Pular para o conteúdo principal

Ensinando meu cachorro a parar de latir!

Tá aqui um post que eu realmente acho que pode ajudar muitas pessoas! Meu cachorro tinha esse problema, latia para visitas, latia quando eu chegava em casa, latia para outros cachorros que passavam na porta entre outras várias situações. É da natureza deles latirem, mas infelizmente nem todo mundo precisa aguentar! Então aos poucos fui ensinando e hj essa educação foi fundamental, pois ele mora em um estúdio de gravação e sabe perfeitamente entender os comandos e ficar quietinho quando precisa, só basta um olhar!
Por isso achei interessante postar, pois há solução! Achei esse texto super explicativo em um site que eu adoro e resolvi compartilhar com todos!

"Os latidos dos cachorros é um comportamento normal, deixa de ser normal quando os latidos são excessivos, que chegam a perturbar não só você, mas também os vizinhos que logo começam a reclamar.

Para evitar problemas maiores você deve educar, ou seja, ensinar o seu cachorro a parar de latir ou pelo menos fazer com que o cachorro diminua os latidos, ensinando-o a latir quando realmente for necessário. Há cachorros que latem até mesmo para a própria sombra, outros ficam latindo para o seu próprio rabo (tive um shitzu que ficava latindo para o rabo dele o tempo todo).

*Lembrando que latir é normal e saudável para o cão!

Ensinando o cachorro a parar de latir toda vez que a campainha tocar.

Toda vez que sua campainha toca o seu cãozinho se põe a latir incansavelmente, se você mora em casa os latidos são diários e quase que o dia todo, pois há crianças que adoram tocar a campainha e sair correndo, só para ver o cachorro latir, uma brincadeira inocente mas que fazem os cachorros loucos e os vizinhos também. Agora se você mora em apartamento a coisa piora porque todos os vizinhos irão reclamar dos latidos do seu cachorro, o que poderá até resultar numa confusão entre vizinhos.

Para mudar esse comportamento vou dar uma dica, fiz isso com a Meg e funcionou. Toque você mesmo a campainha casualmente e brinque com ele, quando ele não latir mais faça um agrado à ele, de alguns biscoitinhos próprios para cães, com isso ele irá diminuir os latidos toda vez que ele ouvir a campainha tocar.

Tenho uma amiga que tem um cachorro que detesta quando tocam a campainha, ele além de latir muito ficava nervoso chegando a rosnar e avançar em mim. Um dia antes de tocar a campainha da casa dela dei um biscoito por baixo da porta e depois toquei a campainha, pronto toda vez que eu chegava lá o danado ficava olhando se eu tocaria a campainha só para ganhar o biscoito. Resultado ganhei a confiança dele e ele nunca mais latiu para mim.

Cães que latem para ganhar atenção, como fazer ele parar de latir?

Assim como as crianças choram para ganhar atenção dos pais, os cachorros também latem para ganhar a atenção do seu dono, não importa a hora e o local, e os danados sempre conseguem o que querem. Não importa se você está tomando o seu café da manhã ou lendo o sua revista, eles não respeitam.

Quando o cachorro estiver latindo não irá adiantar nada se você começar a gritar com ele, dizendo: Bob fique quieto ou Bob pare de latir. Se você gritar com ele o cachorro entenderá que você está latindo de volta, rsrs.

Quando ele estiver latindo para chamar sua atenção “não de atenção para ele”, importante é que todos os membros da família faça o mesmo com o cachorro, afaste-se dele ou vire as costas para que ele entenda que não irá conseguir nada latindo.

Toda vez que ele latir para o nada e por nada, abaixe-se e diga sua palavra de comando por exemplo: shhh. Quando ele começar a entender que não pode latir em determinados momentos, faça um carinho nele e de um biscoitinho para ele ou jogue o brinquedo que ele mais gosta de brincar, isso é uma recompensa pelo bom comportamento do cachorro.

Como faço para meu cachorro parar de latir para minhas visitas?

Quando você recebe uma visita em casa e o seu querido cachorro começa a latir sem parar, chegando até rosnar e avançar nas visitas, além da visita ficar com medo e querer ir embora, você ficara até envergonhada.

Bom, primeiramente é normal os cachorros latirem para as visitas, porque eles não estão acostumados com determinada pessoa, eles também podem ter esse comportamento por medo, ou até mesmo por ciumes do seu dono, se o seu cachorro tem sempre esse comportamento, é ideal e seguro você procurar ajuda de um bom adestrador de cães. Será um grande desafio mudar o comportamento do cachorro diante das visitas.

1º Antes das visitas chegarem, tire o seu cachorro da sala, para que as visitas possam entrar na casa.

2º Explique a elas que você está ensinando o seu cachorro a parar de latir para as visitas e peça para eles o ajudem.

3º Depois de uns 20 minutinhos solte o cachorro e peça para que sua visita não dar atenção à ele, fingindo que ele não está no local, mas fique atento para que ele não tente avançar em ninguém.

4º De alguns petiscos à sua visita e peça para que deixe alguns petiscos ao redor dos pés.

5º Deixe o cachorro ir sozinho pegar os petiscos, faça isso com cada visita nova que visitar você, ele irá entender que a visita é também amigo dele.

Ideal iniciar esse adestramento com os membros da família, assim ele irá aprender a comportar-se com todos.

Observação: Fique atento quando o seu cachorro latir em horários que ele não costuma latir, pois o cachorro pode estar identificando algum perigo na casa, e ele se põe a latir a fim de chamar o dono para ver o que está acontecendo!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como cuidar de gatos recem nascidos sem a mãe presente!

Não é fácil, vai implicar muita dedicação e disponibilidade, mas quem já o fez, sabe o quanto é gratificante e enriquecedor quando se consegue que alguns destes pequeninos animais se desenvolvem e transformem em lindos e saudáveis bichanos, prova viva de que é possível contrariar a crueldade e perversidade de alguns humanos (é verdade que por vezes acontece algum acidente com a gata mãe, mas infelizmente a experiência mostra-nos que a maior parte dos casos tem origem no abandono de ninhadas indesejáveis).



Se encontrou gatinhos órfãos com poucos dias de vida, a primeira coisa que deve fazer é tentar mantê-los quentes enquanto tenta contactar com um veterinário. Enrole os gatinhos em cobertores e coloque-os dentro de uma caixa ou cesto, onde possam estar bem acondicionados. Tenho cuidado para que eles não sufoquem: é necessário que a caixa não fique fechada e que o ar circule.Se o tempo estiver frio, pode ter que colocar uma botija de água quente por baixo dos cobertores, mas de forma a …

Cálculos urinários em cães e gatos

Faz alguns meses que o Biu tem sofrido com cálculo renal e como sempre procuro bastante artigos sobre o assunto. Mas claro, é importante deixar claro que a minha curiosidade é grande, mas que não deixo de levá-los ao veterinário sempre que observo algum problema! Por isso é muito importante acompanhar seu animal de estimação e  prestar atenção no comportamento dele, porque quanto mais cedo a gente detecta algo de errado, melhor!! O Dr. google as vezes ajuda com coisas simples e com direcionamentos, mas é bom lembrar sempre que estamos tratando com uma vida e que ela depende do nosso cuidado e observação constante. Afinal de contas, não tem coisa pior do que ver seu melhor amigo sofrendo! Por isso é sempre importante manter um veterinário de confiança para qualquer eventualidade.

Abaixo tem um texto que explica a doença, seus sintomas e tratamentos.

Os cálculos urinários ou urólitos (pedras) ocorrem com freqüência em cães e gatos e se formam, normalmente, na bexiga e uretra. Os cálculos…

Gatos: como conseguem voltar para casa depois de sumir?

É triste demais quando um animal que vc criou com tanto carinho, desaparece! Até hj fica a dúvida! Será que alguém pegou? Será que ele morreu? Só sei que fica um vazio enorme dentro de casa e dentro da gente! É um membro querido da família que um dia não volta mais pra casa! O Biu, sumiu no dia 22 de abril, Sexta feira Santa! A busca sempre continua! Não tem uma vez que saio que não chamo por ele! Daí achei esse artigo do DR. Pet que me trouxe um pouquinho de esperança! Será que ele vai voltar algum  dia?
Revista Cães & Cia, n. 360, maio de 2009

A misteriosa volta  dos gatos para casa depois de um longo período de ausência tem algumas explicações. Saiba quais são 

Alguns comportamentos dos gatos intrigam muita gente. Um deles é a capacidade de voltar para casa depois de desaparecer por algum tempo, mesmo quando o felino nunca tinha percorrido antes os caminhos que podem conduzi-lo até a habitação. Esses retornos ocorrem, por exemplo, com gatos que saem para dar uma volta e desaparecem…