Nosso Aquário de Lebistes e Coridoras

O Lebiste “é um pequeno peixe de água fria que no estado selvagem atinge um comprimento, nas fêmeas, de 4 a 7,5 cm, e nos machos , de dois terços deste comprimento. As fêmas têm uma cor cizento escura , pouco atraente, tendo cada escama um rebordo escuro; os machos apresentam cores muito vivas e bastante diferentes entre si.
O Lebiste é um dos vários tipos de peixes que dão à luz crias vivas ( 0vovivíparos), o que o torna particularmente interessante. Muitos amadores de criação de peixes em aquários procuram reproduzir várias espécies de peixes de aquário, e acabaram por abondanar a todas em favor dos Lebistes, devido à sua beleza, adaptabilidade e outras qualidades.
Os Lebistes são peixes de superfície omnívoros. A boca virada para cima é uma prova evidente deste fato. Realizam tarefas muito importantes para o homem, comendo a forma lavar dos mosquitos, contribuindo assim, materialmente, para o nosso conforto.”
Atualmente a criação de Lebistes é difundida no mundo todo com o nome de Guppy.





Em um mundo com tantos peixes tropicais vistosos e multi-coloridos, pouco se fala sobre este verdadeiro tesouro do mundo aquático: a Coridora. Tidas por muitos como um simples peixe limpador, portanto o nome vulgar "limpa-fundo", as mais de 100 espécies que fazem parte do gênero Corydoras são muito mais do que isso. Seus hábitos e aparência únicos deveriam ser o suficiente para lhes garantir um lugar de destaque em nosso hobby, mas infelizmente não é isso que acontece. Por ser considerada um simples membro da "equipe da faxina", a pobre Coridora tem, na maioria das vezes, um status inferior e suas necessidades simplesmente ignoradas até mesmo pelo mais bem intencionado aquarista, sendo forçada a viver em aquários demasiadamente pequenos, com um substrato (material que cobre o fundo) inadequado e tendo que alimentar-se de restos de comida deixados pelos outros habitantes do aquário. Com esta matéria eu pretendo devolver à nossa amiguinha um pouco da glória e esplendor que ela já possui naturalmente, e quem sabe inspirar em nossos colegas aquaristas um novo respeito pela espécie.



Comentários

Postagens mais visitadas