Cálculos urinários em cães e gatos

Biu
Faz alguns meses que o Biu tem sofrido com cálculo renal e como sempre procuro bastante artigos sobre o assunto. Mas claro, é importante deixar claro que a minha curiosidade é grande, mas que não deixo de levá-los ao veterinário sempre que observo algum problema! Por isso é muito importante acompanhar seu animal de estimação e  prestar atenção no comportamento dele, porque quanto mais cedo a gente detecta algo de errado, melhor!! O Dr. google as vezes ajuda com coisas simples e com direcionamentos, mas é bom lembrar sempre que estamos tratando com uma vida e que ela depende do nosso cuidado e observação constante. Afinal de contas, não tem coisa pior do que ver seu melhor amigo sofrendo! Por isso é sempre importante manter um veterinário de confiança para qualquer eventualidade.

Abaixo tem um texto que explica a doença, seus sintomas e tratamentos.

Os cálculos urinários ou urólitos (pedras) ocorrem com freqüência em cães e gatos e se formam, normalmente, na bexiga e uretra. Os cálculos localizados dentro dos rins (pedra no rim) são bem mais raros. 

A formação do cálculo se dá a partir do aparecimento de cristais na urina. Esses cristais podem ter diversas composições (uratos, oxalato de cálcio, fosfato triplo, sílica e cistina). Por fatores ainda não totalmente conhecidos, os cristais começam a se agrupar formando o cálculo.
Além de uma predisposição (tendência) que alguns animais têm em formar os urólitos, existem fatores que contribuem para o aparecimento deles. Entre eles estão: infecções urinárias, deficiência de vitamina A, dieta alimentar e retenção de urina. Neste último caso, animais que não urinam dentro de casa devem ser levados para a rua pelo menos 3 vezes ao dia para que não retenham a urina por muitas horas.
A idade em que os cálculos aparecem com maior freqüência está entre 1 e 6 anos. É mais comum em machos.
Uma vez formado o cálculo, o animal pode apresentar um ou mais sinais clínicos. Os mais comuns são: sangue na urina, dificuldade de urinar (gotejamento de urina), não conseguir urinar (obstrução das vias urinárias), dor abdominal, apatia e falta de apetite.
O diagnóstico dos cálculos urinários pode ser feito pela simples palpação da bexiga (diagnóstico de cálculos grandes) e histórico do animal, mas é interessante proceder a exames complementares como ultra-sonografia, raio X e exame de urina.
O tratamento é cirúrgico, pois, normalmente, o cálculo é muito grande, há uma obstrução completa das vias urinárias (se o animal não consegue urinar) ou há uma grande quantidade de cálculos. Há raros casos em que o animal consegue expelir a pedra, mas isso demanda de tempo e muito sofrimento.
Após retirado, o cálculo deve ser analisado para se conhecer a sua composição. A partir daí, vai se instituir uma terapia para prevenção do aparecimento de novas pedras. O pH urinário deve ser ajustado (dependendo da composição do urólito), a dieta controlada e a ingestão de água deve ser estimulada para que sempre haja um grande fluxo de urina, evitando-se assim a chance dos cristais se unirem novamente. Antibióticos também são usados.
Os animais que já tiveram cálculos ou são predispostos ao seu aparecimento (apresentam cristais na urina) devem fazer o tratamento preventivo e serem monitorados através de exames de urina frequentes.
Cálculos urináriosFonte:http://www.portaldacinofilia.com.br

Comentários

  1. Olá, ja tive um gato com pedras, dizem que é da ração ou da própria genética, siamêses tem muito problema com isso. Está semana estou passando isso com outro siamês meu :(. Porém da outra vez eu curei o meu gato com uma receita que um amigo me ensinou eu dava glicerina medicinal com umas gotas de limão na seringa. 2ml 3 vezes ao dia, e foi assim que ele ficou bom é meio dificil de acreditar pq é uma coisa tão simples e barata e não faz mal nenhum. Só tive dificuldade de encontrar a glicerina medicinal que é aquela que pode ser ingerida precisa ser da medicinal agora estou administrando o mesmo remédinho pro outro gato e ja vi melhoras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi vc poderia me fornecer mas informações estou com muito medo de perder meu gatinho me ajude por favor.

      Excluir
  2. Meu e-mail joelma.silveira@gmail.com
    Para quem quiser saber mais informações sobre o remédio caseiro para pedra nos rins!

    ResponderExcluir
  3. Gente o meu caso é totalmente o oposto,e eu tentei encontrar a solução na internet mas não consegui. Achei um gatinho com que o tempo todo faz xixi,molha a caixinha dele toda molha os panos que coloco todo,tenho que trocar toda hora. Enquanto eu o amamento ele faz muito xixi,acho que isso não é normal! Não sei o que faze,onde moro é muito longe de veterinário e se eu for pegar condução com ele sei que vão me censurar! Alguém me ajude por favor!!!!

    ResponderExcluir
  4. Alguem mais usou esse tratamento?da glicerina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou não sei mas o que fazer duas noites que não durmo falei com uma vt amiga passou antibiótico antiflamatorio nada até agora de sarar não tenho dinheiro pra levar no vt me ajudem por favor

      Excluir
    2. Responder o que se nem me falaram o que é bom

      Excluir
  5. Boa tarde, este tratamento da glicerina serve tbm para caes?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Vou tentar conseguir glicerina porq eu tenho um gatinho de tres meses q ta com calculos so q eu levo no veterinario y o tratamento nao ta façendo efeito so to gastando dinheiro e nao tem soluçao

    ResponderExcluir
  7. Meu shitzu já operou 3 vêzes a bexiga, o calculo fica entalado na uretra e o sofrimento dele é grande. Li sobre a glicerina medicinal e vou tentar esse tratamento pois ele não vai sobreviver a mais uma cirurgia......

    ResponderExcluir
  8. Tem certeza que glicerina medicinal dá certo? Porque uma das indicações é não ingerir, estou procurando um monte de informações aqui pra não fazer algo errado.
    http://www.lifar.com.br/produto/medicamentos/glicerina-medicinal-lifar-100ml

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha irmã usou uma glicerina comprada na farmácia que inclusive estava escrito "não ingerir" e a gata ficou curada, nunca mais teve problemas urinários. Ela usou glicerina, limão e um pouquinho de leite condensado, foi essa a receita que ela viu na internet. A glicerina usada foi da UNIPHAR.

      Excluir
    2. Olá. Que eu saiba a glicerina que não pode ser ingerida é a para fabricação de sabonete. A glicerina da receita tem que ser a farmacêutica.

      Excluir
  9. Onde acha essa Glicerina gente. Sera q funciona. ninguém mais testou?

    ResponderExcluir
  10. Também gostaria de saber se a glicerina medicinal resolve... Por favor, alguém que fez uso dela nos deem uma confirmação... Meu bb vive tendo problemas urinários... E sei que Chá de Quebra pedra ajuda a diminuir os cálculos e tbm impedir que eles se formem, já li até artigo científico sobre isso e os mesmos confirma o que estou dizendo... Dica minha : Dou 3 vezes por dia água na maior seringa da farmácia (acho que é 30ml se não me engano) com 4 gotas de vitamina C (compra em qualquer farmácia ela em líquido) A vitamina C acidifica a urina e impede formação de cristais de estruvita... Porém tem que saber qual o cálculo do seu animal (infelizmente eu não sei o do meu)=/ Quanto ao chá de quebra pedra, dê uma vez por dia, apenas uma pequena dose de 2 dedos da seringa, misturado com água... Pois ao dá-la em demasia ao gato ele pode vir a vomitar... Dê todo dia, durante 21 dias... Pois já li que tem que dar um tempo porque as vezes ela é tóxica ao animal... Enfim, mesmo fazendo tudo isso, meu gato da uma pequena mijada, ao contrário das gatas que mijam muito... Mas ele toma mais água que elas, pois eu forneço na boca dele (dica para dá agua : Coloque a seringa atrás do dentão dele, e vá bem devagarzinho apertando e deixando ele engolir ) outra dica, só dê uma seringa, pois já tentei dar duas e ele vomitou... No máximo, no máximo dê 1 seringa e meia... Mas basta uma seringa 3 x por dia... Enfim, gostaria de saber se a glicerina realmente ajuda... fica aqui registrado a minha contribuição !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cristianeohara@yahoo.com.br28 de novembro de 2019 às 10:13

      O chá de quebra pedra ajuda e muito e eu dou tres vezes ao dia na seringa grande. Tambem tem que mudar a ração, porque tem ração PRINCIPALMENTE AS COLORIDAS, as whiskas, hot cats e outras com 'recheio' dentro que levam MUITO CONSERVANTE e sal e isso que prejudica a saúde do gato. Sei o que estou dizendo porque tenho 30! Sou protetora de animais e de vez em quando aparece um com dificuldade de urinar. Dai fico logo atenta observando o animal, dou o cha e um antibiotico se for o caso, sempre de acordo com o peso do gato. Prestar bastante atenção com as doses pois geralmente, o comprimido é 1 pra cada 10Kg, entao tem que FRACIONAR de acordo com o peso do gato. E quando for dar abrir bem a boca dele, mantendo o dedão na lateral da boca pra ele não fechar e enfiar lá no gógó, porque eles detestam o sabor dos remédios! Também tem que dar água pelo menos 3x ao dias pra ajudar a expelir a pedra e se o animal ficar sem comer, dar minguai de fuba com 'purê'(passe na peneira) de sache whiskas pra dar uma enriquecida na dieta do gatinho.
      Tem que ter muita atenção ao dar remédios pra eles pra não dar remédio, errado ou demais ou retirar a medicação antes do tempo certo. Procurar manter um horário certinho para fazer o tratamento.
      Ter também antitóxico pra uma emergência de intoxicação. Ter muito amor e paciência nessa fase de tratamento pois o animal não entende o que esta acontecendo e o porque de vc estar fazendo 'aquilo' com ele!
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  11. Oi gente! preciso de ajuda urgente. O meu cachorro já foi operado e quase morreu. Preciso de uma receita caseira para isso. Nao tenho mais coragem de levá.lo em clinicas. No aguardo.

    ResponderExcluir
  12. Nossa galera alguém mas testou essa receita da glicerina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha filha fez e deu duper certo. Comprem a glicerina vegetal ou bi destilada, não fala na embalagem que pode beber, mas pesquisei e pode, comprei na farmácia. Vocês verão o cristal no jornal. Dá super certo. Dois ml de glicerina vegetal, gotas de limão e um pouco de leite condensado.

      Excluir
    2. Eu testei e foi um santo remédio, usei a glicerina 100% mesmo, essa que vende nas farmácias com umas gotas de limão e mel pra adoçar e quebrar um pouco o gosto da glicerina
      Foi aí que meu gato começou a urinar, dei 3 vezes ao dia!

      Excluir
  13. Meu cachorro teve calculo a veterinária receitou Zelotril 1 comprimido a cada 24h por 7 dias. Vitamina C(de gente msm) 10 gotas 3x ao dia, durante 15 dias. A ração urinary da Royal Canin(por três meses). Deixo uns 5 potes de água espalhados pelo quintal p ela beber mais água e tenho que sair passear, pq ela segura mto a urina e o cocô.
    Evitar carne vermelha.
    Esse problema geralmente dá por conta da ração, infecção urinária ou qdo o cachorro segura muito o xixi.

    ResponderExcluir
  14. Alguém pode me explicar melhor essa receita da glicerina por favor não tenho condições de levar meu cachorro em um veterinário
    Meu e-mail: fabioc.contato@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. O meu gato não conseguia urinar de jeito nenhum, estava sofrendo muito
    Vi no Google uma receita com glicerina, essa que vende na farmácia 100% glicerina, com umas gotas de limão e mel, foi um santo remédio, foi o que salvou o gato!
    Dei 3 vezes ao dia e ele começou a urinar normalmente.

    ResponderExcluir
  16. Oi gente vi aqui duvidas e perguntas sobre a glicerina. Minha gata ja estava urinando sangue. Ja tinha dado vários remédios e gastei bastante. Entao resolvi encarar e por incrível que pareça ela está super bem. Dei 2 ml de glicerina com 3 gotas de limão por 3 dias 2 vezes ao dia. Depois dei mais 4 veses 1 vez ao dia. E ela esta super bem. Como tenho 2 duas gatas agora dou 1 vez por semana junto com sachê elas come que é uma beleza. Coloco 2 ml junto com o sache delas. Pra mim super funcionou

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas