A importância da triagem de adotantes


Muitas pessoas ao resgatar um animal, ou na pior das hipóteses, deixar o animal procriar (esterilize!), precisam procurar adotantes para os que não puderem ficar. Nesse caso, a divulgação é fundamental para o pedido de adoção chegar aos interessados em adotar, a forma de divulgar deve conter detalhes importantes para expor a situação, sensibilizar e estimular o possível adotante, mas principalmente, tomar cuidado para não expor o animal como um produto. Se você divulgá-lo como um produto, tentando listar vantagens, usar palavras como "legítimo", "escolha"..., chamará a atenção de "adotantes" que o tratarão igualmente como produto. Seja sincero e honesto com o animal. E seguindo essa linha de preocupação legítima pelo bem-estar, segurança e felicidade do animal, um passo importante na adoção é a análise e orientação dos interessados em adotá-lo. 
Não são todos que entram em contato que realmente são capazes para adotar um animal. E infelizmente, muitos outros sequer tem boas intenções. Analise muito bem todas as fontes que você tiver.
 
A orientação é muito importante, e essa não é responsabilidade de quem quer adotar. É responsabilidade de quem está procurando o adotante para o animal. Você precisa fazer cm que a pessoa pense muito bem sobre a adoção, pois ela deve ser muito bem planejada. Não queira apenas se desfazer do animal e entregá-lo para o primeiro que aparecer. É preciso lhe dar um destino seguro. Informe a pessoa sobre todas as responsabilidades que ela terá quando adotar um animal e a faça se questionar sobre situações futuras, como mudança, viagem, gravidez, doença... A pessoa tem que ter certeza que, quando isso ocorrer, o animal não virará um estorvo, um problema, ocasionando o abandono. Porque se for assim, a adoção não pode ser uma possibilidade, e o animal deve ter a chance de ser adotado por quem realmente o fará feliz para sempre.
 
Seguem abaixo perguntas que ajudam a pessoa a refletir antes de adotar. Essas perguntas podem ser utilizadas por todos que precisarem. Divulgue. Vamos diminuir a adoção IRRESPONSÁVEL que ocasionam as terríveis "devoluções".
 
 
1. Tenho certeza de que não estou adotando por impulso, só porque o animal ainda é filhote, por causa da raça ou porque meu filho(a) insistiu pra ganhar um?
 
2. Estou disposto a educá-lo, mesmo que ele não aprenda da 1ª vez, tendo paciência e respeitando seus limites, instintos e necessidades?
 
3. Um cão/gato pode viver aproximadamente 15 anos. Irei cuidar bem dele até seu último dia de vida?
 
4. Nunca passarei sua guarda para outra pessoa?
 
5. Sei que o animal late/mia, corre, pula nas pessoas, morde objetos, faz coco/xixi, solta pelo e fica doente precisando de cuidados?
 
6. Posso arcar com os custos extras: ração, vermifugação, vacinação e assistência veterinária?
 
7. Sei que caudectomia (corte do rabo) e conchectomia (corte de orelhas) é um crime contra a natureza e integridade física do animal e não o farei?
 
8. Estou adotando um cão de acordo com meu temperamento? Existem cães “rabugentos”, que não gostam de brincar, apesar de adorar um carinho; outros são hiperativos e o tutor precisa ter a mesma energia...
 
9. Costumo dar festas em casa? Se sim, tenho local adequado para deixar o animal, sabendo que ele pode se assustar e se estressar com o movimento, ser maltratado pelos convidados, e que a audição de cães é muito sensível, não suportando som alto, podendo causar transtorno, dor e lesões no aparelho auditivo?
 
10. Alguém da minha família apresenta sinais de alergia a pelos de animais?
 
11. Se já tenho outro animal em casa, há espaço para prevenir uma briga territorial e terei paciência para fazer a adaptação deles?
 
12. Se viajar, terei com quem deixar o animal, já que não posso simplesmente me “desfazer” dele ou deixá-lo sozinho?
 
13. Na minha casa, se alugada, o proprietário permite animais? (se for apartamento próprio, o condomínio não pode proibir animais) Caso mude de residência poderei levar o animal, mesmo que resolva ir para um apartamento ou vila?
 
14. Todos os moradores da casa respeitam animais e aceitaram a adoção sem problemas e restrições?
 
15. O quintal é cercado, não permitindo que o animal saia para rua? E poderá ficar solto no quintal, nunca preso em corrente ou cubículos?
 
16. No caso de alguém da família vir a engravidar, o animal continuará sendo tratado da mesma maneira?
 
17. O animal será imediatamente esterilizado (castrado) para evitar crias, o aumento do contingente de animais na cidade, doenças hormonais e DSTs? Caso ainda não seja castrado, tenho infra-estrutura para manter machos e fêmeas separados?
 
18. Se morar em apartamento, tenho janelas e sacadas teladas? (muito importante!)
 
19. Não terei que deixá-lo sozinho por longo período durante o dia? Ou pelo menos o animal possuirá companhia durante o dia, seja de um humano ou de outro animal (cão ou gato)?
 
20. Não estou querendo apenas um cão-de-guarda?
 
21. Estou disposto a  limpar cocô e xixi, levá-lo para passear, lhe dar comida nos horários certos, tratá-lo quando doente e lhe dispensar atenção e carinho?
 
22. Se tiver criança em casa, me responsabilizarei a ensiná-la que o animal não é um brinquedo, que sente dor e deve ser respeitado, evitando que ambos se machuquem?
 
23. Terei paciência no período de adaptação do animal ao novo ambiente, sabendo que ele poderá latir e chorar durante a noite, se mostrar arredio, necessitando atenção especial, principalmente os filhotes?
 
24. Continuarei o amando e respeitando quando ele estiver idoso, com doença crônica e/ou deficiência mental/física?
 
25. Tenho certeza de que não há nenhum tipo de veneno guardado em casa, e não utilizarei desses produtos, correndo o risco do animal encontrar e vir a ingerir? Ex: chumbinho.
 
26. Eu sou uma pessoa responsável, que gosta de animais, e acima de tudo, os respeita e protege?
 
Se você respondeu cada pergunta com sinceridade, tendo em vista que as respostas certas são deduzidas pelo simples senso, parabéns, você está apto para adotar um anjo especial!


Não adote simplesmente porque você quer um animal. 
Adote porque você quer salvar uma vida e ter mais um membro na família! -http://www.uniaolibertariaanimal.com/animais-domesticos/perguntas-antes-de-adotar
 
Por: União Libertária Animal - ULA!
 
Fonte: Notícia Animal

Comentários

Postagens mais visitadas