domingo, 1 de novembro de 2009

Como cuidar de gatos recem nascidos sem a mãe presente!

Não é fácil, vai implicar muita dedicação e disponibilidade, mas quem já o fez, sabe o quanto é gratificante e enriquecedor quando se consegue que alguns destes pequeninos animais se desenvolvem e transformem em lindos e saudáveis bichanos, prova viva de que é possível contrariar a crueldade e perversidade de alguns humanos (é verdade que por vezes acontece algum acidente com a gata mãe, mas infelizmente a experiência mostra-nos que a maior parte dos casos tem origem no abandono de ninhadas indesejáveis).



Se encontrou gatinhos órfãos com poucos dias de vida, a primeira coisa que deve fazer é tentar mantê-los quentes enquanto tenta contactar com um veterinário. Enrole os gatinhos em cobertores e coloque-os dentro de uma caixa ou cesto, onde possam estar bem acondicionados. Tenho cuidado para que eles não sufoquem: é necessário que a caixa não fique fechada e que o ar circule.Se o tempo estiver frio, pode ter que colocar uma botija de água quente por baixo dos cobertores, mas de forma a que o calor não queime os gatinhos.



Tudo o que possa ler não subsistitui a deslocação ao veterinário, que observando os gatinhos lhe dirá exactamente como proceder.A ida ao veterinário é urgente e não pode deixar para o dia seguinte: um gatinho pode morrer em menos de 24 horas.Naturalmente que o ideal é tentar encontrar uma gata mãe que tenha tido filhotes e que aceite o(s) gatinho que encontrou.



Nestes casos, se aninhada for muito grande, o mais certo é que seja necessário compensar com alguns biberões, porque o leite da mãe pode não ser suficiente, sobretudo para os mais frágeis da ninhada.Mas encontrar uma gata mãe adoptiva não é a situação mais frequente, por isso, prepare-se para ser mãe substituta durante os 2 primeiros meses de vida dos bichanos (caso fique com algum, esse será o papel de uma vida).

É impossível salvar um bebé que não lhe der a alimentação adequada com a periodicidade também adequada, normalmente de 3 em 3 horas. Não pode pensar que basta dar-lhe qualquer comida que encontra no supermercado,tem que se dirigir a um veterinário para aconselhamento e para aquisição da alimentação correcta.Ao contrário do que muita gente pensa, o leite que os humanos ingerem é prejudicial à saúde do gatinho e pode matá-lo.Tem que dar-lhe leite próprio, que na fase inicial da vida do gatinho, não pode ser o leite que existe nos supermercados, mas sim um verdadeiro substituto do leite da mãe, que existe à venda em casas especializadas de produtos para animais ou veterinários.

Assim, será necessário dar biberão aos pequenos gatinhos mais ou menos de 3 em 3 horas, nas quantidades que lhe serão indicadas pelo veterinário e que constam das instruções que acompanham as embalagens de leite.Caso o veterinário aconselhe, também pode dar alguns complementos alimentícios para um crescimento saudável, por exemplo vitaminas e cálcio.

A partir da quarta semana, os gatinhos começam a ganhar os primeiros dentes é nesta altura que é possível começar a introduzir ração para iniciar o processo de transição entre o leite e outro tipo de alimentação.A fase de mudança do tipo de alimentação deve ser feita gradualmente, com muito cuidado e atenção. Nunca pode ser feita de forma brusca, porque o organismo do gatinho pode não aceitar bem e provocar por exemplo diarreias, que podem ser mortais nesta fase da vida.



Os gatinhos possuem estômagos pequenos, portanto é essencial que sejam pouco alimentados mas com muita frequência. À medida que eles crescem, as refeições aumentam em quantidade e podem tornar-se menos frequentes.Com 6/8 semanas o gatinho come com autonomia. Se for saudável, não tem que ter nenhuma preocupação especial, deve proporcionar-lhe comida de gato adequada, ter sempre disponível água fresca e estar disponível para lhe dar atenção nas brincadeiras e na troca de mimos.Nesta altura pode sentir-se descansado: a fase critica foi ultrapassada e conseguiu salvar um gatinho da morte.



A alimentação é determinante, mas não é o único factor a ter em conta neste processo. Outros cuidados e atenções se impõem:
• Minimize o stress do(s) gatinho(s): naturalmente que eles sofrem com a separação da mãe (e se tiver ficado apenas um gatinho, ele vai sentir-se muito só); tente colocar o gatinho num sitio tranquilo, e evite mudanças;
• Prepare uma caminha confortável, num lugar que tenha temperaturas amenas.• Se os gatinhos tiverem cerca de 2 semanas, pode colocar logo um tabuleiro baixinho, com areia própria, para que ele possa tentar fazer as suas necessidades; pode acontecer que nos primeiros dias ainda exista alguma dificuldade em acertar no sítio certo, mas verá que sem esforço nenhum o gatinho começa a utilizar a areia.
• Deve ter o cuidado de observar se o gatinho está a fazer as necessidades fisiológicas com regularidade e normalidade, caso verifique alguma anomalia deve ir de imediato ao veterinário.
• Relativamente às necessidades fisiológicas do jovem gatinho, há algo da maior importância e que em regra não é do conhecimento das pessoas, mesmo de muitas que possuem gatos: os gatinhos pequenos só fazem as necessidades quando são estimulados pelas lambidelas da mãe. Por isso vai ter que substituir a gata mãe nessa função: com um pequeno algodão embebido em água morna, massaje a barriguinha do gatinho (o veterinário poderá explicar-lhe correctamente como o fazer). Desta forma, até aproveita para limpar alguns resíduos de leite (e mesmo fezes e urina) que se tenham agarrado ao pelo do seu protegido. Os gatinhos gostam destas massagens e geralmente ronronam. Este é também um momento em que deve falar carinhosamente com o pequenino, que se vai socializando e aprendendo a amar os humanos.
• Não se esqueça de limpar com regularidade os cobertores e panos em que os gatinhos estão, porque eles vão sujá-los enquanto não souberem utilizar o caixote (em regra, o caixote funciona às 3 semanas de vida).
• Não junte os gatinhos a outros gatos que tenha em sua casa: em primeiro lugar porque não sabe se o novo habitante é ou não portador de alguma doença e em segundo lugar, tem que perceber que os gatos residentes irão reagir mal ao novo habitante, pois este está a evadir o espaço já devidamente conquistado e delimitado. Portanto terá que os manter separados pelos menos durante 3 a 4 semanas. Depois deste período fará a integração dos gatos de forma gradual, deixando que se aproximem, que se cheirem e que dividam o espaço entre eles.
• Não se esqueça que os gatinhos adoram brincar e quando começarem a abrir os olhinhos e deixarem de dormir 23 horas por dia, vão ocupar o tempo que estiverem acordados brincando com tudo o que tiverem à frente. Ver um gatinho brincar é algo delicioso. Não se esqueça de lhe proporcionar 2 ou 3 brinquedos.
• Se o gatinho que levou para casa já for um pouco maiorzinho, pode acontecer que ele se esconda no início, pois está assustado e procura desesperadamente segurança. Mas normalmente passados 2 ou 3 dias a aproximação acontece e verá que tudo se resolve com muitas festinhas e uns ronrons. Parece claro que a sobrevivência de um gatinho recém-nascido não é fácil, exige muita dedicação e carinho e um bom aconselhamento médico. Se o seu 6º sentido lhe disser que alguma coisa não está normal com o gatinho, não hesite em contactar o veterinário: poderá estar a salvar-lhe a vida.Amor e atenção permanentes são a chave para a sobrevivência de gatinhos órfãos.Mas quando os gatinhos forem adoptados por novas famílias, vai ficar para sempre com a recordação dos dias/semanas em que assistiu ao esforço que aquele ser tão frágil desenvolveu para contrariar a lei da natureza, dos seus primeiros passos cambaleantes, das gracinhas e brincadeiras e acredite que todo o seu esforço valeu a pena.


Autor: Ana Paula Fernandes e Adélia Costa

276 Responses to “Como cuidar de gatos recem nascidos sem a mãe presente!”

«Mais antigas   ‹Antigas   1 – 200 de 276   Recentes›   Mais recentes»
Ana Clara disse...

Eu tenho 11 anos e encontrei na rua três filhotes recém nascidos [de gatos]e preciso de algumas recomendaçoes basicas...
1-como limpa-los sem deixa-los doentes
2-qual o melhor leite para gatos recem nascidos
3-já consultei um veterinário e ele me constatou de que o leite pode ser de mercado...pode realmente ser esse tipo de leite?
4-não sei se ppderei ficar com eles...Qual seria o melhor centro de adoção?
Gratas Ana e Juliana

Olá Ana e Juliana

Em primeiro lugar gostaria de agradecer! É muito bom ver que existem pessoas boas. Não é difícil cuidar de filhotinhos de gatos, mas precisa determinação, paciência e muito amor! Respondendo as perguntas, a melhor maneira de limpá-los é com um algodãozinho úmido e com delicadeza. pode ser o leite de mercado sim, mas o mais adequado seria o de cabra ou o próprio para gatos que vendem em pet shops. Quanto a adoção, me diga depois onde vcs moram que eu vejo um lugar bem bacana pra vcs levarem os bebês. Mas é importante deixar eles bem fortes antes de levarem para adoção. Outro detalhe, eles precisam mamar bastante,por isso é bom saber mais ou menos a idade deles. Me escrevam de novo e mando uma listona de cuidados pra vcs!

Anônimo disse...

Minha colega acabou de se mudar, e descobriu que na vizinhança dela, todos os anos abandonam filhotes de gatos, recém nascidos, e eu tenho uma cadela que tem sindrome do filhote, (ela pega uma coisa ou brinquedo e pensa que é filhote e começa a cuidar.) então eu queria saber se da para dar leite de cachorro para gatos, não vai fazer mal?

Olha, mal não deve fazer!!! Existem muitos casos 0nde cadelas se apegam a filhotinhos de gato e mesmo não tendo seus próprios filhotes desenvolvem leite pra oferecer aos gatinhos!
Dá uma olhada nesse caso: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/02/cadela-amamenta-filhotes-de-gato-no-interior-de-sao-paulo.html

Anônimo disse...

obrigado

Anônimo disse...

OKE EU DOU PARA GATINHO RECEM NASCIDO QUANDO NAO KER COMER RAÇAO?

Gatos recem nascidos não comem ração!!! Dê uma olhada na postagem sobre recem nascidos sem mãe!!
Qquer coisa pergunte!!!

Anônimo disse...

Ai gente o meu cãozinho levou para a porta da minha casa um gatinho com cordão umbilical e tudo
eu o limpei cortei o cordão deixei ele em uma caixinha com coberto estou dando leite em um seringa sera que ele sobrevive?

Olha...Agora é ter paciencia e calma. Gatinhos precisam de muita dedicação, mas vai sobreviver sim! Cuidado com o leite...não dê leite de vaca pois pode matar seu animalzinho. Prefira os especiais, ou o de cabra, e amamente de 3 em 3 horas. É importante manter ele bem aquecido sempre e faça massagens na barriguinha com algodãozinho úmido (morno), pra estimular a fazer xixi e cocô...pq pelo visto ele foi bruscamente tirado da mãe...ou seja, vc será a nova mãe dele!
As primeiras semanas são críticas e exigem cuidado, mas vale muito a pena!

qualquer coisa pergunte, fico feliz em ajudar pessoas com bom coração como vc!

Anônimo disse...

BOA NOITE EU A UMA SEMANA ATRAZ ADOTEI DOIS FILHOTES MACHOS QUE ESTAVAM JOGADOS NO MATOS ELES ESTÃO SUPER BEM SÓ O MAIS PEQUENO TEM DIFICULDADE DE FAZER COCO MAS ESTAMOS ESTIMULANDO CUIDANDO. BEM FORA ISSO AGORA ONTEM COLOCARAM UMA CAIXA COM UMA GATINHA DO LADO DA PORTA DO MEU CARRO ESTACIONADO NÃO TINHA COMO DEIXA-LA LÁ TROUXE PRA CASA MINHA MÃE QUASE ME MATOU.RS MAS EU NÃO POSSO FICAR COM ELA.
O GRANDE PROBLEMA É QUE ELA GRITA DEMAIS NÃO SEI MAIS OQ FAZER PRA ELA PARAR DE MIAR QUANDO ESTÁ ACORDADA SÓ MIA E PARECE QUE ELA NÃO ENXERGA ME AJUDE NÃO SEI OQ FAZER PRECISO QUE ELA FIQUE BEM PRA PODER ACHAR ALGUÉM PRA DOAR ELA... OBRIGADA DESDE JA..

lele disse...

SOCORRO , minha gata teve 6 filhotinhos nesse domingo 20 - 03 e o parto dela foi muito difícil, e ela deixou eles, por causa disso 5 morreram e o que sobrou parece que está morrendo, POR FAVOR ME AJUDEM , eu não quero que ele morra !

lele

Segue os conselhos acima e dê muita atenção e carinho pra ele que ele vai sobreviver!!!
Não dê leite de vaca em hipótese nenhuma.Mantenha aquecido e fique por perto pra ele se sentir protegido! Estarei torcendo por vc e por ele!

Michele

Gente....por favor, não esqueçam que recem nascidos precisam de muito cuidado, mas é importante levar ao vet pra dar uma checada na saúde dele tb!

Anônimo disse...

Olá,meu nome é Danielle,um dia eu estava passando por uma praça perto da minha casa e ouvi uns miadinhos bem baixinhos,era um gatinho recém nascido.
Peguei um leçol quentinho,cobri o gatinho e levei ele para casa.Agora não sei o que fazer dou leite a ele de cabra de 3 em 3 horas como vi na postagem,mais ele não para de miar direto.
NÃO SEI MAI O QUE EU FAÇO.

Oi Danielle,

O mais importante agora é levar ao veterinário, pra ver se ele precisa de algum cuidado a mais. Tem que prestar atenção se ele está fazendo as necessidades dele, pq pode ser dor de barriga! É bom saber qtos dias de vida ele tem pra tomar algumas precauções a mais. E paciencia!!! Filhotinhos miam mesmo! Dê muito carinho e amor que ele se acalma!

#JoYlSoN# disse...

Por Favor me Ajude!!

eu achei um gatinho sózinho na rua, estou fazendo de tudo pra ajudar o coitadinho, mas eu não tenho acesso à leite de cabra e nem à veterinário >.< minha cidade é pequena e não tem isso... o meu gatinho aparenta ter 1 semana de vida, eu não sei como dar de comer pra ele, eu tentei com uma seringa e com leite de vaca (leite tirado de fazenda, não de mercado)estou deixando ele bem aquecido, e ele dormiu, ele não tem dentes, mas comeu arroz que eu dei num pires, eu só queria saber qual é a propabilidade dele viver? em %, Obg, eu agradeço desde já

#JoYlSoN# disse...

Me ajude, por favor

eu achei um gatinho na rua, comaparentemente 1 semana de vida, eu não tenho acesso a veterinario e nem a leite de cabra, eu dei na boca do gatinho leite de vaca, (diretoo de fazenda, não de mercado) mas como vou dar à ele de 3 em 3 horas? eu to com muito sono e preciso dormir >.<

meu gatinho comeu arroz tbm, alguns rão cozido, isso é bom?

eu massageei a barriguinha dele com um tecido de lã, ele está gordinho, e até em5 horas não fez coco, é um bom ou mau sinal?

pesso que me diga em % se eu seguir cuidando dele, quaal é a probabilidade dele viver?

oioi,

bom, me primeiro lugar acho que vc não tem feito nada de errado. Segue abaixo uma receita caseira que pode substituir o leite de vaca!

- 1 copo de leite integral de caixinha
- 1 copo de água fervida, filtrada ou mineral
- 2 colheres de sopa de farinha láctea
- 1 gema de ovo cozida e amassada com o garfo, sem a clara pq clara faz mal para o bebê gatinho.
- 1 colher de chá de mel

Bata tudo no liquidificador, e dê morno. A quantidade dá para até 3 dias; guarde na geladeira num frasco bem fechado.

Continue massageando a barriguinha até ele fazer alguma coisa, isso é muito importante. Quanto a porcentagem de chance dele sobreviver eu não posso ser específica! me mande uma fotinho dele depois. Mas se vc tiver todos os cuidados ele sobrevive. Tive uma ninhada inteira assim! (os das fotos), nem o vet acreditou que eles fossem viver! E hj estão aí, enormes! Basta acreditar e dar atenção e carinho.

Qualquer coisa pergunte!

Bjs

Michele

#JoYlSoN# disse...

Michele

Eu segui seu conselho ^^ só que não tenho mel, eu cosinhei o ovo mas meu liquidificador tá quebrado e vasa tudo, dai eu misturei farinha lactea com leite e dei pra ele, dai depois ´só leite, eu fiquei massageando a barriguinha dele, ele fez xixi *---* e coco tbm *---* mas coco ele não fez muito, então agora ele tá dormindo *--* ^^ Muito obg pelas dicas, mas o ruim é que não consegui fazer a receita completa >.<

#JoYlSoN# disse...

Michele

Eu segui seu conselho ^^ só que não tenho mel, eu cosinhei o ovo mas meu liquidificador tá quebrado e vasa tudo, dai eu misturei farinha lactea com leite e dei pra ele, dai depois ´só leite, eu fiquei massageando a barriguinha dele, ele fez xixi *---* e coco tbm *---* mas coco ele não fez muito, então agora ele tá dormindo *--* ^^ Muito obg pelas dicas, mas o ruim é que não consegui fazer a receita completa >.< faz mau ou não? vou tirar uma foto dele pra voce

Oiiiii,

Que bom que vc conseguiu! Não importa se vc não conseguiu a receita toda, o mais importante é que ele está sendo bem alimentado. E que bom que ele fez tudo direitinho! Tive um problema com um dos meus filhotes que ficou 3 dias sem fazer nada!!
Fico feliz em ajudar! Me envie uma foto dele depois pra eu postar aqui. mande pro email: michelemota22@hotmail.com.
Qualquer coisa grite!

Buffet das Rosas disse...

Oi, encontrei tbm encontrei um gatinho, ele já tem presas e já abriu os olhinhos, mais ele não consegue ficar de pé, acho que está muito magro! o que faço co ele?
Vanessa

Oi Vanessa!
É normal eles não ficarem de pé ainda! Siga os conselhos acima e logo verá que ele vai ficar mais espertinho. E quanto a ser magrinho, pode ser o tipo dele mesmo, continue oferecendo o leite pra ele que logo ele se esperta. Qualquer outra dúvida pergunte.

Anônimo disse...

Hóje encontrei 5 gatinhos récem nascidos perto de minha casa,dizem que eles estariam no local umas 8;00hs.O sol estava escaldante as 12:00hs quando passei perto de onde eles estavam.Não resisti carreguei eles para minha casa.estou seguindo uma receite que li, encontrei acho que foi na SOSGATINHOS.Manual do gato feliz ,eles estáo alimentando e dormindo parece que esta correndo tudo bem.mas vou ver com a veterinária como devo proceder.Tenho 3 gatinhas em casa,elas não sabem o que e rua .Nina tem +- 1 ano e 5 meses,e as irmãs,cissa e mel,com 6 meses.Eu amo minhas gatinhas ,ELAS ME FAZEM FELIZ.Eu dou o máximo de carinho possível.Agora vou tentar conservar a vida destes bebes fofos,pena que minha casa é pequena não posso ficar com eles.Mas vou tentar encaminhar para pessoas humanas,que os amem como eu amo as minhas.Falando deles,não aceitaram os bebes,Nina pulou na caixa e saiu correndo brava,as outras se esconderam debaixo da cama por muito tempo.só saíram guando dei comida a elas,sairam mas muito desconfiadas.Se voce tiver alguma orientação ficarei feliz em recebe-lá.Abraço.

Anônimo disse...

oi eu me chamo Vilenice,sou de Minas Gerais ,cidade Rio Pomba.Meu imail é vilenice1962@hotmail.com.POSTEI A MAIS RECENTE.

Veronica disse...

Me ajudem ;Deram veneno pra minha gata e ela morreu só que ela tinha parido a uns 4 dias mais ou menos e agora estou cuidando deles são três fêmias. Aqui onde eu moro não tem veterinario e eu estou com medo que elas moram! O que eu fasso só posso dar pra elas leite de vaca e uma delas não esta tomando muito... Socorro

Veronica,

Que triste que ainda existem pessoas que colocam veneno para animais, mas agora é focar sua atenção nos bebês. Siga os conselhos acima e faça a seguinte receita pra eles:

- 1 copo de leite integral de caixinha
- 1 copo de água fervida, filtrada ou mineral
- 2 colheres de sopa de farinha láctea
- 1 gema de ovo cozida e amassada com o garfo, sem a clara pq clara faz mal para o bebê gatinho.
- 1 colher de chá de mel

Importante alimentá-los de 3 em 3 horas, pq eles são frágeis e precisam ficar fortes, na falata de mãe deles vc será a substituta!

Mantenha eles sempre aquecidos e preste atenção se estão fazendo as necessidades. É preciso bastante dedicação, mas como eu sempre falo, vale muito a pena. São alguns dias de esforço que serão recompensados qdo vc ver elas bem!
Boa sorte e qualquer coisa pergunte de novo! Estou aqui pra ajudar!

bjs

Oi Vilenice

Olha, no começo eu só tinha dois gatinhos, O maquiato e a feiosa, fui adotando os outros depois! Todas as vezes que chegava um novo bebe em casa eu tinha problema! É normal! Tem sempre uma fase de adaptação! O tempo pode variar.É importante continuar dando a mesma atenção para suas gatinhas e mimar até mais e tomar cuidado pra que elas não fiquem agressivas (o que é normal de fêmeas). E esperar! Aos pouquinhos as coisas voltam ao normal. Se precisar de mais alguma coisa peça!

Nayara disse...

OI EU TINHA UMA GATA (NOME QUEIJO) DE RUA QUE ME ADOTOU E TAVA COMIGO POR 6 MESES, SEGUNDA DIA 04 DE ABRIL ELA TEVE BEBE A NOITE SENDO 3 GATINHOS MAIS ACHEI ESTRANHO QUE NAO SAIU A PLACENTA DIA 05 AINDA ESTAVA TUDO BEM DIA 06 2 ESTAVAM MORTOS E ELA ESTAVA SANGRANDO LEVEI PRO VETERINARIO ELA AINDA TINHA FETO NA BARRIGA OPERARAM MAIS NAO RESISTIU. ENTAO AGORA SOU MAE DE UM TIGRINHO(NOME GATO)TENHO UMA RECEITA CASEIRA PASSADA PELO VETERINARIO ATE AI TUDO BEM MAIS NOTO QUE XIXI SAI MAIS SO ONTEM A 3 DA MANHA ELE FEZ COCOZINHO MAIS A BARRIGUINHA TA CHEIA DE QUANTO EM QUANTO TEMPO ELE FAZ COCO OU ALEM DO ALGODAO TEM OUTRO TIPO DE ESTIMULO??

Que triste Nayara, mas infelizmente essas coisas acontecem.Bom, vc tem aí uma lembrancinha dela! É normal levar mais tempo entre um cocô e outro até o organismo acostumar! Caso ele pare leve ao vet pra o que está acontecendo!
Boa sorte com seu filhotinho tigrinho! O meu aqui me dá muita alegria!

Veronica disse...

Michelle ,
Obrigado ;Mais eu moro com a minha avô e o meu avó vende leite de vaca . E estas coisas aqui são muito caras ,e a minha avô é e sempre foi contra de eu ficar com as gatinhas . E eu estudo a tarde , não tem ninguém que eu possa deixar para cuidar deles... Me ajude

nayara disse...

Michele é com dor no coraçao que escrevo pra voce dizendo que hoje as 11:30 o meu tigrinho morreu.Doi muito mais a vida continua.Obrigada mesmo assim.

Veronica

Olha, vou te falar uma coisa! Nesse caso, continue dando leite pra ele, mas tente misturar com um pouquinho de água. O leite de vaca não é recomendado pq dá muitos gases no gatinho, vc vai ter que massagear bem a barriguinha delas. Dando basteante amor e carinho pra elas e seguindo os outros conselhos elas com certeza ficarão bem! Faço tudo de acordo com suas possibilidades. E caso precise de mais alguma coisa me avise!
Bj e boa sorte com suas menininhas.

Poxa Nayara,

Que triste! Infelizmente essas coisas acontecem, o importante é que vc tentou e fez tudo que estava a seu alcance! Já passei por essa situação tb, é de cortar o coração!
Fique bem!

Veronica disse...

Michelle,
valeu vou continuar dando leite pra elas so que agora com água.
E mais uma coisa vc sabe porque que qundo termino de alimenta-las elas ficam miando muito e alto?
Xau

Anônimo disse...

meu filho achou um gatinho recen nascido ele estava tao debilitado que nao ficava em pe agora de nao casa de raçao aberta porque e ´ noite entao liguei para a veterinaria dos meus outros gatos adultos ela me orientou que pegasse leite de caixinha e colocasse raçao de gatos e amassar bem e dar ao gatinho de 3em 3horas ele esta bem começou levantar fez coco e xixi e dorme tranquilo

tenho dois gatinhos ja ´ sao adultos foram achados na rua bebes agoras estao acoisa mais linda gordos esadios porque dou remedio d e vermes vitamina indicada pelo veterinario agora achamos outro e vou cuidar com muito carinho.

Nells disse...

Olá,
a minha gata teve filhotes a poucos dias, e ela está com a respiração acelerada e as vezes fica de boca aberta... em uma das noites ela saiu andando com um gatinho pendurado em uma das tetinhas, ela subiu na comoda e ele caiu, miando. Eu mudei a cama de lugar, pra ficar mais proximo da minha cama, e eu reparei que ela tentou comer os filhotes... E continua tentando! Eu estou aqui, morrendo de sono ainda viajiando ela... Ela pode mudar de idéia? Ela fica miando muito, e me olhando, parece que tá pedindo algo.. Eu ainda nao confio, então estou aqui, acordada, vijiando o três bebezinhos. O que faço? Estou totalmente sem condiçoes de ir ao VET. Dicas? Eu li o post, ajudou bastante, mas ainda assim, se tiver algo mais a acrescentar.

Anônimo disse...

boa tarde...
chamo-me Sofia e o meu namorado tem uma gata com 2 anos que teve 3 gatinhos do dia 15 de Abril deste ano e ela depois do parto teve uma complicação, o útero dela ficou de fora e no dia 16 ele caiu sozinho, levei o útero a uma veterinária porque pensava que era uma placenta e ela disse-me que nunca tinha visto um caso assim. A gata não teve qualquer tipo de hemorragia e a medica deu-me um antibiótico e ela já melhorou. mas não pode dar de mamar aos seus gatinhos e sou eu que o estou a fazer... Mas tenho uma duvidas, eles quando mamam ficam muito irrequietos e custam a acalmar, gostava de saber se isso é normal e o que posso fazer para os manter sossegados! Já pensei em por um peluche para pensarem que é a mãe mas não sei se faço bem... pff ajude me.
O leite que eles estão agora a tomar e próprio e comprado num veterinário, mas um deles não consegue mamar pela tetina mas se for no meu dedo com algumas pingas de leite ele consegue mamar...não sei o que fazer com ele... pff ajude me e dê-me algumas dicar de limpeza sem que eles fiquem molhados e com frio...
Obrigado

Olá Sofia

As vezes é normal sim o gatinho ficar nervoso e irriquieto na hora de mamar, afinal de contas nós não somos a mãe e eles estranham! E a fome os deixam assim. Para os que não conseguem mamar vai ser necessário forçar o leite! Qdo acontecia comigo, colocava o leite em uma seringa e com cuidado forçava na boquinha deles, aos poucos eles vão ficando satisfeitos e vão se acalmando.Quanto a limpeza, o algodão úmido é o melhor! É só secar eles depois com algum pano seco.Pq qdo são pequenos eles se sujam muito mesmo. E logo depois da limpeza coloquem eles de novo no lugarzinho aquecido que tudo fica bem!
qquer dúvida a mais pergunte

bj

Michele

Olá nells

Sua gatinha é mãe de primeira viagem? Pode acontecer de ela não ter se acostumado com a iséia de ser mãe e estar estranhando, e tem o fato tb dela estar sentindo ciúmes de vc com os filhotinhos. Mas o que vc está fazendo é certo! Aos poucos ela vai se acostumar com os bebês, mas vai precisar da sua ajuda! Dê mimos e muito carinho pra ela, principalmente qdo ela estiver perto dos filhotes! E se precisar de mais alguma coisa me pergunte!
Bj e boa sorte

Michele

Anônimo disse...

Olaa, a minha gata teve quatro gatinhos e neste momento encontram-se com duas semanitas. Reparei que existe uns com apenas um olhinho aberto e o outro fechado com porcariazinhas, como faço para remove-las sem os magoar?

Os maiores cumprimentos ;)

Olá!!

Olha...é muito simples limpar os olhinhos deles! Vc só vai precisar de um paninho molhado em água morna e muita delicadeza. Eles vão te agradecer! É só passar suavemente na área dos olhos e ir tirando as remelinhas devagarinho! e depois de limpo faça o mesmo com um paninho seco!

bjim!

Anônimo disse...

apartir de quando é que os gatinhos bebès devem ser vacinados e desparasitados?

Michele, adorei seu blog e esse post vai me ajudar muito, estamos com um gatinho abandonado recém nascido e estava com muita dificuldade de trata-lo. minha dúvida é qdo dar vermifugo essas coisas. o gatinho ainda nem abriu o olho , mas parece estar bem saudável.

Anônimo disse...

Boa noite, hoje encontrei uma gatinho que deve ser aproximadamente uma semana no meio da estrada, como não consegui ficar indiferente estou a tentar cuidar dele. Já tenho o leite apropriado e tenho feito as massagens para ele urinar, acontece que num espaço de 12 horas ele ainda não fez fezes (o que me está a deixar realmente preocupada.
Outra duvida que tenho é o facto de ele querer dormir muito. Come e dorme e sou eu que o acordo para comer porque se não ele não acorda. Como é a primeira vez que isto me acontece estou bastante assustada pois tenho medo que ele morra. Obrigada

Ótimo blog, está de parabéns. Hoje encontrei um gatinho abandonado, acho que tem de 1 a 2 semanas, muito fraquinho, não consegue nem andar direito, fiquei com muita pena, trouxe pra casa, espero que o que você escreveu me ajude, porque tenho medo que ele não posso sobreviver :( Irei seguir cada passo e fazer de tudo para que ele sobreviva.

Anônimo disse...

Meu gatinho recém-nascido faz as necessidades todas as vezes que o alimento, e faz cocô bem pastoso, isso é normal por conta da comida que é o leite? Obrigada.

Olá...

Desculpe a demora em responder vcs, mas estou com um filhotinho aqui em casa também! Exige paciencia e atenção!
Respondendo:
Bebezinhos dormem muito mesmo!! É super normal, e o cocôzinho tb, fica bem pastoso, só começa a ficar normal qdo vc inserir ração na dieta dele!
Giselle, Obrigada! Fique tranquila! Gatinhos são frágeis mesmo, mas vc consegue! Tenho certeza! Depois escreva e me mantenha informada!

Anônimo disse...

Eu achei um gato ainda com os olhos fechados e com o cordão umbilical na barriga, numa pequena rua... Vou tentar que ele esteja vivo no quentinho dos cobertores...

Edione disse...

Oi Michele. Há 3 dias encontrei 4 filhotes recém nascidos abandonados na rua e não tive como ignorá-los. Trouxe-os pra casa e estou mantendo-os numa caixa de papelão e dando leite semidesnatado em uma chuquinha. Três sugam com vontade, mas há um que rejeita, e eu o obrigo. Tomara que sobrevivam. Tenho uma cadela que os lambe, será que isso resolve o problema da massagem? Tenho observado que há fezes na caixa, porém não observei se todos estão fazendo suas necessidades normalmente. Não tenho como observá-los e nem alimentá-los de 3 em 3 horas pois não tenho tempo: trabalho, filhos...Mas se puder me dar dicas, ficarei agradecida, pois quero que sobrevivam. Abraços.

Olá Edione,

Acho que vc já está no caminho certo! O fato da cadela ajudar é ótimo, pois eles vão se sentir cuidados. Continue obrigando o que não que comer a mamar, é assim mesmo! Fora isso é só continuar dando carinho, alimento e mantendo eles num local aquecido e limpo que não haverá problema! Tenho certeza que com tanto carinho eles sobreviverão! Dependendo do tamanho deles, pode amolecer um pouquinho de ração(para filhotes)e bater com o leite para deixar eles mais saciados!
Parabéns pela atitude e boa sorte!

Anônimo disse...

Boa Noite !!!

Possuo três filhotinhos de gatinhos que não são mais amamentados, pois secou o leite da mãe.
No entanto, eles não perderam o costume de mamar e estão desta forma mamando em outra gata que não é a mãe deles e não possue leite.

Há possibilidade dos gatinhos estimular o leite na gata que não é a mãe mais deles ????

Estou muito preocupada, acho que os bebês(gatinhos) estão o machucando, pois o peitinhos da gatinha estão inchados !!!


Muito Obrigada pela atenção
Aguardo retorno
Mª Eduarda

Anônimo disse...

Estou muito triste. Resgatei no dia 07 dois filhotes ainda com cordão umbilical. Hoje um deles começou a ficar estranho.Cambaleava, fezes amarelas e moles. A veterinaria prescreveu amoxicilina e soro caseiro. Horas depois da medicação mamou normalmente, mas ainda estava cambaleando. As 02:38 o perdi e não entendo onde foi que errei. Estou sofrendo muito com tudo isso e com medo do outro gatinho ter o mesmo destino. O que pode ter acontecido com ele? O que fiz de errado? Cristina

Olá cristina,

É muito triste perder um animalzinho que está sob nossos cuidados! Mas pense que sua parte vc fez e muito bem feita. Infelizmente é normal acontecerem essas coisas, pq recém nascidos são muito frágeis, e pelo visto estes que vc pegou nem chegou a mamar na mãe! Mas tenho certeza que o outro sobreviverá! Continue dando todo seu carinho e atenção que o retorno virá!Daqui pra frente a situação melhora, pois o tempo está passando e a imunidade dele aumentando!
Boa sorte e não se culpe!

Anônimo disse...

Michele, obrigada pelas palavras. Saiba que as mesmas trouxeram conforto e esperança. Muito obrigada mesmo!!!! A manterei informada sobre o outro gatinho, que acredito ser uma gatinha. Abraços fraternais, Cristina

Anônimo disse...

minha mãe acho uma gata ano passado mais não era recem-nascida já era um pouco grande!!! o nome dela é Cristal ela era bem pequena , na minha rua tem mais de 10 gatos e gatas teve um dia que eu acordei de madrugada com uns miados que não era da Cristal dai eu sai lá fora e tinha 2 gatoes um loiro e um inteiro preto , alguns dia dps a Cristal só queria ficar dentro do armario só que eu não sabia que ela estava gravida dai no outro dia quando eu acordei tinha 3 filhotinhos mamando nela nenhum ficava com os olhinhos abertos e se eu colosse eles no chão eles ficavam miando e não consiguiam se levantar claro que eu fiquei com dó e coloquei eles com a mamãe para mamar , dai hojr dia 22/07/11 elas já estão bem grandes nasceram todas meninas só que eu peguei amor nelas e meu pai não gosta de gatos eu tenho 11 anos e minha mãe tbm se apaixonou por elas e meu pai disse que vai matar eles se minha mãe não doar elas e tem uma que é a Claudeth que é a menor ela só fica com a mamãe ela tem medo de sair na rua e as outras 2 já saiem por conta propria e eu amo muito elas e não quero que meu pai mate elas mais tbm não quero doar elas quando na escola minhas amigas e eu ficamos de mal e meus pais brigam eu tenho vontade de pegar minhas 4 gatinahs a ração roupa para mim coberta para nós não passarmos frio e ir embora bem longe dali mais eu sei que eu não posso fazer isso !!!!!!! e minha mãe trabalha de madrugada e ontem de madrugada os gatos vieram e minha mãe não consiguiu dormir ela já ta acordada faz 24 horas e eu acordei de madrugada e vi minha mãe chorando e eu fui perguntar oque era pq eu não sabia que ela não tinha dormido e ela começou a gritar : eu não mereço isso eu tenho que dormir daki 30 minutos eu tenho que ir trabalhar e não consigui dormir eu vou doar esses gatos por mais que eu ame elas eu não aguento mais !!! dai eu falei vc não pode fazer isso eu amo muito elas e eu vou ficar muito mais muito triste se vc doar elas dai eu fui correndo para o meu quarto deitei na minha cama e comecei a chorar que nem louca dai minha mãe foi atras de mim e me explicou que ela não tem mais condiçoes de cuidar delas dai ela falou eu estava com febre e eu não pode ficar triste desse jeito dai ela falou: amanha quando eu chegar do meu trabalho eu procuro pet shop para doar elas, dai ela falou : mais pq vc não quer que eu doue elas? dai eu falei : pq eu amo ela e vou sintir muitas saudades dai ela falou mais umas coisas e disse para mim ir dormir no quarto dela eu estava des das 3:00 da manha assistindo tv até 10:30 da manha e dps eu fiquei procurando pet shop para doar minhas gatinhas lindas agora eu preciso ir pq eu tenho que aproveita elas não é? eu vou sentir muitas saudades mais eu prefiro que elas fiquem com uma pessoa que ame elas que nem eu amei do que ver elas mortas com veneno pq os vizinhos já estão reclamando do barulho que elas fazem de madrugada !!!!!!!!!! AGORA DEIXA EU IR PQ EU TENHO QUE APROVEITAR CADA SEGUNDO QUE ELAS ESTIVEREM AKI , MAIS LEMBRANDO QUE EU NÃO VOU DOAR ELAS PARA QUALQUER UM AI NA RUA EU PROMETO , EU AMO ELAS PQ EU FARIA UMA COISA DESSAS QUE NEM OUTRAS PESSOAS QUE NÃO TEM SENTIMENTO !! AGORA EU PRECISO IIRRRR


BJS ISABELLE

Anônimo disse...

Boa tarde a todos... preciso de ajuda!
Tenho 4 gatos e ontem encntrei um gato bebe, 1mes +/- sozinho na rua e super meigo.
Esta noite não preguei olho pois ele te uma energia infindavel e para minha surpresa estava sempre a procura a minha pele para mamar!!! como posso atenuar esta necessidade do gatinho?
Obg.

Anônimo disse...

OLÁ EU GOSTARIA DE SABER SE O GATINHO QUANDO NASCE ELE CONSEGUE MAMA NA MÃE, PORQUE O OUTRO GATINHO DA PRIMEIRA CRIA, MORREU, E AGORA TEVE NOVAMENTE , E ESTOU COM MEDO QUE ELA VNHA MORRER , POIS EU SÓ O VEJO PERTIMHO DA MÃE , MAS NÃO OS VEJO MAMANDO. O QUE FAÇO

olá

Geralmente os gatinhos acham um jeito de mamar, mas a gente sempre pode dar uma ajudinha, forçando ele a pegar a tetinha da mãe!! Caso ele não mame, vc terá que fazer a sua parte e dar mamadeira pra que ele não morra!!! QQuer coisa me avise!

Anônimo disse...

Ola ,moro aqui no japão em uma casa antiga que os gatos entram por algum buraco,bem la costumam dar cria no forro que infelizmente tem as paredes ocas e na semana passada ouvimos miado muito perto fomos abrir um buraco na parede e resgatamos 4 gatinhos recem nascidos como ano passado ocorreu o mesmo mas caiu somente 1 gatinho eu acabei ficando com ele e hj é um gatão lindo...voltando aos filhotes estavam bem e eu estava dando leite proprio para gato mas alimentava eles não de 3 em 3 hrs porque trabalho e ficava dificil, então dava mamadeira e deixava eles sugarem até largar porque pensava que podia ,mas ontem começou a diarreia em 1 mas logo os outros tambem estavam ,imadiatamente levei ao veterinario que fez o exame de fezes em todos , colocou soro e deu remedio para dar junto ao leite 3 vezes dia ,ah tambem disse que eles estão tomando muito leite que talvez seja esse o motivo e não me deu muitas esperanças....segui todas as recomendações do medico mas infelizmente hj 2 não resistiram , agora estou om 2 que estão mais fortinhos ,mas hj o meu gato maior tambem começou a ter diarreia e estou muito preocupada, mesmo sabendo q ele esta com a vacinação toda em dia, queria uma luz tanto para que os outros sobrevivam e o meu gato melhore o que devo fazer? não sabia que tinha q manter separado achei que ele estando perto sentitiam menos a falta da mãe.....outra pergunta como cuidei dos gatinho , limpei as sujeiras , corro algum risco de pegar alguma doença? obrigado..

Anônimo disse...

meu nome e fabiula eu achei um gato recem nascido que foi abandonado,eu trouxe ele pra casa mas nao sei direito como cuidar,como eu alimento, que comida eu do,etc.me ajuda eu quero que este gato seja saudavel forte e feliz.

Anônimo disse...

Olà Preciso de sua ajuda....
Eu encontrei dois gatinhois na rua ontem, e nao sei o que fazer, pelo visto devem ter umas 3 a 4 seamanas, abriram os olhinhos agora, eu comprei uma papinha de desmame, mas um nao quero comer, o outro como um pouquinho e depois nao quer comer mais, so chora...estav dando leite de vaca com agua tbm, mas nem sempre ele aceita...gosatria de saber se estou fazendo a coisa certa, por favor me ajude?Eu estou comida de 3 em 3 ou 4 em 4 horas, ou a papinha ou dou leite na seringa pelo menos uma seringa...de quanto em qaunto tempo alimento eles?Qtas vezes dou essa papinha?Eu coloquei uma garrafa com agua quente na caixa, esta certo?Eu hoje a tarde estimulei o xixi com um paninho morno e eles fizzeram e gostaram, quantas vezes eu faço isso por dia?Eu infelizmente tenho que começar a trabalhar e nao sei o que faço com eles, pq sei que precisa de carinho, atençao e disponiblidade, tenho medo de morrem, me ajuda,,,,o que eu faço com o que nao quer comer?eu posso forçar a comida? dar com seringa mesmo que nao queira?Me ajuda.... Aguardo seu retorno anciosa...obrigada pelo post maravilhoso e pelas dicas!

Yasmin Ramos disse...

Olà Preciso de sua ajuda....
Eu encontrei dois gatinhois na rua ontem, e nao sei o que fazer, pelo visto devem ter umas 3 a 4 seamanas, abriram os olhinhos agora, eu comprei uma papinha de desmame, mas um nao quero comer, o outro como um pouquinho e depois nao quer comer mais, so chora...estav dando leite de vaca com agua tbm, mas nem sempre ele aceita...gosatria de saber se estou fazendo a coisa certa, por favor me ajude?Eu estou comida de 3 em 3 ou 4 em 4 horas, ou a papinha ou dou leite na seringa pelo menos uma seringa...de quanto em qaunto tempo alimento eles?Qtas vezes dou essa papinha?Eu coloquei uma garrafa com agua quente na caixa, esta certo?Eu hoje a tarde estimulei o xixi com um paninho morno e eles fizzeram e gostaram, quantas vezes eu faço isso por dia?Eu infelizmente tenho que começar a trabalhar e nao sei o que faço com eles, pq sei que precisa de carinho, atençao e disponiblidade, tenho medo de morrem, me ajuda,,,,o que eu faço com o que nao quer comer?eu posso forçar a comida? dar com seringa mesmo que nao queira?Me ajuda.... Aguardo seu retorno anciosa...obrigada pelo post maravilhoso e pelas dicas!

Rafaela silva disse...

ola,
meu nome é rafaela e nesta semana peguei um gato abandonado de, estimo eu, 1 semana. Graças ao seu artigo, comprei uma mamadeira e leite especial para gatos- que eu nem sabia que existia.
por mais que eu adore gatinho filhotes, nao deixo de me preocupar comigo mesma e com a minha familia. por isso, gostaria de saber como se recomenda fazer a assepsia do local onde o gatinho está instalado- que coincidentemente é o meu quarto!!!- pois como qualquer outro animal, ele urina e (irá) defeca(r).

muito grata

Rafaela Silva

Olá Yasmin

Você está fazendo tudo certinho.Continue fazendo exatamente igual! Não tenha medo. POde ir trabalhar sossegada, só deixe eles fechados em um cantinho quentinho que eles se viram! Quanto ao que não quer comer, continue forçando! Eles já devem estar com uma resistência boa, pela idade!
qquer fato fora do normal pode me gritar que eu farei o máximo pra ajudar! Mas pelo que pude ver, o principal eles já tem: seu carinho, dedicação e amor, e essa é a parte mais importante!

bjim!

Olá Rafaela,
Isso é importante sim! Inclusive pra ele tb. Gatos tb não gostam de ambientes sujos, por isso eles sempre começam a usar a caixinha desde cedo e fazem questão dela sempre limpa! Faça a limpeza normal no sue quarto e sempre que vc cuidar dele higienize bastante suas mãos antes e principalmente depois, pq sempre tem um tempinho pra gente se assegurar que o gatinho não tem nenhuma doença! Caso vc tenha um banheiro extra ou um quartinho sem uso em casa, seria o lugar ideal pra colocá-lo, até pra ele se acostumar com o ambiente tb!

Boa sorte e qquer coisa a mais pergunte!

E obrigada pela boa ação! Que seu novo amigo(a) te traga muita alegria assim como os meus aqui fizeram!

OI PESSOAL! POSSO AFIRMAR QUE TUDO O QUE APRENDI AQUI ME AJUDOU MUITO! MINHA GATA DEU CRIA DE 4 GATINHOS, SÓ QUE ELA NÃO QUIS CUIDAR DE NENHUM, NEM MESMO CORTAR O CORDÃO UMBILICAL (FIZ COM UMA TESOURA ESTERILIZADA). BOM, SEGUINDO OS PROCEDIMENTOS, OS GATINHOS ATÉ HOJE (NASCERAM DIA 14) ESTÃO BEM! DOU O LEITE COM CONTA GOTAS, ELES MAMAM BEM E OS AQUEÇO COM GARRAFAS PET. E PROCURO SEMPRE DEIXÁ-LOS SENTINDO O CALOR DO MEU CORPO.
GENTE, SE ALGUÉM TEM ALGUM CONSELHO, VOU ACEITAR!
CONTINUAREI A INFORMAR A SAÚDE DELES E VOU POSTAR FOTOS!!!
OBRIGADA!

Yasmin Ramos disse...

Ola querida...
Amor nao falta isso com certeza, eu sou apaixonada por animais...tenho uma nova duvida, bebendo somente o leite eles vao fazer coco?tem um gatinho que fez creio que foi decorrente da papinha que eu dei nos primeiro dias, mas tem outro que nunca fez nao sei se isso è normal, eles fazem muito xixi e agora estao fazendo sozinhos, mas tenho preocupaçao quanto isso, no mais estao tranquilos, aprendendo a andar e brincar e sempre quando chego ficam fazendo auqele barulhinho pra mim, de carinho sabe?Eu nao estou mais trabalhando recusei um trabalho pq nao tinha com quem deixar eles, e eles comem a cada 3h eu posso aumentar para 4h ou 5h?Obrigada por me responder e por sua atençao viu?sao poucas as pessoas que se oferecem assim de bom coraçao para ajudar, vc esta de parabens pelo blog magnifico viu?Obrigada!!!Deus abençoe

Olá Yasmin,

Obrigada, eu sei as vezes como é difícil qdo a gente se depara com essas fofuras, completamente frágeis e dependentes da gente! E como é bom ver eles se desenvolvendo e ficando cada dia mais espertos e felizes.E por experiencia própria eu sei que vale a pena cada esforço nosso com eles! Os meus aqui são minha alegria. A melhor sensação é chegar em casa e escutar o coral de mios e ronronados pra gente!
Respondendo a sua pergunta, não é normal o gatinho não fazer cocô! Vc vai ter que estimular bem ele e em último caso se ele não fizer (o que já aconteceu com um dos meus) vai ter que apelar pra seringuinha com agua morna! e qto ao espaço de tempo entre uma mamada e outra pode ir aumentando sim...é até melhor! Caso queira saber mais sobre o procedimento usado no gatinho entupido (rsrs), me envie um email que eu te retorno! michelemota22@hotmail.com

bjs e obrigada!

irma_keline disse...

achei um gato de 3 dias de vida a mamãe dele teve 4 mais dois nasceu morto e o outro morreu afogado na lama, eu só consegui salvar um bb, então eu acho que ele é muito novo pra viver, mais ja estou com ele ah 2 dias e ele ta vivinho, eu estou dando leite de marcado no frasco de dipirona, é muito ruim pq o bico é duro, eu quero saber se vcs sabem se existe mamadeira para recem nascidos e de quantas em quantas horas eu posso alimenta-lo. OBG!!!

Anônimo disse...

Olá eu me chamo João Victor, tenho 12 anos, e Minha gatinha teve filhotes a +/- duas semanas, so q ocorreu um pequeno problema, a minha gata levou 3 dos 4 gatinhos embora e ninguem sabe pra onde... T_T
eu estou com um dos filhotes e cuidar dele está sendo bem difícil, eu tenho muitos gatos aqui em casa 16 eu axo O.O (adoro animais :P), e tipow, ele mia bastante chega ate a dar raiva mas eu sei q eut enho q ser paciente...
Estou seguindo as dicas do seu Blog q é ótimo, executei a massagem na barriguinha dele e ele conseguiu fazer um pouco de xixi e axo que soutou um pum :S, estou dando leite de gado com agua como o recomendado, isso ocorreu hj e eu estou com medo ele parou mais de miar depois da massagem, até dormiu, mas a minha principal preocupação depois disso tudo, é com o coco q eu nunca percebi, com os outros filhotes q eu tive q estão super saudáveis e fortes, cocozinho nos panos da caminha antes de umas 2~3 semanas, isso é normal ??? (desculpa falar tanto so para perguntar isso mas porfavor me ajuda *.*

Adriana disse...

Oi preciso de ajuda minha gata teve 5 filhotes e 4 dias depois ao voutar de suas saidas começou a passar mal e logo morreu acredito que tenha comido alguma coisa na rua envenenada pelo modo que morreu foi tudo muito rapido, fiquei morrendo de medo que os filhotes tivessem sido envenenados pois minutos antes ela estava amamentando eles quando começou a passar mal.A tristeza em casa foi enorme e a preocupação em como cuidar dos filhotes que nem tinhão aberto os olhinhos foi maior ainda como onde moro a cidade não tem recursos tenho procedido da seguinte maneira:estou dando leite de supermecado misturado com um pouco de agua,passo o algodão molhado pra estimular o xixi mas ando preocupada por que eles tem chorado muito e acho que estão com dor de barriga 3 já estão fazendo cocô mas 2 ainda não isso está me deixando muito preocupada,mas eles estão uma gracinha com os olhinhos abertos e gordinho converso com eles quando estou cuidando deles e parece que eles estão me vendo e ouvindo isso me emociona muito.Gostaria de saber se meus procedimentos estão coretos? Tomei a liberdade de ler algumas perguntas e resposta da pagina e gostaria muito que vc me retornace Michele.Obrigada att. Adriana

Oi João Vitor..
Que bom, vc gosta mesmo de animais! Então, primeiro, é normal a sua gata ter levado os filhotes pra longe, principalmente pq vc tem muitos gatos em casa, é um tipo de proteção entende? Quanto a que ficou aí, vc está fazendo tudo bem certinho, mas fique atento ao cocô...caso ele comece a ficar muito inchado e pançudo vc vai ter que tomar alguma providencia! Mas só seu carinho e dedicação já vão fazer ele ficar bem!
qualquer coisa a mais pergunte!

bj e parabéns pelo novo bebê!

Olá Adriana,
Pelo que vc disse está no caminho certo! Tem muita gente má no mundo e o que fizeram com sua gatinha me revolta! Mas graças a Deus existem pessoas como vc que se importam e cuidam dessas coisinhas lindas! Essa fase agora é meio complicada, os bebês exigem muita dedicação, mas logo estarão pulando pela casa toda! Pode ter certeza que eles confiam em vc e sabem que vc é a mãe substituta! Só fique atenta aos dois que ainda não fizeram cocô...continue com a massagem ! Fora isso, nem tem mais o que fazer, só o seu amor e cuidado vai mantê-los bem! Depois envie fotos! Quero fazer um mural dos bebÊs do blog!

Anônimo disse...

Boa Noite, por gentileza eu tenho uma gata que deu cria a um único filhotinho ontem 24.10 porem ela o rejeitou . O peguei e coloquei dentro de casa numa caminha forrado com uma toalha de banho e bolsa de água quente estou alimentando esta coisinha linda com PetMilk a cada 3 horas minha duvida é a seguinte depois de alimenta-lo noto que ele(a) começa a babar um pouquinho é normal? Quanto as necessidades ele (A) ja fez 3x mas xixi eu ainda não vi, tb é normal? Ajude-me . Bjs

Anônimo disse...

Boa Noite, por gentileza eu tenho uma gata que deu cria a um único filhotinho ontem 24.10 porem ela o rejeitou . O peguei e coloquei dentro de casa numa caminha forrado com uma toalha de banho e bolsa de água quente estou alimentando esta coisinha linda com PetMilk a cada 3 horas minha duvida é a seguinte depois de alimenta-lo noto que ele(a) começa a babar um pouquinho é normal? Quanto as necessidades ele (A) ja fez 3x mas xixi eu ainda não vi, tb é normal? Ajude-me . Bjs

Oi,
Olha, nem preciso dizer muito! Vc está fazendo tudo certinho e tudo que perguntou é normal! Ele é muito pequenininho ainda e pelo visto já está se saindo super bem! Continue com esses cuidados que logo ele já estará mais independente!
E talvez tente uma aproximação dele com a mãe, quem sabe ela não aceite?

Anônimo disse...

Boa Noite!
Me chamo Ana Paula.
Há 8 dias encontrei uma caixa com 6 gatinhos recém-nascidos numa rua e levei-os para minha casa.
Tomei as medidas corretas de consultar um veterinário
estou dando leite "NAN 01" pra os gatinhos numa mamadeirinha umas 6 vezes ao dia, cada um mama umas 5ml por vez.
Depois estimulamos eles a fazerem xixi e fezes com um algodão e água morna.
E coloco eles para dormir próximo a um aquecedor a noite, para mantê-los aquecidos.
Eles estavam com as fezes moles, quase dor de barriga e de ontem pra cá pararam de fazer coco, estão fazendo só xixi mesmo quando massageamos a barriga deles. Estou sem saber o que fazer!
você acha que pode ter acontecido alguma coisa?
Existe alguma coisa que eu possa fazer para estimulá-los a fazer coco de novo?
Vi este vídeo num site http://www.youtube.com/watch?v=Y3eNzfTojLU&feature=related)
e gostaria de saber o que me diz, se é aconselhado fazer isto ou se procuro um veterinário?
E gostaria de saber também quanto tempo normalmente eles podem ficar sem fazer coco?

Desde já agradeço por sua ajuda!
Ana Paula

Olá Ana Paula,

Bem bacana o vídeo, é assim mesmo, Talvez com um pouquinho mais de delicadeza, mas a base e essa sim! O cocô mole é normal, aos poucos vai melhorando e a ausência, por uns 2 ou 3 dias tb, mas continue observando! Mas fique sossegada, vc está fazendo certinho!
Parabéns e qualquer dúvida pergunte.

Jenifer Lopes disse...

Olá Michele

Meu nome é Jenifer Lopes, ontem, minha gatinha deu cria, e ocorreu tudo ótimo, procurei me informar como dar cuidados aos bexaninhos(as), mas só tenho 11 anos e não sei como fazer isso do jeito correto pois ela rejeitou um dos 4 filhotinhos e agora está aqui cmg.
minha mesada acabou e aqui em itajaí - sc leite de cabra é caro, então só pense o de gatinhos?
preparei uma caixinha com pedaço de cobretor microfibra(não sei se é mto quente para ele,pf me diz)com uma garrafinha com agua morna e minha mãe cuida dele qdo estudo.Não prego os olhos a noite para cuidar dele.dou uma mistura com leite integral,mel farinha lactea, gema amassada, e outras coisas q foi receitado pelo veterinario e ele(a) já fez o 2 uma vez, porém bem poquinho e xixi agora a pouco. Estou preocupada com ele(a), mas isso é normal?

Desde Sempre

Obrigada

Sandra Fonseca da Silva disse...

Olá...passando por aqui ví vária histórias diferentes e hoje eu estou passando por uma situação difícil.
Em frente da minha casa numa ruazinha tinha uma gatinha muito lindinha que estava tendo filhotes na rua na qual o dono pra mim não cuidou direito.
Peguei a gata e levei pra casa..sendo que eu tenho mais um casal de gatos já adultos.
Tudo bem...cuidei da mãe e dos filhotes um fim de semana.
Passado este tempo o dono veio querendo a gata com os filhotes e me falando que iria cuidar.
Eu com dor no coração devolvi a gata...passado duas semanas eis a surpresa.
Fiquei sabendo que a gata ...mãe dos filhotes tinha sido atropelada e morrido.
Fiquei muito triste e chateada com o dono dela.
Fui até a casa do dono e peguei os filhotes levando pra minha casa.
Estou cuidando e fazendo de tudo o possível sendo que eles estão fazendo 15 dias que nasceram.
Tenho chorado muito pensando na gata que não merecia ser tratada assim.
Como todos os animais não devem ser tratados desta maneira.
A pessoa que atropelou tinha visto ela no meio da rua...e esta rua não tem muito movimento de carros....mas como a gata não saiu do meio da rua ela sem dó nenhum meteu o carro em cima da gata e a gata morreu na hora.
Como pode né uma pessoa normal fazer isso.
Esta pessoa não é normal pra mim.

Mas agora estou procurando fazer minha parte cuidando dos filhotes dela, pois assim fico mais confortada e tenho certeza de onde a mãe deles estiver com certeza ela vai estar me agradecendo isso...pois quando ela esteve em casa ela gostou muito...comeu e bebeu do bom e do melhor.
E sempre ela vinha atrás de mim pedindo carinho e ficava roncando de felicidade.

Tenho certeza que vou conseguir passar desta....eu tenho mais dois gatos mas os gatos não chegaram a ficar com os filhotes...um deles que é macho chegou a cheirar os filhotes, mas não entrou na caixa.

Estou triste pela gata, mas estou feliz por ter pego os gatinhos e poder cuidar deles.

Sandra Fonseca da Silva

Silvana disse...

Bom dia Micheli.Vi uma abençoada p ñ dizer ao contrario jogar um gatinho no mato. Estava longe mais eu ñ poderia deixar de socorre aquele podre bichinho miando naquele sol.Trouxe ele p/casa.Isso aconteceu no dia 26/10.Estou dando leite de cx na chuca mais o q esta mais nos preocupando é o fato de ñ ter feito coco ainda.Ele esta com olhos aberto se parece com os da sua segunda foto acima.Vou doar mais ainda ñ apareceu ninguém e tenho duas filhas uma de 6 e outra de 16 elas querem ele pois estam maravilhadas pois nunca tivemos um bichinho de estimaçao.Mais meu marido ñ quer,e saimos muito.Mais qto ao coco o q fazemos? bjus obrigado.
Aguardo sua resposta.
Silvana

Olá Sandra,

Ficar sem fazer cocô por alguns dias é normal, mas é bom começar a fazer massagem com uma algodão úmido na barriguinha dele, para estimular o intestino! É isso que a gata mãe faz ao lamber os filhotes! Quanto ao leite, melhor desnatado ou acrescentar um pouquinho de água no integral, pois pode dar dor de barriga. E logo mais é bom acrescentar ração para gatos bebês na dieta dele... Mas no mais está tudo ótimo, pelo menos ele achou alguém com um bom coração!

cristiane disse...

oi,achei um gato de +/-3semanas mas ele nao quer tomar leite e so chora oque eu fasso?

Oi Cristiane,

Como vc está tentando dar o leite pra ele? Pode ser dor de barriga, ou qualquer outra coisa! O mais aconselhável é levá-lo ao veterinário o mais rápido que puder pra ver o que está acontecendo com ele.
bjs e boa sorte

Anônimo disse...

Socorro!!! Socorro!!!
Oi me chamo Stéphanie. Achei duas gatinhas em um lote perto de casa, alimentei e limpei como explicado aqui só os olhinhos q estou tendo muita dificuldade de limpa. E uma delas que nunca abria os olhos, resolvi forçar um pouquinho pra limpar mesmo esperniando. Limpei tudinho e percebi que a remela e as bolhas de pus q saíam de seus olhinhos estão cheias de vermesinhos!!! O olho tá normal e eu testei movimentando o dedo parece que ela ainda encherga, mas o q eu faço??? como vou saber se n ficou nenhum verme? eles são muito pequenos!! tem algo q eu possa passar q mate eles mas q não cegue ela??? desde já obrigada!

Stéphanie,
Leve para o veterinário o mais rápido possível. Não tente limpar sozinha, pois agora é uma questão de saúde da gatinha!Provavelmente vai ser preciso retirar todos os vermes e aplicar um remedinho nos olhos do gatinho!
Bj e boa sorte

Anônimo disse...

ganhei um gatinho siames que deve ter 1 mes não sei ao certo,ele chegou bem aqui estava com a mãe a pessoa que me deu disse que ele já comia ,mas pelo que vi ele só quer leite ,e de dois dias para cá ele esta muito molinho quase não se meche só fica dormindo e quando acorda chora muito, não sei o que faço por favor me oriente

rio de janeiro disse...

o minha gata chegou aqui a 12 dias ela teve filhote a 10 dias ela não deixa eu entrar no quarto o que eu faso

Olá...

Caso ela seja nova no ambiente é super normal. Gatos precisam confiar pra permitir uma aproximação maior. Tente dar alguns agradinhos pra ela e fique longe dos filhotes por uns dias. Logo ela se acostuma com vc!
bjs e boa sorte com os bebês

Ellen disse...

Olá,

tenho uma gatinha que é criada no meu quintal, raramente entra em casa e sempre viveu muito bem assim. Há dois dias ela teve 4 filhotinhos, um infelizmente faleceu pois perdeu muito sangue pelo cordao umbilical. Os outros 3 estão aqui comigo. O único problema é que a minha gatinha desapareceu e apesar de ser criada em quintal, ela raramente faz isso. Eles choram/miam o tempo inteiro, só param quando dormem. No momento não tenho material para fazer o leite substituto e estou dando leite de caixinha diluido em água e uma pitadinha de sal por recomendação de uma amiga. Estou fazendo errado? Coloquei os filhotinhos em uma cestinha com cobertores e uma luminária em cima para mantê-los aquecidos. Estou um pouco apavorada, pois não tenho experiência e eles são muito pequenininhos e frágeis. Não abriram os olhinhos ainda e mal conseguem ficar de pé. Não sei se é normal ou se eles são prematuros, pois são realmente muito pequenos. Moro numa cidade pequena e o veterinário é de difícil acesso. Preciso de ajuda, não quero deixá-los morrer.
Desde já, Obrigada.

Ellen disse...

Ah, e tem mais um detalhe. O que eu faço pra cuidar do cordão umbilical deles? Tem um que ainda ta com uma parte bem grande pro lado de fora. Os outros estão sequinhos mas ainda não caíram.

Anônimo disse...

Minha mãe encontrou quatro gatos com poucos dias de vida, infelizmente a mão deles foi morta a exatamente uma semana e somente hoje que eles foram encontrados, dois já estavam mortos e os outros dois estão muito debilitados, mas estamos fazendo de tudo para que eles sobrevivam. Não temos como levá-los no veterinário. O que devemos fazer?

Anônimo disse...

minha gata criou hj oque eu faço porfavor quero respostas grata bjs

Anônimo disse...

eu adotei uma gatinha que estava vivendo em uma escola publica, ela ja tem um mes e fara um mes e uma semana na segunda, da para eu dar para ela leite normal de vaca?

Anônimo disse...

Olá! Na madrugada de ontem apareceu um gatinho na porta da minha casa, ele é bem novinho, mas já tem alguns dentinhos e o olho aberto! Porém, não tenho condições de leva-lo ao veterinário, mas estou mantendo ele aquecido e estou dando leite de cabra pra ele com uma seringa, ele está rejeitando. Então peguei a ração cortei ela em pedacinhos bem pequenos e molhei no leite até ela ficar bem macia e fácil de mastigar, ele está comendo os grãos de pouco em pouco, mas ainda assim, procura um jeito de mamar no meu colo rs, ele ainda não fez coco nem xixi =/ estou preocupada com ele. vou tentar fazer a receita que vc postou ^^ Tem mais alguma coisa que eu possa fazer para ajuda-lo? me parte o coração ver ele tentando mamar =( mas vou fazer de tudo pra ele sobreviver! Já tenho um gato adulto, e um filhote de 4 meses, arteiros que só! Espero que esse pequeno sobreviva *__*

Anônimo disse...

OLA, EU TENHO UMA GATINHA COM 2 MESES NO MAXIMO, ELA E NOVA NA MINHA CASA, VEIO HA 1 DIA, E EU QUERIA QUE ELA NAO TIVE-SE MEDO DE MIM, POIS NUNCA LHES FIZ MAL. ELA CADA VEZ QUE EU ME APROXIMO DELA, ELA ASSANHA-SE TODA.
P.S: O QUE FAÇO? PEÇO QUE ME RESPINDAM DEPRESSA. :P

ana cristina carvalho disse...

resgatei 3 gatinhos,estavam todos cheios de vareja,2 morreram,mas sobrou 1.estou dando leite de cabra puro,de 3 em 3 horas.esta bem aquecido.será que vai viver.tem 6 dias hoje.esta com 1 olho aberto e 1 fechado.só fez xixi até agora,tenho medo que morra por nao fazer coco.que eu faço.já estimulei com algodão morno mas nada.me ajudem.já levei no vet e gastei até o que nao tinha.

crislaine disse...

ola boa tarde,meu marido achou um filhotinho de gato na rua,ja tentamos dar leite ração mais ele não come nada estou preucupada oq posso dar para ele comer ele chegou 10:00 da noite agora ja são 4:20 da tarde e lele não comeu nada ainda...por favor me ajudem
DEUS me livre ele não pode morrer ele esta subistituindo um gato da familia que morreu,minha filha ficou até donte poriso...
me ajudem...

gIOVANA disse...

olá,me chamo giovana,uma gata deixou um gato aqui na minha casa e eu acho q ele tem 7 dias de vida e nao sei direito o q fazer.Posso dar leite de caixinha com agua para ele?,nao vai fazer mal?,por que eu fiz isso,ele estava chorando muito.
Essa gata tinha deixado mais 3 gatos aqui mas levou esses 3 e deixou esse aqui,o q eu faço?
obrigada

gIOVANA disse...

oBRIGADA,mas a gata ja veio buscar o gatinho.

Ana Letícia disse...

olá
Meu nome é Ana Letícia e achei um gatinho,
levei ele no veterinário e ele falou que ele tinha mais ou menos uns 20 dias. Perguntei oque dar de comer para ele, ele me disse que era pra dar leite condensado, gema de ovo, agua e iorgute natural.Mas não acho que seja bom dar isso.
E também queria saber como e que eu faço para tirar as pulgas dele, ele está cheio.
se puderfalar comigo por e-mail é melhor.
leticia_bms@hotmail.com

Ewbank Catherine disse...

Porfavor, ME AJUDEM!!
Eu e minha prima encontramos 1 gatinho de mais ou menos 3 dias,e nós não sabemos : Como alimentar,como cuidar; Nós temos 11 e 12 anos .
Precisamos de ajuda pois eram 2 e um ja morreu, ficamos muito tristes. E agente acha que o outro não vai sobreviver também e precisamos da ajuda de vocês urgente, pois a mae deles, deu cria e abandonou ; Nos ajudem o mais rapido possivel, poorfavor!

Ewbank Catherine disse...

NOS AJUDE É EMERGENTE SOCORRO,PRECISAMOS DE AJUDA .
Eu e minha prima encontramos 1 gatinho no forro da casa de minha prima, e a mae abandonou . e não sabemos cuidar, nem como alimentar ..
Nos dê uma receita, uma coisa pra poder dar a ele como nós ja lemos que o leite de mercado faz mal ... Porfavor nos ajuda é emergente ; pois nós temos 11 e 12 anos . e não temos como levalo no veterinário
nos ajude!
Porfavor, não queremos menos uma vida ;

Contatos por msn : ratinho.pelado@hotmail.com &&' natty.lu.luiza@hotmail.com

Nos ajude!

Ewbank Catherine disse...

Nos ajude!
Encontraos eu e minha prima Natalia e Ketlen 1 gatinho de no maximo 3 dias; precisamos de ajuda.
Socorro!!!

Contatos por msn : natty.lu.luiza@hotmail.com &&'
ratinho.pelado@hotmail.com






Nos ajude ou enviem SMS pro meu numero ?(Ketlen?) : 84073317

Ewbank Catherine disse...

ME AJUDE!! É URGENTE ELE TA MORRENDO AQUI E N SABEMOS OQUE FAZER ME AJUDE PORFAVOR É VIDA OU MORTE SOCOROO!

Calma meninas...a primeira coisa a fazer é concentrar e não passar stress pra o animal.Ele precisa de segurança e calma.Espero que ele ainda esteja bem. Quando eles são muito bebês são muito dependentes. A primeira coisa a fazer é mantê-lo bem aquecido e alimentado.tem receita de leite caseiro aqui no blog, mas segue abaixo. O mais apropriado e alimenta-lo com uma seringa, pois a boquinha dele é bem pequena. Já adicionei vcs no msn e depois passo outras instruções.

- 1 copo de leite integral de caixinha
- 1 copo de água fervida, filtrada ou mineral
- 2 colheres de sopa de farinha láctea
- 1 gema de ovo cozida e amassada com o garfo, sem a clara pq clara faz mal para o bebê gatinho.
- 1 colher de chá de mel ou um pouquinho de açucar.

Anônimo disse...

na minha escola foram abandonados 2gatinhaos uma menina e um menino eles foram separados da mae e dos irmaos.
rapidinho eles irao embora pq serao adotados mais eles gostam tanto de mim e eu tanto deles.
eu fui uma das primeiras pessoas que eles viram e a pessoa que mais deu mimo carinho e amor a eles fui eu eles acreditam que eu sou a mae deles .
COMO EU FASSO PARA NAO MATAR OS BICHINHOS DE TANTA TRISTESA PERDERAM A MAE, OS IRMAOS E AGORA EU .
NAO SEI SE ELES VAO AGUENTAR SAO TAO FILHOTINHOS DE MAIS OU MENOS 25 DIAS E CHEGARAM AQUI COM 15 NAO POSSO FICAR COM ELES PORQUE MINHA VISINHA TEM UM PITIBUL 2 ,...EM FIM.
COMO FASSO PARA NAO MATAR OS BICHINHOS DE TANTA TRISTESA ELES ATE ME PROCURAM POR COMIDA MESMO MINHA MAE ESTAR COM UM LEITE QUENTINHO ELES SOBEM NA MINHA JANELA POR CARINHO CAMO FASSO APARA NAO MAGOALOS?????????

Anônimo disse...

Ola.

presiso de ajuda,nao sei se e comum eu so tenho 9 anos e tenho uma gatinha filhotinha que foi abandonada com o irmao num caixote perto de onde eu estudo.
uma funcionaria da escola achou os gatinhos bem bebes.
eu e minha mae cuidamos e doamos um deles,mas.
agora que o outro gatinho foi doado o que esta com a guente dorme muito mais que antes tipo 16 horas por dia e quando ela dorme dorme muito pessado nao acorda nada facil mesmo se eu botar uma aguinha na cara dela ela nao acorda e nao esta comendo muito a raçao mesmo com leitinho morno ou gisadinho e normal eu quero saber se ela nao eta doente.
obrigada thal.

Anônimo disse...

Boom primeiramente Bom Dia :) Eu estou com 5 gatinhos, irão fazer 1 mês dia 06/01 eles estão muitos novinhos :( a mãe deles sumiu, ja não sei mais o que fazer, fui em todas casas de petshop eles não tinham o leite, fui em uma casa de ração eles me dizeram qe eu podia dar o leite de mercado .. ae eu boto um pouquinho de aguá e coloco 15 segundos no microondas para ficar morninho coloco na chuquinha e dou para eles, mais eles continua chorando .. oqe eu faço ? me ajudaa :( :( :( by: Jéssica Nascimento, tenho 18anos

kate schaefer disse...

meu nome é kate, tenho 16 anos... ganhei uma gatinha que tem apenas 3 semanas e meia, ela mia bastante e estamos dando leite de saquinho com folhas de laranjeira para não dar cólica, ela esta com nós apenas três dias, e só vi uma vez coco bem pequeno... gostaria de saber se isso é normal...
ela mia bastante, deve ser de cólica ou a saudade da mamãe né?
damos bastante carinho há ela, mas ela mia muito, ela esta aprendendo a caminhar, mas a barriguinha dela está meio inchada... gostaria que me respondesse o mais rápido possível... obrigada.

Anônimo disse...

oi eu tinha uma gata e éla teve filhote no meu sotão mais ela sumiu e eu não sei o que da para os filhotes comerem ,e eles não querem sairde la do sotão o que eu fasso me ajuda

Leicy disse...

Ola,meu vizinho achou um gato que aparenta ter pouco mais que uma semana de vida. Eu e meu marido nos apaixonamos por ele, e resolvemos adota-lo. Essa semana vou leva-lo ao veterinario para ver se esta tudo bem com ele. Gracas a Deus tudo parece normal. Ele adora ficar nos meus pes chupando meus dedos, acho que pensa que sao as tetas da mae. Com fe em Deus ele ira crescer bonito e saudavel, estamos lutando e dando muito carinho para que isso aconteca.
Ai vai um recado para quem esta passando por isso tambem:"Nao desistam, por mais trabalho que da, e muito gratificante ver que uma vidinha esta sendo salva... Ame-os e seras recompensado com muita alegria!!!

Anônimo disse...

Olá! Nasceram4 gatinhos na laje da minha casa. Infelizmente 2 já estavam mortos quando fomos tirar da laje. Dei leite para os dois que sobraram, mas 1 acabou de morrer. Agora faz 3 horas da primeira mamada de seringa. Vou dar mais um pouquinho de leite. Espero que esse sobreviva...

Gabriela disse...

Olá bom dia!!
Meu nome é Gabriela, encontrei dois gatinhos recem-nascidos na segunda-feira passada. Compri leite para gatos recem-nascidos e aquela papinha da wiskars (sachê p/filhotes) o maiorzinho come e jah ta todo espuleta acredito q eles devem ter um mês, mais o pequenininho esta desde o primeiro dia com diarréia e tenho q força-lo a tomar leite com uma seringa e esta todo amoadinho só dorme... Acho q ele está desidratado, socorro me ajuda por favor!!

Anônimo disse...

Olá meu nome é Mariana e encontrei um gatinho em meuu quintal e ele se recusa a beber o leite e tambem a se levantar o que posso fazer ??

Anônimo disse...

Ola, me chamo Gabriel.
Hoje encontrei 2 filhotinhos recém nascidos na garagem do meu avô, eles tem no maximo 3 dias de vida, estou meio sem saber o que fazer, li ai, mas não tenho condições de pagar um veterinario, estou com dó deles, estou dando leite na ceringa, um esta respondendo bem ao se alimentar, o outro está bem fraquinho, será que alguem pode me dar instruções? eles nem abriram o olho ainda, agradeço desde já!.

maria gabriela disse...

ola,me chamo maria gabriela achei um gatinho recem nascido na rua, mais ele naum para te chorar tenho medo dele estar doente ou com dor de barriga eu do o leite dele corretamente mais naum sei o por que ele chora tanto por favor me ajude....

Anônimo disse...

Olá, me chamo sabrina :

eu tinha um gatinho chamado nick , ele tinha ficado no banheiro no primeiro dia , pois ele aranhava o sofá e minha mãe me ameaçava de ter que doar ele , então a portinha do armarinho do banheiro , e entrou na gaveta ai ele começou a miar pois nao consiguia sair de lá minha mãe e eu procuramos no banheiro todo ai minha mãe abriu a gaveta , e como ele era marronsinho eu falei AHHH UM RATO ! ai ela pegou ele e abreçei percebi que o miado dele estava diferente , massagiei a barriguinha dele e ele melhorou muito obrigada pelas dicas elas me ajudaram muito muito muito muiiiitooo !!! te adoro michelle !

Oi gente, desculpe não responder alguns de vcs, mas ultimamente tem sido uma loucura, estou com mais uma cadelinha nova em casa e essa está dando um monte de trabalho, pois sofreu vários maltratos e foi abandonada na véspera de natal. Logo volto a atualizar os posts aqui! E por favor, vou fazer a galeria das adoráveis companhias com os seus animais!! aguardo muitas fotos!

bjs e deus abençoe a todos vcs que se dedicam tanto aos nossos animais.

shayani e priscila disse...

A gata de minha amiga crio 3 filhotinhos e agr ela esta muito doente e n da comida a eles.
Eu e minha amiga compramos mamadeiras e estamos dandu leite de super mercado pode?
eles mião muito e ja fazem 3 dias q eles nasceram sera q sobrevivem

Oi meninas,

Leite de supermercado pode sim, mas tentem colocar um pouquinho de água e sempre que derem que seja morninho, para imitar o leite da mãe. Sigam as instruções acima e cuidem com muito amor que eles sobreviverão!!!

bjs

Bianca Pavlovic' disse...

OI, Meu nome é Bianca e tenho 17 anos, hoje minha mãe achou dentro de uma sacola 3 gatinhos RECÉM NASCIDOS em frente a nossa casa, estavam até molhados... Estamos precisando de ajuda para amamentar e cuidar desses gatinhos, pois temos em nossa casa mais 5 gatinhos , mais nenhuma das nossas gatas estão amamentando no momento.. Minha mãe deu leite se saquinho para os 3 gatinhos em um biberão, precisamos de alguém que nos ajude, principalmente na questão de adoção, não sei como uma pessoa pode ter a maldade de abandonar esses pobres animais do jeito que abandonaram ..e não temos condições para cuidar deles pois além de 5 gatos temos 2 cachorros também.. espero que possam nos ajudar.. MG - BH/ Califórnia . Grata

Anônimo disse...

Oie! Meu nome é Vanessa! Eu encontrei um gatinho na rua recentemente e ele aparenta ter uns dois ou três meses pelo menos. Gostaria de saber qual seria a melhor maneira para eu limpar o gatinho...ele está bem sujinho!

Anônimo disse...

OI soou Elizabeth... e estou com 1 filho de 2 semana o Pai dos filhotes comeu todos e sobro 1 e a mãe não apareceu maais eu ja limpei maais não consigo dar comida a ele não tenho siringa como posso ajuda-lo a beber o leite? bjs

GabiMello disse...

Adorei, acabei pegar um filhotinho abandonado, não sei bem quanto tempo ela tem, mas nem sabe andar direito... ela me segue pra toso lado, virou meu bebe!

Anônimo disse...

Oi eu me chamo Mariana e ontem eu encontrei do lado da minha casa três gatinhos recém nascidos, eles nem abriram os olhos ainda, como faço pra cuidar deles? Eu não vou poder ficar com eles quando crescerem, você pode me ajudar a encontrar um lugar pra eles, moro em Goiânia.

Carol disse...

Olá me chamo Carol, encontrei um gatinho na rua, recém- nascido, não sei oque fazer..
Me ajudem!
Obrigada

carol disse...

Olá
Encontrei 4 gatinhos recém-nascidos, infelizmente um faleceu, e fiquei super mal. Não quero que aconteça com os demais. O que posso usar para dar o leite? Os alimento na seringa, mas vejo q é desconfortável para ele. Por favor me indique locais que eu posso colocá-los para adoção.

ELAINE disse...

oi onde eu trabalhho uma gata deu cria porem tiraramm os filhotes da onde estavam e por isso ela perdeu o ninho e não reconhece mais a lonhada eles ja abriram os olhos porem pegaram chuva ja os aquemos e secamos estamos dando leite em po e tentaremos a receita de vitamina ovo e leite de soja mais tenho medo pq trabalho das 05:00 da manhã as 16:00 da tarde e não tenho como dar de mama a eles de 3 em 3 horas eles estam se alimentando pela seringa o q eu fasso????

Anônimo disse...

Olá, uma gata deu cria no telhado de minha casa e depois abandonou os filhotes, são recém-nascidos e estou cuidando deles, de início como não tinha muito infomação acabei dando leite de vaca para eles, eram 4 filhotes, dois morreram e depois fui pesquisar na internet como cuidava deles, comprei leite em pó especial, será que vão sobreviver?... coloquei uma bolsa com água quente dentro e enrolei num pano e coloquei eles numa caixa. Estou fazendo massagem na barriguinha deles com algodão e estão fazendo xixi, mas o cocô está difícil eles fazerem, é assim mesmo?...

Daniele disse...

Meu nome é Daniele eu achei um filhote de gato que tem uma semana de vida queria saber qual e o melhor jeito de cuidar dele?
Pretendo fikar com ele!!!!

Anônimo disse...

Meu nome é Ana Cláudia, tenho 13 anos e tenho 10 gatos em casa, deles são 3 gatas adultas, que se reproduziam sem controle, agora, uma delas, teve a segunda ninhada, que após 3 dias de vida ficaram sem a mãe por que ela sumiu, foram 3 filhotes, já morreram 2, ( as duas fêmeas ) e só ficou o machinho, hoje ele está com 6 dias, 3 que mamou na gata, e 3 que eu to criando ele dá seguinte forma : Não tenho como chamar o veterinario, não tenho condições financeiras, minha familia não se importa muito com meus animais, sou apaixonada por esses seres! Eu to dando leite de vaca, com agua, e gema de ovo, para mantelo aquecido, coloquei um ursinho d epelucia com ele, e uns panos, antes de dar o leite, eu esquento e dó pra ele, a cada 3 horas, quanto mais quente o leite tá, mais ele bebe, mas não é leite quentão e nem pelano não, é morno. Ele nem abriu o olho, eu não quero que ele morra, eu com um paninho, ou papel higieno passo por seu anus e ele faz pipi e cococ, só não sei fazer a masaguem, então do jeito que eu to cuidando dele ele tem chances de sobreviver?

Mc disse...

Boa tarde, encontrei agora mesmo 2 gatinhos aparentemente com semanas (3/4 semanas), não estou de momento com disponibilidade para os levar os veterinário só no final do mês, gostava que me ajudassem de forma a que eles ficassem bem. Já mandei comprar o leite integral e coloquei-os dentro de uma caixa bem quentinhos.

Mc disse...

Boa tarde, encontrei agora mesmo 2 gatinhos aparentemente com semanas (3/4 semanas), não estou de momento com disponibilidade para os levar os veterinário só no final do mês, gostava que me ajudassem de forma a que eles ficassem bem. Já mandei comprar o leite integral e coloquei-os dentro de uma caixa bem quentinhos.

olá aqui na minha casa apareceu uma gata e nao quis mais sair então estamos alimentando só que ela nao deixa que chegamos perto!
algunsm meses atras ela teve 4 filhotes cuidou mto bem deles mais infelismente um cachorro acabou matando todos..
na madrugada de 5ª feira (19/04) para 6ªfeira (20/04)
elateve 5gatinhos mais nao quis saber deles..
a gente mudou eles de lugar ela até cuidou durante uns minutos mais abandonou..
3 acabaram morrendo e restaram 2..
estou dando leite de caxinha com agua em uma ceringa e coloquei eles enrolados em um cobertor pq estavam molinhos e gelados!!
nao estou em condições de levalos até um veterinário.
está certo posso continuar assim ou vc tem mais alguma dica para cuidar deles??
des de já agradeço

eles estão bem gelados e quasee nao se mechem

Olá Leticia, vc está fazendo certo. Mas tente colocar eles em uma caixinha e coloque uma garrafa pet com agua quente-morna embaixo do cobertor perto deles. Tente fazer a receita de leite caseiro tb, pq eles precisam se alimentar bem. E não se esqueça de alimentá-los de tres em tres horas, pois eles são bebes e dependem de uma boa alimentação e muito carinho!!! Boa sorte e fique calma!

Anônimo disse...

olá. meu nome é claudia e encontrie um gatinho em minha porta que uma gata pariu e deixou. vim a net pesquisar para saber como deveria cuidar do gatinho.
aqueci e mantenho el quentinho. dei leite em uma seringa pra ele, mas hoje ele nao quer...dorme e está muito mole...ontem miava muito e hoje não...será normal?será que ele esta bem alimentado? por favor ajude-me...ja estou apegando-me ao bichano.

Unknown disse...

olá eu quero saber o que fazer com o meu gatinho pois ele fica abrindo a boca e não conseguir respirar direito e também não conseguir mamar o que eu posso fazer, me ajuda por favor o meu nome é Rute e tenho 11 anos , tchau.

Anônimo disse...

oi meu nome é Taty minha gata me deixou na mão com 4 gatinhos to desesperada pq passo o dia no trab e nn posso alimenta-los como deve to com medo que eles não resistam me ajude por favor, dei pra eles leite normal de saco com ração dentro.

Fabiano Alves disse...

Alguém voltou para informar se os filhotes sobreviveram, minha gata teve 6 filhotes, os três mais fortes esmagavam os mais fracos para mamar e dois deles veio a óbito, o terceiro eu tirei da gata e estou cuidando, comprei um leite especial e caro, forrei uma caixa de sapato com uma bolsa térmica e uma manta, espero conseguir vencer essa batalha. Obrigado pelo blog, me ajudou muito.

Flash disse...

Ola, o "Flash" tem 2 mesinhos de vida so que desde sexta feira que o tenho. Ele come comida paté humido,so que nao bebe nem leite nem agua. E energetico e bem disposto,so que nao sei se é normal. O que fazer?

Kellen disse...

Quantos Ml de leite eu dou para o gatinho ?

ele tem o mesmo tamanho dos gatinhos que está na sua postagem, eu achoque ele está sentindo muita falta da mãe..
parece que ele fica procurando o peito da mãe para beber.. Eu estou dando leite na seringa, eu nunca fiz isso ..tenho medo de afogar ele.Estou dando o leite de caixinha lacbom... o mesmo que eu bebo, tem algum problema?
Vou ver se levo ele hoje ao veterinário. Não quero que ele morra.

Kellen disse...

Quantos Ml de leite eu dou para o gatinho ?

ele tem o mesmo tamanho dos gatinhos que está na sua postagem, eu achoque ele está sentindo muita falta da mãe..
parece que ele fica procurando o peito da mãe para beber.. Eu estou dando leite na seringa, eu nunca fiz isso ..tenho medo de afogar ele.Estou dando o leite de caixinha lacbom... o mesmo que eu bebo, tem algum problema?
Vou ver se levo ele hoje ao veterinário. Não quero que ele morra.

Kellen disse...

Quantos Ml de leite eu dou para o gatinho ?

ele tem o mesmo tamanho dos gatinhos que está na sua postagem, eu achoque ele está sentindo muita falta da mãe..
parece que ele fica procurando o peito da mãe para beber.. Eu estou dando leite na seringa, eu nunca fiz isso ..tenho medo de afogar ele.Estou dando o leite de caixinha lacbom... o mesmo que eu bebo, tem algum problema?
Vou ver se levo ele hoje ao veterinário. Não quero que ele morra.

grasiele disse...

oi,td bem?ontem um gatinho de + ou- 2 meses apareceu aqui em casa,até agora esta tudo normal,primeiro antes de achar este site eu dei um pouco de leite com agua e agora eu estou seguindo sua receita michele,sera q ele vai ficar bom?ele é um amor..

VickyOliveira* disse...

Gente, aminha gata de poucos dias, entrou dentro da vasilha de água morna, daí,um dos seus olhos abriram. O que é que eu faço!???
Eu não tenho ainda condições de leva-la ao veterinário!

Anônimo disse...

Olá minha gatinha nao e tao filhote tem uns 5 meses mais tem mentalidade de 2 meses.
e meu problemae que quenem o cara aqui de cima ta falando minha gatinha nao bebe agua nem leite e muito raro ver ela bebendo uma coisa o que fasso?

Anônimo disse...

Olá! Jogaram na minha casa uma gata e no dia seguinte nasceram os filhotes na minha casa. A mãe foi internada com desidratação e desnutrição (era pele e osso), quando voltou começou a rejeitar os filhotes (cinco). Estamos dando a receita caseira de leite com seringa e está funcionando muito bem. Agora tenho dúvida em relação a estimulação dos gatinhos para defecar, fazemos massagem e utilizamos gaze para estimular a região genital, mesmo assim eles não estão fazendo coco. Recebi a informação de que gatinhos de 7 dias não fazem coco mesmo, isso é verdade?

Solange Mendes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

leite materno(humano) é prejudicial para filhotes.Parece loucura mas há 1 semana estou criando 3 filhotes dessa forma,pois foram abandonados na rua assim que nasceram, estavam com cordão umbilical e molhados provavelmente tinham acabados de nascer.

Rita disse...

ola, chamo.me rita e encontrei 2 gatinhos na rua ainda com os olhos fechados. estou com bastante medo que eles morram e este blog está-me a ajudar a começar a tratar deles.
Qqual a quantidade de leite que lhes devo dar?
E com quanto tempo de vida é que eles abrem os olhos?
Se me puder ajudar agradecia imenso.
Rita Carmo

Rita disse...

ola, chamo.me rita e encontrei 2 gatinhos na rua ainda com os olhos fechados. estou com bastante medo que eles morram e este blog está-me a ajudar a começar a tratar deles.
Qqual a quantidade de leite que lhes devo dar?
E com quanto tempo de vida é que eles abrem os olhos?
Se me puder ajudar agradecia imenso.
Rita Carmo

Olá Rita, desculpe a demora em responder. Primeiro, gatinhos mamam muito.Geralmente de 3 em 3 horas, mas não force demais pq pelo que me disse eles tem poucos dias de vida. Vc vai ter tb que ajudá-los a fazer as necessidades assim como a mãe, acho que tem alguns comentários sobre essa parte. Qo ao tempo que eles levam para abrir os olhos depende, de 2 a 3 semanas.. Mas fique tranquila, pq o que eles mais precisam é de amor e carinho!!!

Anônimo disse...

Olá eu tenho um sério problema com o um gatinho que ainda é recem nascido , ele não consegue lenvatar-se sozinho pois está sem força e não levanta a cabeça de forma alguma, o que me preocupa muito é que quando lhe toco ele mexe-se muito com dores, parece que está sofrer.

Anônimo disse...

ola ah eu encontrei 5 gatinhos bebes e gostava de saber como cuidar deles

Mariana Oliveira disse...

Olá me ajude por favor encontrei um gatinho me disseram que ele deve ter oito dias de vida e que eu poderia alimenta-lo com leite de caixinha diluído a um poco de água p/ dar de 2 em 2 horas com uma seringa estou com ele faz três dias e tenho muito cuidado com ele extremo cuidado.... Sinto que não tenho informações suficientes ele chora muito muito mesmo eu não sei o que está acontecendo... as vezes ele fica todo molhado da cabeça até as patinhas praticamente eu não sei se é xixi eu limpo seco estou sem saber o que fazer sempre que ele chora e fica muito agitado isso acontece eu fico com muito medo pensando que ele está sentindo alguma dor... Estou desesperada ele chora demais

Anônimo disse...

meu filhote comeu salmao que minha irma deu pra a mas velha,a pequena ta sem mae,e apareceu a pouco tempo.ela parece tem de 1 a 2 meses nao mais.
agora ela nao quer comer,a lingua ta amarela,e ela ta molhe nao ta andando direito.
OUE EU FAZO...???
ME AJUDEM POR FAVOR

Larissa Castro disse...

Oi adotei dois gatinhos, mais um ainda não come ração e parece q se afoga ao beber agua, e o outro ja come normalmente, o que eu posso fzer neste caso? faz 24 hr q eles estao comigo e ainda nao fizeram nem xixi nem fezes é normal o que eu faço?

Anônimo disse...

Me chamo Dalvina, Hoje a tarde aconteceu uma coisa triste a minha gata teve 2 filhotes ontem só que um nasceu morto, o outro continua vivo porém a mãe dele morreu pela tarde, é agora, já comprei o necessário, já o levei ao veterinário coitado, eu estou com muita pena, eu vou dar muito amor e carinho para ele, ele e muito pequeno tem só 75 Gramas, Me Ajuda ?

Anônimo disse...

os pelos do focinho do gatinho , cairam estabcareca rosado, o que pode ser? cristina

Anônimo disse...

Olá..meu nome é Juliana...
Estou com 4 filhotes de gatos..com aproximadamente 1 mês.. eles perderam a mãe..so que eles nao conseguem beber leite sozinhos..parecem que se afogam..o que eu faço,pois eu trabalho e não tenho tempo para dar leite em 3h em 3h...
Obrigada..Aguardo

Anônimo disse...

olá, abandonaram um gatinho junto ao caixote do lixo de minha casa, já a um dia e meio que lhe dou leite de vaca, ele bebe muito, mas tenho medo que lhe faça mal, ele esta muito barrigudo, e faz chichi...
por favor diga-me o que fazer!
obrigada.
bjs

Anônimo disse...

minha linda gata PENELOPE morreu depois do parto o veterinario operou ela tirando o ultero por causa de uma infecção mas infelismente não sobreviveu me deixando dois gatinhos que estou esquentando com ema garrafa de agua sempre morna enrolada num pedaço de pelucia assim se parece com o pelo da mae dentro de uma caixa troco sempre os paninhos deixando eles sempre limpos e estou dando leite nan 01 proprio para bebezinhos dou o leito com um contra gotas, gente vale a pena amo demais essas dois.

Gabriela Gibson disse...

Olá meu nome Gabriela e tenho 16 anos, eu encontrei um gatinho há três dias, ele tem mais ou menos uma semana e 4 dias, a mãe da minha amiga ia colocá-lo dentro da máquina de lavar depois ia ligar, achei uma crueldade, então pedi para que trouxesse para minha casa. Ela fica miando o dia todo, eu estudo de manhã e acordo 4h da madrugada para dar leite a ela na mamadeira, depois de comer ela fica 2h horas miando, eu tenho um pit bull que cuida dela, ele é muito amoroso, apesar dele não gostar de gatos ele cuida dela muito bem, mas tem um problema não posso deixá-la com ele, pois ele é muito grosso quando levanta sai pisando em tudo. Tenho que chegar na escola 7:15 e fico pensando nela, pois quando coloco ela na caminha ela continua a miar, já estou com dor de cabeça e não durmo direito, tem um jeito de fazê-la parar de miar?

Gabriela Gibson disse...

Olá meu nome Gabriela e tenho 16 anos, eu encontrei um gatinho há três dias, ele tem mais ou menos uma semana e 4 dias, a mãe da minha amiga ia colocá-lo dentro da máquina de lavar depois ia ligar, achei uma crueldade, então pedi para que trouxesse para minha casa. Ela fica miando o dia todo, eu estudo de manhã e acordo 4h da madrugada para dar leite a ela na mamadeira, depois de comer ela fica 2h horas miando, eu tenho um pit bull que cuida dela, ele é muito amoroso, apesar dele não gostar de gatos ele cuida dela muito bem, mas tem um problema não posso deixá-la com ele, pois ele é muito grosso quando levanta sai pisando em tudo. Tenho que chegar na escola 7:15 e fico pensando nela, pois quando coloco ela na caminha ela continua a miar, já estou com dor de cabeça e não durmo direito, tem um jeito de fazê-la parar de miar?

Lua & Luc disse...

Olá!
Há cinco dias, uma gatinha que mora na nossa vila teve uma ninhada na minha área de serviço. Hoje, acordamos com miados fortes e quando fui ver, encontrei um gatinho caído sem a mamãe e sem os irmãos. Trouxemos ele pra dentro de casa e estou com ele no meu colo, comprei leite próprio para gatos filhotes e uma mamadeira mas não consigo dar o leitinho pra ele. Ele não tá mamando! Chora um pouco mas fica quieto quando está no colo. Parece dormindo, ainda não abriu os ohos.. CINCO DIAS!!!! Tenho me do de fazer alguma coisa errada. Alguém pode me ajudar? Como faço pra ele comer? Algum macete?
Obrigada!!
Luc & Lua

Giovanna Souza disse...

Oi meu nome é Giovanna
Minha irmã e minha mãe sairam ontem de noite e na rua encontraram dois filhotes uma femea e um macho recem nascidos, eu ja cuidei de dois gatinhos que vieram assim pra casa tambem, mas nao sabia o tanto de cuidados que eu tinha que tomar! agora sei e ja vou ir levai minha bolinha e o meu chorão para o veterinario!!Adorei o site me ajudou muitoo obrigada!!!

Unknown disse...

oi meu nome é mikael...a três dias atrás no dia do meu aniversário eu estava vindo pra ksa e achei uma gatinha recem nascida de baixo da ponte....desisperadamente pulei peguei ela e trouxe pra ksa...e creio q ela foi um presente de Deus pra mim....só q morro de medo dela morrer é mto pqna....cmprei um leite no pet shop e a mamadeira tou alimentando ela....a minha maior preocupação é q eu passo o dia trabalhandooo....qria uma dica sobre os maiores cuidados possives pra ela naum morrer pois ja criei um carinho especial demaaaais por essa gatinha....se ela morrer vou fik triste demaiiisss...

Anônimo disse...

oi meu nome é natielly e eu alimento uma gatinha de rua, ontem ela resolveu criar na minha calçada. Eu ajudei no parto e fiz um ninho pros gatinhos no terreno ao lado de casa, pq eu tenho cachorros entao nao posso deixar no quintal. Eu to com mtu medo pq parece que a gata nao liga pra eles, mas nao tenho certeza. Eu tenho medo de tira-los do ninho e eles morrerem, pq nao tenho certeza se ela ta ou nao amamentando. o que devo fzer?

Danielle Menezes disse...

Eu salvei um filhote [de gato ] ele tem apenas 3 semanas e estou alimentando com o leite próprio para gatos só que tem mais ou menos 1 semana que estou com ele e ele ainda nao vez xixi e coco oque devo fazer tenho que muda a alimentação dele ou dar algum remédio ????

Danielle,

Nada de remédio sem orientação veterinária! Normalmente qdo os gatinhos são muito filhotes as gatas mães lambem as barriguinhas deles pra estimular. Vc pode passar um algodãozinho úmido, massageando e aguarde. Mas o mais indicado é levá-lo ao vet pra ver se está tudo ok, pois não é normal!
Boa sorte!

Natielly,
Se os gatinhos estão com a mãe, só observe! O melhor pra eles é receber os cuidados e leite da própria mãe, pq uma vez que vc tirar eles de perto dela, ela se desinteressará e não os pegará de volta!

Flavia Oliveira disse...

Oi, gostaria de agradecer a vcs do blog, por esse trabalho. infelismente foi de uma maneira triste que descobri esse blog.
a um ano achei uma gata de +/- um mes de vida, a 15 dias ela teve 4 lindos filhotes, mas o pior aconteceu, estava na calçada e ela tbm tomando sol, derrepentemente ela se assustou e saiu pra rua correndo e foi atropelada, deixando 4 filhotes para eu cuidar deles, esse blog me ajudou muito, eles estão forte e se Deus quiser vão crescer saudáveis, o mais interessante e que tbm tenho um gato adolescente e ele fica dando banho nos filhotes e estimulando eles a fazer as nescecidades e brinca com os filhotes tbm. muito obrigado a o pessoal do blog.

Anônimo disse...

eu adorei agora sei como tratar deles uuuuuuuuuuuueeebbbaaaaaaaaaa

Anônimo disse...

Obrigada!
Essas recomendacoes ajudaram muito, minha irma acabou de achar 5 gatinhos que ainda estao com o cordao umbilical.
Aline

Camilla disse...

Ola, achei um gatinho na calçada e ele parecia recen nascido, mas n pudi ficar com ele, ai chegou uma moça e demos leite de mercado para ele ou ela, mas ele antes da gente chegar ele(a) estava chorando muito, mas ai quando a gente pegava ele ai ele parava um pouquinho, mas continuava depois que a gente botava ele de volta no chão e chorava mais e mais , peguei um pedaço de papelão e botei ele em cima, a gente deixou leite do lado dele(pois nem uma de nós duas podia leva-lo para casa) ai apareceu duas meninas pegaram ele e levo-o com elas...

FOI CERTO O QUE EU FIZ?

Flavia Oliveira disse...

o que pode fazer numa situação como esta, e pegar o animalzinho alimentar e se não puder ficar com ele leve-o em uma casa de ração ou petshop, normalmente eles pegam gatinhos e deixam a mostra pra adoção, aki perto de casa tem uma petshop que sempre tem gatinhos para doarem, o importante e termos compaixão com os animais, pois a maioria dos seres "humanos" só pensam neles mesmo

Bethania disse...

Gente, minha gata deu cria ha 15 dias, estou com obra em casa, a gente pegou ela bebendo agua da obra com traços de cimento (embora ela tenha uma vasilha com agua limpa, leite e ração). Hoje ela esta encolhida, quieta sem andar muito e não quer amamentar os filhotes, vou dar leite diluido a eles numa luva furada de latex, não tenho mamadeira, conforme for, hoje é domingo, mas amanhã levo ela ao veterinário.

Anônimo disse...

Oi, vi este blog e talvez me possasm ajudar
Ha 2 dias vi uma gatinha que parecia ter sido excluida de uma ninhada de gatos que estava perto, estava toda arranhada e so esperneava e trouxe-a. Dei-lhe papa e limpei-a, ela comecou a andar e a abrir os olhinhos. Papou o dia todo e agora simplesmente parece que desligou a ficha, nao come e nao abre os olhos. Que posso fazer, está assim há umas horas :s

vini disse...

olá eu achei uma gatinha no lixo sózinha brigando com um cachorro ela é filhote deve ter 3 semanas no maximo pois ja abriu os olhinhos e tambem tou dando leite de mercado com um pouco de agua pra bichana e o problema mais grave é que ela já nao faz coco o veterinario mandou passar azeite na contonete e massagear a bundinha dela, isso realmente funciona?? preciso de ajuda gente:(

Lucy Aquino disse...

Meu filho acabou de chegar hj pela cegonha (ops pela gata) mas ele acabou de nascer ele nem tem todos os pêlos ainda e nem abriu os olhinhos...... e foi abandonado na chuva ainda pra morrer, ainda bem que o papai viu ele e resgatou,
mas eu não sei cuidar dele ele é muito pequinininho e mia muito, já dei leite mas ele para de miar e depois volta di novu, eu nunca cuidei de gato na minha vida ahhhhhhhh!
E agora preciso de AJUDA,

Essa materia me ajudou muito ele acabou de dormir todo enrroladinho nos lençoes e na caixinha. Mas eu não consigo arranjar o leite de gata, será que ele vai morrer :´(

Anônimo disse...

Oi meu nome é Jéssica, estou a dois dias com uma ninhada de cinco filhotes de gato que achei na rua sem a mãe e que estão abrindo os olhos agora. Meus pais não me deixam levalos ao veterinário, como faço para cuidar deles?

Anônimo disse...

Oi meu nome é Jéssica estou a dois dias com uma ninhada de cinco gatinhos que achei na rua e que estão abrindo os olhos agora, não tenho acesso a um veterinário e faço curso de manhã e de tarde estudo. Queria saber o posso fazer pra cuidar deles. Por favo me ajude, não quero que eles moram.

Flávia Macêdo disse...

OI meu nome é flavia ,a minha gata pariu 2 gatinhos sexta feira passada(23/11/12)e um filhote morreu no domingo a noite,creio eu q seje de fome,porq ontem na segunda feira percebi q a mae deles não tem leite.então passei a dar leite de vaca,de caixinha (integral).amamento ele de 2 em 2 hrs.gostaria de saber se este leite nas faz mal ao recem nascido.eu amamento ele,e a mae faz o resto,limpa ele,e estimula seu orgão,para fazer as necessidades.me ajude por favor!agradecida bjs!!

ester marqus disse...

Oi,boa tarde é que minha gata teve filhote,Só que agora ela sumiu e os filhotes estão chorando minha mae fez leite com soro e eu estou dando a eles com senriga eu queria saber como eu faço pra nao deixar eles morrerem como eu cuido deles?

ester marqus disse...

como eu faço os filhotes da minha gata estao sem mae pq ela sumiu queria umas dicas sobre como cuidar deles eu nao quero q eles morram me ajuda por favor

Anônimo disse...

Olá meu nome é Carla. Primeiro gostaria de parabenizá-la pelo blog está muito bom!
Enfim, ontem adotei uma gatinha do meu vizinho. Ela nasceu há 19 dias, a mãe foi embora e eles estavam cuidando dos quatro filhotinhos e me ofereceram um. Trouxe ela para casa e estou cuidando dela com muito amor, mas como nunca tive gatos não sei muito bem como cuidar dela. Ela mia o tempo inteiro, as vezes para um pouquinho e depois começa de novo. Quando vou alimentá-la coloco leite em pó dissolvido morninho numa seringa, mas nunca toma muito. Estou preocupada! Pode me ajudar?

Olá...filhotes miam mesmo! muito, não se preocupem. continue oferecendo alimento sempre que puder e entendam que eles são pqs então comem de pouquinho em pouquinho! Neste post mesmo tem algumas dicas! Parabéns pela iniciativa de adotar e se prepara pra ter um amigo pra sempre! Bjs
Michele

Anônimo disse...

ala! meu nome é Joyce, encontrei um gato na rua que nem abriu o olho dele então não sei oque fasser preciso saber qual é esse leite como é o nome dele para mim poder comprar para dar mas o gato é muito pequeno por fafor me ajudem

Sarah Torres disse...

Oi sou Sarah,eu encontrei 3 gatos no asfalto quente e levei para casa agora eu estou cuidando deles.
eles parecem que nasceram a poucos dias,são pequenos e eu estou dando leite na mamadeira como se faz com bebes.
Valeu pela dica!!!

Anônimo disse...

Eu achei três gatinhos dois estao bem saudáveis só que um não está bem mia baixo e nao come muito minha veterinária falou que e porque não faz massagem na barriga dele é verdade

Anônimo disse...

Olá , eu encontrei um gatinho ( '' minha prima encontrou '') , bom mas então ..
ELE CHEGOU AQUI EM CASA E EU DEI LEITE INTEGRAL , NUM POTINHO PEQUENO NUM FORMATO DE CEBOLA KK . EU ACHO QE MEUS PAIS NÃO VÃO DEIXAR EU FICAR COM ELES QUE PENA :( ' ...
MAS ENFIM POR ENQUANTO COMO POSSO CUIDAR DESTE GATINHO RECEM NASCIDO UM BEIJÃO E UM ABRAÇO XAAU , VALEW !
;D

Anônimo disse...

Sou Guilherme, achei 1 gatinha na rua, ela mia muito e quando dou leite ela bebe muito rápido, aparenta ter 3 - 4 semanas, queria algumas dicas sobre isso que acabei de falar
Muito obrigado

Olá, tenho uma gatinha que adotei sem saber que ela estava prenha, teve os filhotes na madrugada do dia 22/12 (4:20) a teve o último as 17:00 do dia 22/12. Dia 22 ela ficou o dia todo dando de mamar, mais já ontem (23/12) anoite, ela subiu a cama com um por um dos filhotes perto do meu pescoço e se mandou era por volta das 2:00 da madrugada e voltou só as 7:00 da manha. Assim que ela chegou coloquei ela na caminha dela e todos os 4 filhotes que ficaram desesperados por mamar, ela levantou pegou um por um e começou a levar novamente para a minha cama antes deles mamarem. Tive que deitar ela, colocar de novo os filhotes e ficar fazendo carinho por meia hora pra ela não sair e eles poderem mamar. Mais estou insegura, saio para trabalhar preocupada dela não cuidar deles como deveria... Tem alguma coisa que posso fazer para ela ficar mais com os filhotes de apenas 2 dias? Já fechei toda a casa, não tem por onde ela fugir, ela fica deitada no chão do banheiro, ouve os filhotes chorarem mais não da muita bola. Tenho sempre que levar ela fazendo muito carinho...

Anônimo disse...

Olá, Sou Elisson. Hoje ao se preparar para ir a um churrasco encontrei próximo ao portão da garagem um gatinho recém nascido, ainda com o cordão umbilical preso à placenta então trouxe o bichinho para casa e cortei o cordão com tesoura esterilizada deixando-o com uns três centímetros; mas não sei se este é o tamanho ideal e se devo passar alguma coisa no umbiguinho dele para ele secar; O que devo fazer ?

Ola sou matheus dantas estou com 1 gatinho de 2 dias oq devo fazer para ele sobreviver e ser bem forte me ajude por favor

Anônimo disse...

Olá meu nome é Rose e tenho 2 gatinhos irmãos um mama no peitinho dele mesmo e o outro no do irmão que mama nele mesmo isso é normal ?

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 276   Recentes› Mais recentes»

Leave a Reply