Pular para o conteúdo principal

Cálculos urinários em cães e gatos

Biu
Faz alguns meses que o Biu tem sofrido com cálculo renal e como sempre procuro bastante artigos sobre o assunto. Mas claro, é importante deixar claro que a minha curiosidade é grande, mas que não deixo de levá-los ao veterinário sempre que observo algum problema! Por isso é muito importante acompanhar seu animal de estimação e  prestar atenção no comportamento dele, porque quanto mais cedo a gente detecta algo de errado, melhor!! O Dr. google as vezes ajuda com coisas simples e com direcionamentos, mas é bom lembrar sempre que estamos tratando com uma vida e que ela depende do nosso cuidado e observação constante. Afinal de contas, não tem coisa pior do que ver seu melhor amigo sofrendo! Por isso é sempre importante manter um veterinário de confiança para qualquer eventualidade.

Abaixo tem um texto que explica a doença, seus sintomas e tratamentos.

Os cálculos urinários ou urólitos (pedras) ocorrem com freqüência em cães e gatos e se formam, normalmente, na bexiga e uretra. Os cálculos localizados dentro dos rins (pedra no rim) são bem mais raros. 

A formação do cálculo se dá a partir do aparecimento de cristais na urina. Esses cristais podem ter diversas composições (uratos, oxalato de cálcio, fosfato triplo, sílica e cistina). Por fatores ainda não totalmente conhecidos, os cristais começam a se agrupar formando o cálculo.
Além de uma predisposição (tendência) que alguns animais têm em formar os urólitos, existem fatores que contribuem para o aparecimento deles. Entre eles estão: infecções urinárias, deficiência de vitamina A, dieta alimentar e retenção de urina. Neste último caso, animais que não urinam dentro de casa devem ser levados para a rua pelo menos 3 vezes ao dia para que não retenham a urina por muitas horas.
A idade em que os cálculos aparecem com maior freqüência está entre 1 e 6 anos. É mais comum em machos.
Uma vez formado o cálculo, o animal pode apresentar um ou mais sinais clínicos. Os mais comuns são: sangue na urina, dificuldade de urinar (gotejamento de urina), não conseguir urinar (obstrução das vias urinárias), dor abdominal, apatia e falta de apetite.
O diagnóstico dos cálculos urinários pode ser feito pela simples palpação da bexiga (diagnóstico de cálculos grandes) e histórico do animal, mas é interessante proceder a exames complementares como ultra-sonografia, raio X e exame de urina.
O tratamento é cirúrgico, pois, normalmente, o cálculo é muito grande, há uma obstrução completa das vias urinárias (se o animal não consegue urinar) ou há uma grande quantidade de cálculos. Há raros casos em que o animal consegue expelir a pedra, mas isso demanda de tempo e muito sofrimento.
Após retirado, o cálculo deve ser analisado para se conhecer a sua composição. A partir daí, vai se instituir uma terapia para prevenção do aparecimento de novas pedras. O pH urinário deve ser ajustado (dependendo da composição do urólito), a dieta controlada e a ingestão de água deve ser estimulada para que sempre haja um grande fluxo de urina, evitando-se assim a chance dos cristais se unirem novamente. Antibióticos também são usados.
Os animais que já tiveram cálculos ou são predispostos ao seu aparecimento (apresentam cristais na urina) devem fazer o tratamento preventivo e serem monitorados através de exames de urina frequentes.
Cálculos urináriosFonte:http://www.portaldacinofilia.com.br

Comentários

  1. Olá, ja tive um gato com pedras, dizem que é da ração ou da própria genética, siamêses tem muito problema com isso. Está semana estou passando isso com outro siamês meu :(. Porém da outra vez eu curei o meu gato com uma receita que um amigo me ensinou eu dava glicerina medicinal com umas gotas de limão na seringa. 2ml 3 vezes ao dia, e foi assim que ele ficou bom é meio dificil de acreditar pq é uma coisa tão simples e barata e não faz mal nenhum. Só tive dificuldade de encontrar a glicerina medicinal que é aquela que pode ser ingerida precisa ser da medicinal agora estou administrando o mesmo remédinho pro outro gato e ja vi melhoras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi vc poderia me fornecer mas informações estou com muito medo de perder meu gatinho me ajude por favor.

      Excluir
  2. Meu e-mail joelma.silveira@gmail.com
    Para quem quiser saber mais informações sobre o remédio caseiro para pedra nos rins!

    ResponderExcluir
  3. Gente o meu caso é totalmente o oposto,e eu tentei encontrar a solução na internet mas não consegui. Achei um gatinho com que o tempo todo faz xixi,molha a caixinha dele toda molha os panos que coloco todo,tenho que trocar toda hora. Enquanto eu o amamento ele faz muito xixi,acho que isso não é normal! Não sei o que faze,onde moro é muito longe de veterinário e se eu for pegar condução com ele sei que vão me censurar! Alguém me ajude por favor!!!!

    ResponderExcluir
  4. Alguem mais usou esse tratamento?da glicerina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou não sei mas o que fazer duas noites que não durmo falei com uma vt amiga passou antibiótico antiflamatorio nada até agora de sarar não tenho dinheiro pra levar no vt me ajudem por favor

      Excluir
    2. Responder o que se nem me falaram o que é bom

      Excluir
  5. Boa tarde, este tratamento da glicerina serve tbm para caes?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Vou tentar conseguir glicerina porq eu tenho um gatinho de tres meses q ta com calculos so q eu levo no veterinario y o tratamento nao ta façendo efeito so to gastando dinheiro e nao tem soluçao

    ResponderExcluir
  7. Meu shitzu já operou 3 vêzes a bexiga, o calculo fica entalado na uretra e o sofrimento dele é grande. Li sobre a glicerina medicinal e vou tentar esse tratamento pois ele não vai sobreviver a mais uma cirurgia......

    ResponderExcluir
  8. Tem certeza que glicerina medicinal dá certo? Porque uma das indicações é não ingerir, estou procurando um monte de informações aqui pra não fazer algo errado.
    http://www.lifar.com.br/produto/medicamentos/glicerina-medicinal-lifar-100ml

    ResponderExcluir
  9. Onde acha essa Glicerina gente. Sera q funciona. ninguém mais testou?

    ResponderExcluir
  10. Também gostaria de saber se a glicerina medicinal resolve... Por favor, alguém que fez uso dela nos deem uma confirmação... Meu bb vive tendo problemas urinários... E sei que Chá de Quebra pedra ajuda a diminuir os cálculos e tbm impedir que eles se formem, já li até artigo científico sobre isso e os mesmos confirma o que estou dizendo... Dica minha : Dou 3 vezes por dia água na maior seringa da farmácia (acho que é 30ml se não me engano) com 4 gotas de vitamina C (compra em qualquer farmácia ela em líquido) A vitamina C acidifica a urina e impede formação de cristais de estruvita... Porém tem que saber qual o cálculo do seu animal (infelizmente eu não sei o do meu)=/ Quanto ao chá de quebra pedra, dê uma vez por dia, apenas uma pequena dose de 2 dedos da seringa, misturado com água... Pois ao dá-la em demasia ao gato ele pode vir a vomitar... Dê todo dia, durante 21 dias... Pois já li que tem que dar um tempo porque as vezes ela é tóxica ao animal... Enfim, mesmo fazendo tudo isso, meu gato da uma pequena mijada, ao contrário das gatas que mijam muito... Mas ele toma mais água que elas, pois eu forneço na boca dele (dica para dá agua : Coloque a seringa atrás do dentão dele, e vá bem devagarzinho apertando e deixando ele engolir ) outra dica, só dê uma seringa, pois já tentei dar duas e ele vomitou... No máximo, no máximo dê 1 seringa e meia... Mas basta uma seringa 3 x por dia... Enfim, gostaria de saber se a glicerina realmente ajuda... fica aqui registrado a minha contribuição !!!

    ResponderExcluir
  11. Oi gente! preciso de ajuda urgente. O meu cachorro já foi operado e quase morreu. Preciso de uma receita caseira para isso. Nao tenho mais coragem de levá.lo em clinicas. No aguardo.

    ResponderExcluir
  12. Nossa galera alguém mas testou essa receita da glicerina.

    ResponderExcluir
  13. Meu cachorro teve calculo a veterinária receitou Zelotril 1 comprimido a cada 24h por 7 dias. Vitamina C(de gente msm) 10 gotas 3x ao dia, durante 15 dias. A ração urinary da Royal Canin(por três meses). Deixo uns 5 potes de água espalhados pelo quintal p ela beber mais água e tenho que sair passear, pq ela segura mto a urina e o cocô.
    Evitar carne vermelha.
    Esse problema geralmente dá por conta da ração, infecção urinária ou qdo o cachorro segura muito o xixi.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como cuidar de gatos recem nascidos sem a mãe presente!

Não é fácil, vai implicar muita dedicação e disponibilidade, mas quem já o fez, sabe o quanto é gratificante e enriquecedor quando se consegue que alguns destes pequeninos animais se desenvolvem e transformem em lindos e saudáveis bichanos, prova viva de que é possível contrariar a crueldade e perversidade de alguns humanos (é verdade que por vezes acontece algum acidente com a gata mãe, mas infelizmente a experiência mostra-nos que a maior parte dos casos tem origem no abandono de ninhadas indesejáveis).



Se encontrou gatinhos órfãos com poucos dias de vida, a primeira coisa que deve fazer é tentar mantê-los quentes enquanto tenta contactar com um veterinário. Enrole os gatinhos em cobertores e coloque-os dentro de uma caixa ou cesto, onde possam estar bem acondicionados. Tenho cuidado para que eles não sufoquem: é necessário que a caixa não fique fechada e que o ar circule.Se o tempo estiver frio, pode ter que colocar uma botija de água quente por baixo dos cobertores, mas de forma a …

Gatos: como conseguem voltar para casa depois de sumir?

É triste demais quando um animal que vc criou com tanto carinho, desaparece! Até hj fica a dúvida! Será que alguém pegou? Será que ele morreu? Só sei que fica um vazio enorme dentro de casa e dentro da gente! É um membro querido da família que um dia não volta mais pra casa! O Biu, sumiu no dia 22 de abril, Sexta feira Santa! A busca sempre continua! Não tem uma vez que saio que não chamo por ele! Daí achei esse artigo do DR. Pet que me trouxe um pouquinho de esperança! Será que ele vai voltar algum  dia?
Revista Cães & Cia, n. 360, maio de 2009

A misteriosa volta  dos gatos para casa depois de um longo período de ausência tem algumas explicações. Saiba quais são 

Alguns comportamentos dos gatos intrigam muita gente. Um deles é a capacidade de voltar para casa depois de desaparecer por algum tempo, mesmo quando o felino nunca tinha percorrido antes os caminhos que podem conduzi-lo até a habitação. Esses retornos ocorrem, por exemplo, com gatos que saem para dar uma volta e desaparecem…