3 dias estou cuidando de um gatinho recém nascido que,encontrei abandonado na esquina de casa... Estou dando leite de mercado, em pó mesmo.. Ele sente muita falta da mãe, e até agora está bem, mas a barriguinha ta meio inchada... Ontem tava tmb, e eu dormi literalmente agarrada com ele rsrs.. Ele acordou com ela desinchada hoje.. Mas agora ta de novo inchada. Esse filhote foi o único que encontrei. Passo o tempo todo com ele, estimulo o xixi e o coco, coloco entre as mãos para manter quentinho e higienizo direto suas cobertas, mamadeira improvisada e seu corpinho usando gase úmida com água. Queria saber mesmo o que fazer para amenizar esses inchaços de barriga e sç como faço para dar o leite a ele de mercado mesmo, pq aqui é muito ruim de encontrar os especiais ou de cabra. Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  159. ola, meu nome e Luisa e tenho 9 anos,uma pessoa jogou um filhotinho de gato na frente da minha casa, ele nem sabe comer ainda! oq eu faco?, nao tenho condicoes de levar no veterinario, e agora?

    ResponderExcluir
  160. Leite de mercado não pois eles tem intolerância a lactose. Jamais leite de caixinha. Procure dar petmilk que é o substituto correto.

    ResponderExcluir
  161. Oi boa noite estou muito preucupada poid a minha gatinha e recem nascida tem 3 ou 4 semsnas ganhei ela,eu estava dandi leite para ela e sem querer ela caiu da minha mao,estou apaborada miou muito na hora e comecou a sair szngue de dentro da boquinha dela,o que eu posso fazer estou muito preucupada ,e ela tbm esta com diarreia o que eu faco,nao quero perder ela amo ela demais,e junto com ela veio outro gatinho pequeno esse gracas a Deus ja ta comendo,eu posso deixar os dois juntos,e eu estou dsndo leite de caixinha nao vai morrer tomando este leite, mevajuda oor favor nai quero que ela morra

    ResponderExcluir
  162. Estou cuidando de três gatinhos recém-nascidos que encontrei dentro de uma caixa de sapato num local com lixo.
    Alimento-os com leite integral, mas por ser leite forte eu coloco água e depois coloco no forno pra ficar um pouco morno, dou pra eles beberem na seringa, e depois dormem super bem aquecidos, já faz 3 dias que estão sobrevivendo. Já abriram os olhos e estão muito espertos, já não ficam na caixa. Estou indo bem?

    ResponderExcluir
  163. Estou cuidando de três gaginhos recém-nascidos que encontrei dentro de uma caixa de sapato num local com lixo.
    Alimento com leite integral, mas por ser leite forte eu coloco água e depois coloxo no fogo pra ficar um pouco morno, eles bebem na seringa, e depois dormem super bem aquecidos, já faz 3 dias que estão sobrevivendo. Já abriram os olhos e estão muito espertos, já não ficam na caixa. Estou indo bem?

    ResponderExcluir
  164. OI HOJE EU ACHEI UMA GATINHA DEVE TER UMAS 2 SEMANAS O QUE EU FASSO.

    ResponderExcluir
  165. OI EU ENCONTREI EU ADORO BIXOS MAS EU TENHO UM FILHO DE 1 ANO E MEIO E TENHO MEDO E VERDADE QUE GATOS PODE TRASER AUGUMA DOENÇAS

    ResponderExcluir
  166. Boa noite estou com um gatinho recém nascido foi jogado fora com poucos dias de nacido estou com problema dele não consegue defecar passou uma semana sem aí levei no veterinário ele passou um remédio aí ele fez mais agora já faz três dias e nada e tá tomando o remédio estou dando leite em pó de 3 em 3 horas faz muito xixi mais coco não só uma vez o que eu fasso pelo amor de Deus

    ResponderExcluir
  167. hola, acabo de casarme, e resulta que na casa de minha esposa se ha dado o caso de nascer varios gatinhos, agora estao con aproximadamente uns seis meses, venho tentando desde um mes gañarles a confianza, no se qual e o proceso que devo tomar para cuidarlos con maior atençao, nao estou familiarizado con esto nao sou de por aqui, en europa eso nao se ve con frecuencia se puder ajudar grato

    ResponderExcluir
  168. Ontem a noite apareceu uma gatinha recém nascida na minha porta, ela estava com remela no olho mas já cuidei disso, e ela não faz coco e xixi e eu vi um comentário que sua receita deu certo mas eu não tenho farinha láctea posso substituir a farinha por outro tipo de farinha ou outra coisa? Obrigada me responde!

    ResponderExcluir
  169. Olá... Ganhei um gatinho 🐱 de um mês de nascido e ele mamava,como posso cuidar dele sem eu perdê-lo...

    ResponderExcluir
  170. Olá... Ganhei um gatinho 🐱 de um mês de nascido e ele mamava,como posso cuidar dele sem eu perdê-lo...

    ResponderExcluir
  171. Oi eu sou Vitoria tenho 15 anos e encontrei 3 gatos dentro de uma caixa,eu acho que eles tem 2 dias de vida. Oque eu faço com eles? Lembrando que eu ja dei leite de Mercado para eles!

    ResponderExcluir
  172. Por favor me ajude!!!
    Na escola onde estudo nasceram quatro gatinhos a dona deles veio buscar os gatos, mais abandonou um, ele tem dois dias de nascido não tenho leite de cabra pra dar pra ele, ele é todo animado e mia muito, não quero perder ele, pois toda minha turma salvou ele de morrer afogado, eu tô em desespero não quero perdelo.Por favor me ajude!!

    ResponderExcluir
  173. Por favor me ajudem!!!
    Na escola onde estudo uma gata pariu quatro gatinhos, a dona da gata veio e deixou um gatinho lá pra morrer, começou a chover então entramos em desespero o gatinho tava se afogando!!
    Então um garoto saiu correndo e foi salvar ele nós todos secamos o gatinho mais não tinha ninguém pra adotalo
    Eu adotei ele não sei o que fasso não sei onde encontrar leite de cabra pra ele e eu não quero que ele morra!!!
    Por favor me ajudem!!

    ResponderExcluir
  174. Achei um gatinho (nem abriu os olhos ainda) ela só toma leite... Ela só xixi até agora... Oq eu faço?

    ResponderExcluir
  175. oie !! Meu nome é Alice, ontem eu ganhei um gatinho siamês, é um filhote, se eu não me engano ele tem 1 mês. Eu peguei ele pois eu queria a bastante tempo um gatinho, e também por que ele foi abandonado pela mãe...
    Ele mia muito , tipo...a todo momento, eu ja fiz uma caminha, dei leitinho e eu brinco com ele, mas ele ainda não está confiante...
    eu gostaria de saber como eu poderia fazer para que ele se sinta confortável na nova casa.

    ResponderExcluir
  176. Olá muito obrigada pelas dicas. O blog é muito bom. Acrescento que colocar uma garrafa com água quente na caminha, nos paninhos, imitando o calorzinho da mãe gata ajuda a acalmar o gatinho. Minha dúvida é a quantidade da mistura que devemos dar de 3 em 3h? Uma seringa de 20ml? Derrama muito infelizmente

    ResponderExcluir
  177. Bem para estimular os gatinhos a fazer cocô e xixi vc deve pegar um algodão morno e passar levemente na barriga, e para essa gata se acalmar vc deve primeiro levá-la a um veterinário e ele vai te falar a causa dela miar tanto e ela deve miar muito ou por causa de falta de carinho ou é a alimentação ou ela está assustada pois ela deve ter alguma cria ou ela ainda tá se acostumando com a sua casa

    ResponderExcluir
  178. olá eu tenho 9 anos
    encontrei um gatinho recém nascido
    mas ele está sem a mãe como faço para cuidar dele?
    por enquanto estou tentando manter ele bem quentinho
    e dando leite de vaca pra ele

    ResponderExcluir
  179. Gostaria de ler mas não consigo por causa da cor das letras. Força muito minhas vistas

    ResponderExcluir
  180. Boa noite estou com cinco gatinhos de 43 dias de vida, a mãe morreu atropelada, estou muito preocupada com eles , já estão usando a caixa de areia, se alimentando de ração , mas ainda assim fico de saber como agir principalmente com a higiene pois a mãe dava banho, será que eles precisam de vitaminas ? estou um pouco perdida! Obrigado!

    ResponderExcluir


  181. Oi eu encontrei um filhote de gato na rua e trouxe pra casa ele nem abre o olho ainda!
    Eu dou o leite a ele mais ele nao para gritar como faço pra acalmar ele?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas