Dicas para dar banho em seus amigos em casa!

Adorei essa dica! Fazia alguns dias que estava pensando em começar a dar banho em casa mesmo! Pelo fato do Tevez ser grande dá uma preguiça! Mas acho que é mais pessoal e pra eles deve ser diferente e talvez mais confortável!

Se pudéssemos, levaríamos os nossos cães e gatos frequentemente ao pet shop para o banho. O ideal é que eles tomem banho pelo menos uma vez por semana, mas por conta da economia, falta de tempo e por não ter como transportá-los, algumas vezes pensamos na possibilidade em dar banho em casa mesmo. Mas como fazer isso com segurança?

Alguns cuidados são essenciais para não colocar em risco à saúde do animal. Tudo pode ser muito fácil ou extremamente difícil e cansativo, o que vai determinar o andamento e o bom resultado do banho é o temperamento do pet e a sua paciência com ele.
Antes de começar, a escolha do xampu deve ser feita de acordo com o pelo e tipo de animal, consulte o veterinário antes para fazer a escolha certa. Você vai precisar de:

Toalha, 
Xampu, Condicionador (para algumas raças específicas)Escova de dentes, Algodão, Escova ou pente para os pelos, Perfume spray (opcional).


  1. passo – Deixe todos os itens próximos a você e proteja o pet
    Coloque todos os itens em um local que o pet não consiga chegar muito perto facilmente, para não ocorrer o risco de derramar ou causar acidentes como escorregões. Limpe os ouvidos do pet com gazes ou algodão e depois proteja os ouvidos tampando com chumaços de algodão, para evitar otite. Como as orelhas dos pets são muitos sensíveis e pegam infecções em contato com a água, proteja-os bem, principalmente os cães.
  2. passo – Escovação
    Animais de pelo longo e liso devem ser escovados diariamente para que não acumulem nós, o que resulta em um comportamento inadequado para o banho se o cachorro, por exemplo, ficar irritado. Outra alternativa é tentar desembaraçar os pelos durante a aplicação do condicionador. Observe se o pelo do animal está caindo muito, pode ser sinal de alopecia.
  3. passo – Escolha do local e temperatura da água
    O lugar onde você pretende dar o banho deve ser favorável para você e para o pet, pode ser o quintal ou o banheiro. Se estiver frio é melhor dar o banho no banheiro. Atemperatura da água deve ser morna no inverno, e quase fria no verão.
  4. passo – O banho
    Inicie o banho pela região do rabo e vá subindo até a região da cabeça, tome cuidado para não entrar água nos ouvidos e não enxágue os olhos ou focinho. Passe o xampu no animal em movimentos circulares, repetindo a ordem do enxágue e devagar para não machucá-lo ou irritá-lo. Lave bem as patinhas do pet.
    Repita o procedimento da lavagem com xampu e aplique o condicionador da mesma forma. Para enxaguar, faça a remoção começando pela cabeça, tomando cuidado para não atingir os olhos. Com uma das mãos, vá removendo todo o produto garantindo que não fique resquícios na pelagem.
  5. passo – Secagem
    Primeiro passe uma toalha pelo corpo do animal para tirar o excesso. Como os animais não gostam muito do secador, talvez seja a parte mais difícil para finalizar o banho, por isso utilize uma temperatura morna e não aproxime muito para não queimá-los. No processo de secagem é recomendado utilizar a rasqueadeira (procure a indicada para o seu pet).
  6. passo – Finalização
    Algumas pessoas se aventuram a cortar as unhas do gato ou cachorro. Este procedimento é um pouco arriscado. Uma vez que o corte for feito errado, pode atingir os vasos sanguíneos causando dor e possíveis infecções. Se você tem prática ou teve orientação do veterinário, aproveite o momento e corte as pontinhas das unhas. Aproveite também para passar um perfume e colocar uma gravatinha nos meninos ou um lacinho nas meninas.Este momento também é oportuno para a aplicação de medicamentos e métodos contra pulgas e carrapatos. Consulte opções no nosso artigo.
Ah, não esqueça de limpar e guardar todos os itens utilizados no banho. Quem tomou banho foi o seu amigo, mas o responsável pela organização dos materiais é você!

Fonte: Pet Mag

Comentários

  1. Oi estou passando por aqui para te convidar para uma tag que publiquei no meu blog te espero lá bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mily, mande o link pra eu dar uma olhadinha lá!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas